6.º Congresso SciComPT | 2018

Ciência: Aberta à Sociedade
Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência
10-12 Outubro, Figueira de Castelo Rodrigo 

No mundo progressivamente mais interligado e competitivo em que vivemos, em que a investigação e o conhecimento tecnológico se encontram em constante expansão, é crescente o número de oportunidades e a complexidade dos desafios que surgem diariamente.

Os grandes desafios do século XXI exigem a necessidade de integrar o conhecimento e a experiência de diferentes atores sociais, bem como a utilização de metodologias mais inovadoras, eficientes e abertas. Para além disso, torna-se fundamental impulsionar a literacia científica e tecnológica para que os cidadãos possam participar de forma mais ativa em processos de tomada de decisão de base científica.

Este último aspecto é particularmente relevante no contexto europeu, onde foi demonstrado que as atividades do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em instituições informais de educação científica, como museus ou centros de ciência, não são inclusivas: em geral, os participantes são provenientes da classe média mais abastada, de origens etnicamente dominantes e moram em áreas urbanas. Torna-se, portanto, vital elaborar estratégias para ligar a ciência ao nível local, regional, nacional, europeu e internacional, a fim de equalizar as oportunidades educativas para os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica ou contexto socioeconómico.

Qual o papel da Comunicação e Educação de Ciência na sociedade? Como podem os Comunicadores de Ciência contribuir para aproximar a ciência e as diferentes áreas da sociedade? Como é que a participação e a inclusão podem ser tratadas pela Comunicação de Ciência, e contribuir para a construção do conhecimento e de justiça social?

 

Datas importantes: 

– inscrição e submissão de propostas: 01 de Julho
– comunicação de resultados: 31 de Julho