Frank Kupper, da Vrije Universiteit Amsterdam, e Elizabeth Rasekoala, da African Gong, já confirmaram a sua presença no 10º Congresso SciComPt. Ambos aceitarem o desafio de se juntarem à comunidade portuguesa de profissionais de comunicação de ciência, de 11 a 13 de maio, nos Açores, para desacelerar e, sem receio de olhar para dentro, repensar novas formas de continuarmos a construir o futuro da comunicação de ciência em Portugal.

“Rethinking science communication: towards a practice of openness and reflexivity in uncertain times” é o tema que Frank Kupper trará para a discussão na primeira plenária do Congresso, agendada para o dia 12 de maio. No dia seguinte, o foco da conversa incidirá sobre “Science Communication in Lusophone Contexts: Transformational Perspectives on Internationalisation, Decolonisation and Partnerships” na segunda plenária liderada por Elizabeth Rasekoala.
Frank Kupper tem concentrado o seu trabalho numa melhor compreensão dos processos de interação e comunicação, inovação metodológica para o diálogo e o desenvolvimento de uma prática reflexiva para todos os atores na comunicação de ciência e envolvimento público. Tem contribuído para vários projetos internacionais, tais como VOICES, RRI TOOLS e CATALYST. É coordenador do projeto Europeu RETHINK, destinado a desenvolver novas formas de comunicação sobre a ciência para tornar as conversas públicas sobre a ciência mais inclusivas, reflexivas e adaptativas.
Elizabeth Rasekoala é Presidente da African Gong: a Rede Pan-Africana para a Popularização de Ciência, Tecnologia e Comunicação de Ciência. Tem desenvolvido trabalho na área da inovação e desenvolvimento transformador através do avanço da diversidade, inclusão sociocultural, questões de raça e igualdade de género, em comunicação de ciência e educação STEM. Foi também a primeira cientista africana a receber o Prémio Internacional de Comunicação de Ciência, tendo ainda sido distinguida com o Prémio Internacional NAT para a Comunicação Científica, conferido pelo Museu de Ciências Naturais de Barcelona, em 2010.
Não vai querer perder estas duas interessantes plenárias. Inscreva-se aqui e faça parte deste grande fórum de discussão em torno do que temos feito e agir no sentido de mudar, melhorar ou manter as nossas práticas. As inscrições estão abertas até 30 de abril e contemplam valores específicos para associados, estudantes e participantes dos PALOP.