SciComPt 2019 
Aveiro, 30-31 maio. 
Comunicação de Ciência e Inclusão(link na imagem)

 

Repetimos com frequência que a ciência é para todos e discutimos sobre as melhores formas de chegar a públicos de várias idades.

Mas para ser para todos não chega dizê-lo, é preciso que o outro queira e sinta que aquele espaço também é seu, que se pode apropriar do lugar, dos conteúdos, sentir-se próximo da acção e dos protagonistas. Quando se quer ter impacto, são mais importantes os grandes números ou os públicos menos evidentes? O que significa termos impacto no mundo? Estamos mesmo a ser para todos e todas? 

Durante o 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPt queremos discutir o tema da inclusão na Comunicação de Ciência e o papel da Comunicação e do Jornalismo de Ciência na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Mais informação em www.scicom2019.pt

Organização

 

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro


Rua dos Santos Mártires
3810-171 Aveiro
Portugal

www.fábrica.cienciaviva.ua.pt

Secretariado


Isabel Correia
phone: +351 234 427 053
email: scicompt2019@ua.pt

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Delicado 
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
Ana Godinho
(CERN)
Anabela Carvalho
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
António Calvo Roy
(associação espanhola de comunicação de ciência)
António Gomes da Costa
(Palais de la découverte / Cité des sciences et de l’industrie Universcience, Paris)
António Granado
(Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa FCSH Nova)
Carlota Simões
(Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)
Carlos Catalão
(Ciência Viva)
Cristina Palma Conceição
(Centro de Investigação e Estudos de  Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE IUL)
Isabel Correia
(Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro)
Joana Barros
(Associação Viver a Ciência)
Joana Lobo Antunes
(Universidade Nova de Lisboa)
José Vítor Malheiros
(free-lance)
Júlio Borlido Santos
(Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto)
Maria João Leão
(Maratona da Saúde)
Maria Manuela Lopes
(Artista Plástica)
Maria Vicente
(Plataforma de Ciência Aberta, Figueira de Castelo Rodrigo)
Marta Entradas
(ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
Pedro Pombo
(Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro)
Pedro Russo
(Leiden University)
Sílvia Castro
(CMU Carnegie Mellon Portugal Program)
Sílvio Mendes
(Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Isabel Correia (coordenadora)
Carmen Marques
Carolina Magalhães
Célia Filloux
Emanuel Santos
Joana Reis
Jorge Costa
Marta Condesso
Miguel Cardoso
Sofia Barata
Sofia Teixeira
Teresa Pereira

Local

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Criada em 1973, a Universidade de Aveiro rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A Universidade de Aveiro (UA) tem como missão criar conhecimento, expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação; Assumir um projeto de formação global do indivíduo, ser ator na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na inovação e no conhecimento científico e tecnológico.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

Como chegar 

DE CARRO

Quem vem de Norte pela auto-estrada A1, deve sair para Aveiro pela A25. Na A25 existem duas saídas para a cidade: Aveiro-Norte e, alguns quilómetros depois, Aveiro. Para quem se dirige para a Universidade de Aveiro a mais aconselhável é esta última.

Quem vem de Sul pela A1, deve sair em Aveiro-Sul/Águeda (saída 15) e seguir pela EN235 até ao campus.

DE COMBOIO

Aveiro está situada na principal linha ferroviária do país (Linha do Norte). Informações sobre os horários dos comboios estão disponíveis no site da CP – Comboios de Portugal . A estação de caminhos-de-ferro está assinalada no mapa. O percurso até ao campus pode ser feito pelos seguintes meios:

  • de autocarro (linha verde)
  • a pé (demora cerca de 20 minutos a percorrer)
  • de táxi (existe uma praça junto à estação)
  • de BUGA, a Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro

Clique aqui e veja como chegar à UA no mapa da cidade.

Apoios

Workshops

COMO ESCREVER UMA NOTÍCIA


Dinamizador: António Granado

Descrição: Neste workshop, os participantes serão convidados a escrever uma notícia, tendo por base um artigo científico recente. Aprenderão as bases da escrita de notícias e as regras de elaboração de títulos. É essencial fazer-se acompanhar de computador portátil.

