Mais de 200 profissionais de comunicação de ciência estão reunidos em Bragança para participar no SciComPt 2023, organizado este ano pela Rede SciComPt, em parceria com o Centro Ciência Viva de Bragança, o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança.

foto 8

“Temos procurado descentralizar os locais de realização dos Congressos SciComPt: no ano passado estivemos na ilha de São Miguel, nos Açores, e este ano é com muito gosto que estamos presentes em Bragança”, destaca Vera Novais, a presidente da SciComPt. “A candidatura do Centro Ciência Viva de Bragança com o IPB faz-nos crer que o evento será um sucesso.”

Com o mote Transformar e através de um encontro transversal, transparente e transformador das práticas dos comunicadores de ciência, pretende-se encurtar as distâncias e quebrar as fronteiras artificiais entre as várias áreas do conhecimento, da comunicação e das artes. 

Esta edição integra na sua agenda seis oficinas de formaçãotrês sessões plenárias com Pedro José-Marcellino, Pampa García Molina e Lenna Cumberbatch, e dois painéis SciComPt sobre inteligência artificial e sobre a comunicação de ciência nos países africanos de língua portuguesa.

Para além das habituais Expo SciComPt, haverá apresentações de trabalhos orais sobre várias estratégias, formatos, ferramentas e metodologias de comunicação de ciência, equidade e inclusão, percursos e territórios, atividades e recursos para a educação formal e informal, comunicação de saúde, arte e ciência e desafios globais.

Nas sete mesas redondas vai discutir-se, entre outras coisas, financiamento, gestão de gabinetes de comunicação, organização de eventos, o papel das autarquias e das escolas e os desafios dos mestrados em comunicação de ciência.

“Recebemos cerca de 120 propostas de apresentações e outras sessões, o que é um bom sinal para uma comunidade que se quer ativa”, afirma Vera Novais, presidente da Rede SciComPt. “E devo destacar que as propostas eram de boa ou muito boa qualidade, o que só nos anima na realização deste congresso.”

Propõem-se ainda vários momentos de  confraternização entre participantes e um programa cultural que sugere a exploração dos vários espaços culturais da cidade durante os dias do congresso e no fim de semana.

Acompanhe tudo nas nossas redes sociais e partilhe tudo o que for acontecendo no Congresso, usando a hashtag #SciComPt2023.

Siga-nos no TwitterInstagramFacebook ou LinkedIn.

Bom congresso!