Duração: 4 horas

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

António GranadoAntónio Granado é professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Foi jornalista profissional durante mais de 26 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência. Em Outubro de 1989, entrou como estagiário no jornal Público, onde fez grande parte da sua carreira profissional e onde foi, para além de jornalista, editor de ciência, sub-director, chefe de redacção e editor do Publico.pt, cargo que abandonou no final de Fevereiro de 2010. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014 foi editor multimédia na RTP.

COMO DINAMIZAR UM WORKSHOP MAKER


Dinamizador: Carolina Magalhães

Descrição: Exploração de como dinamizar um Workshop Maker, onde será possível criar, fazer, experimentar e construir pequenos projetos/protótipos, usando diversos materiais e manipulando tecnologias digitais e analógicas. Este workshop apresenta um ambiente STEAM, onde ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática se conjugam de forma divertida e inspiradora com momentos de criatividade, questionamento e pensamento crítico.

Duração: 3h

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Carolina MagalhãesCarolina Magalhães é coordenadora do Dóing Makerspace da Fábrica. Licenciada em Ensino de Física e Química a frequentar o Doutoramento em Divulgação e Ensino das Ciências na FCT da Universidade do Porto, desenvolve trabalho na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro desde 2016 na área da Comunicação de Ciência e coordena Projetos Educativos no âmbito do Serviço Educativo e relação com as escolas.

CONTAR CIÊNCIA TEM “HISTÓRIA”!


Dinamizador: Marta Condesso

Descrição: Nesta oficina, dinamizadora e participantes irão explorar algumas possibilidades de interligação texto/ ciência/ voz/ corpo, descobrindo o “contador de histórias – comunicador de ciência” que podem ser. A proposta é que se misturem momentos de narração com pequenos exercícios práticos, permitindo “tempos” para: assistir, arriscar fazer e conversar sobre métodos, práticas e resultados envolvidos em “horas do conto com ciência”.

Duração: 4h 

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Marta CondessoMarta Condesso é formada em línguas e literaturas modernas – Estudos Portugueses, tem a sorte de ler, encenar, contar, resumir, esticar, decorar, escrever, criar, dinamizar, enfim: trabalhar histórias… e receber salário por isso! A sério! 1º, como monitora de iniciação ao inglês (as palavras mais importantes do enredo iam sendo traduzidas e memorizadas, com divertidos exercícios); depois dinamizou “horas do conto” e sessões de leitura na livraria-café “O Navio de Espelhos”; e nos últimos 12 anos – e para os próximos 200, se o Centro quiser – integra a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, para desenvolver em equipa vários programas de comunicação de ciência, transmitindo conteúdo científico através da literatura, do conto, das palavras: lidas ou ditas, para audiências entre os 3 e os 103 anos, usando diferentes registos e ambientes. Trabalha numa tentativa permanente de melhor “contar, com ciência”, sempre. Até à rouquidão.

FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS EM CONTEXTO DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA [ESGOTADO]


Dinamizador: Sofia Barata

Descrição: O objetivo do workshop é discutir diferentes formas e ferramentas para a produção de conteúdos audiovisuais, em contexto de comunicação de ciência, considerando os diferentes meios disponíveis, profissionais ou amadores, e sua adaptação para atingir determinados fins. Com a democratização de meios, transformar conteúdos de laboratório ou mesmo de trabalho de campo em vídeos educativos ou de divulgação pode ser um desafio mais acessível. Numa primeira fase do workshop serão apresentados alguns exemplos de produção audiovisual para diferentes meios de comunicação e será pedida a partilha de experiências aos participantes. Numa segunda fase, tentaremos conciliar os meios disponíveis entre os presentes, para reunir condições de produzir um conteúdo em equipa.Cada participante deverá trazer câmara de vídeo, smartphone, computador portátil ou outro equipamento que queira usar na sessão.

Duração: 3h

Horário: das 15h00 às 18h00

Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Sofia BarataSofia Barata coordena os projetos multimédia da Fábrica. Trabalha em comunicação audiovisual desde 2000, tendo-se especializado entretanto em comunicação de ciência. Iniciou o seu percurso na RTP, como editora de vídeo mas no mesmo ano (2000) integrou a equipa fundadora da SIC Online. Em 2003, apresentou um programa de tecnologia na SIC Radical. Desde 2009, na Fábrica Centro Ciência Viva – Universidade de Aveiro, produz e realiza conteúdos de promoção de cultura científica e tecnológica para televisão, cinema e internet. Participou e coordenou workshops no Festival de Cinema de Avanca. Em 2017, com “DERIVA LITORAL”, foi distinguida com o prémio “Documentário de longa metragem” naquela que foi a primeira edição do Festival Internacional de Cinema “Paisagens”.

Programa científico

Faça download do programa site.

 

4ª FEIRA, 29 DE MAIO – PRÉ CONGRESSO

14:00 – 18:00 | Workshops. Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | E no mapa

14:00 – 18:00 | Como escrever uma notícia

14:00 – 17:00 | Como dinamizar um workshop maker

14:00 – 18:00 | Contar ciência tem “História”!

14:00 – 18:00 | Ferramentas audiovisuais em contexto de comunicação de ciência

19:00 | Receção de boas vindas. Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | E no ma

5ª FEIRA, 30 DE MAIO – CONGRESSO

08:30 – 09:30 | Registo dos participantes. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, átrio | A no mapa

09:30 – 10:00 | Sessão de abertura do congresso. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Auditório Renato Araújo | A no mapa

10:00 – 11:00 | Mesa Redonda. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Auditório Renato Araújo | A no mapa

ENCONTRO IBÉRICO DE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO DE CIÊNCIA
Vera Novais, Observador
Javier Armentia, Planetário de Pamplona, Espanha
Júlio Borlido Santos, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – I3S 

11:00 – 11:10 | Coffee-break. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, átrio| A no mapa

11:10 – 11:35 | Sessão de pósteres. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Sala de Traduções | A no mapa

11:35 – 12:50 | Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro

COMUNICAÇÕES ORAIS

. Auditório Renato Araújo | A no mapa
Moderador: Pedro Russo, Leiden University

11:35 – 11:50 | CO1a
ERA UMA VEZ EM ODEMIRA – UM PROJECTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
António Quaresma, Catarina Santos, Jorge Vilhena, Rita Balbino
Tic Tac Associação para a promoção dos tempos livres das crianças e jovens

11:50 – 12:05 | CO2a
COMUNICAR CIÊNCIA EM INCLUSÃO SOCIAL NUMA COMUNIDADE DE RECLUSOS
Carmen Marques Arqueiro; Pedro Pombo
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro – Universidade de Aveiro

12:05 – 12:20 | CO3a
MAGIA MATEMÁTICA – UMA ACTIVIDADE INCLUSIVA!
Ana Rute Domingos
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

12:20 – 12:35 | CO4a
ESCOLA ABERTA EM FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA E CIDADANIA ATIVA DE COMUNIDADES LOCAIS
Maria Inês Vicente, Ana Isabel Faustino, Paulo Jorge Lourenço, Ana Peso, José Varela, Carlos Martins, Filipe Pinto, Pedro Russo
Plataforma de Ciência Aberta

12:35 – 12:50 | CO5a
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS CENTROS DE CIÊNCIAS: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AO SERVIÇO DE UMA CULTURA PARA A INCLUSÃO
João Paulo Constância, André Ruela, Carolina Ferraz, Rita Patarra, Susana Cabral, Vera Gouveia
Expolab- Centro Ciência Viva

 Sala de Atos Académicos | A no mapa
Moderador: João Gaspar, Rede SciComPT

11:35 – 11:50 | CO1b
ARTIGOS CIENTÍFICOS CONSEGUEM AGITAR AS REDES SOCIAIS?
Miguel Costa Leal, Lionel Dabbadie
Scite – Science Communication

11:50 – 12:05 | CO2b
A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE VÍDEOS CIENTÍFICOS NO NOVO PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
José Azevedo, Ivone Neiva Santos, Susana Neves
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

12:05 – 12:20 | CO3b
WORKING TOWARDS INTEGRATING MULTIMEDIA SPECIALISTS IN AN INSTITUTIONAL SCICOM OFFICE
Liad Hollender, Alexandre Azinheira, Catarina Ramos
Champalimaud Centre for the Unknown

12:20 – 12:35 | CO4b
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL EM PÓSTERES CIENTÍFICOS
Luis Morgado, Joana Lobo Antunes, Filipe Luz.
ITQB NOVA

12:35 – 12:50 | CO5b
SIGN GRÁFICO E OS CIENTISTAS: ESTUDO DOS “GRAPHICAL ABSTRACTS” NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DO I3S
Costa A.C., Costa E.
i3S, FBAUP

 . Sala do Senado | A no mapa
Moderador: Joana Barros, Associação Viver a Ciência

 11:35 – 11:50 | CO1c
(RE)CONHECE AS PLANTAS VENENOSAS PRESENTES NO SEU DIA-A-DIA? – ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PLANTAS TÓXICAS QUE DIFERENTES PÚBLICOS CONSEGUEM IDENTIFICAR NO SEU QUOTIDIANO
Natacha Catarina Perpétuo1, António Pereira Coutinho1, Maria da Graça Campos2, Paulo Renato Trincão1,3
1CFE – Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra, 2 Centro de Química de Coimbra, 3Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra

11:50 – 12:05 | CO2c
TABELA PERIÓDICA EM CROCHÉ, UMA GRANDE IDEIA. LITERALMENTE!
Clara Costa Oliveira1, Paula, R. Nogueira2, Hugo Direito Dias 3, Isabel Luísa Cruz 4Alexandra Nobre5
1STOL-Science Through Our Lives, CEHUM, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2STOL-Science Through Our Lives, Centro de Física (CFisUC), Universidade de Coimbra, 3Colégio D Pedro V, 4STOL-Science Through Our Lives, 5STOL-Science Through Our Lives, Dep. Biologia, Escola de Ciências , Universidade do Minho

12:05 – 12:20 | CO3c
SCIENCE IN THE SUPERMARKET: A RESEARCHER-LED PROJECT
Catarina Vicente
Universidade de Oxford

12:20 – 12:35 | CO4c
LIVROS QUE NOS FAZEM CRESCER – COMUNICAR OS ODS PARA ALUNOS DO 1º CICLO
Joana Cabral Oliveira, Helena Freitas
Universidade de Coimbra

12:35 – 12:50 | CO5c
O “DIA DA CELEBRAÇÃO DOS FUNGOS” — COMUNICAR A IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS A PÚBLICOS DIVERSOS
Susana C. Gonçalves, M. Teresa Gonçalves, Miguel Ferreira, Joana Cabral-Oliveira, António C. Gouveia, Helena Freitas
Centre For Functional Ecology – Science for People & The Planet

12:50 – 14:45 | Almoço. Refeitório do Crasto da Universidade de Aveiro | D no mapa

14:45 – 16:00 | Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro

COMUNICAÇÕES ORAIS

Auditório Renato Araújo | A no mapa
Moderador: Júlio Borlido Santos, i3s

14:45 – 15:00 | CO6a
NARRATIVA & CIÊNCIA: PRÁTICAS INOVADORAS DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
Marta Condesso1, Teresa Pereira1, Ricardo Neves2, Pedro Pombo1,3
1Fábrica Centro Ciência Viva – Universidade de Aveiro, 2Centro de Neurociências e Biologia Celular – Universidade de Coimbra, 3Departamento de Física – Universidade de Aveiro

15:00 – 15:15 | CO7a
PROJETO ‘DAR CORPO ÀS MEMÓRIAS’: UMA EXPERIÊNCIA DE CIÊNCIA & ARTE PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Ana Matias 1,2, Paulo Nuno Vicente3, Ana Lúcia Mena2
1CIMA – Universidade do Algarve, 2Instituto Gulbenkian de Ciência, 3iNOVA Media Lab – Universidade Nova de Lisboa

15:15 – 15:30 | CO8a
BRAIN BUSKERS – CIÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS
Ana Teresa Viegas, Sara Amaral
CNC – Center for Neuroscience and Cell Biology

15:30 – 15:45 | CO9a
ASTRONOMIA NA CULTURA: PARCERIAS COM ESCOLAS DE ARTES E AGENTES CULTURAIS
Sérgio Pereira, Paulo Pereira, João Retrê, Filipe Pires
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

15:45 – 16:00 | CO10a
MUSIC & SCIENCE FOR ALL
Figueiredo D., Rodrigues A.J.
Universidade de Aveiro

 . Sala de Atos Académicos | A no mapa
Moderador: Pedro Pombo, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | Universidade de Aveiro

14:45 – 15:00 | CO6b
DIALOGAR ATRAVÉS DAS CONCHAS: O CONVÍVIO INFORMAL COM O PÚBLICO E O COLECIONISMO AMADOR NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
André Breves, Pedro Casaleiro
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

15:00 – 15:15 | CO7b
HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA E ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE EM TAREFAS TAXONÓMICAS E DE DIGITALIZAÇÃO
Luis Filipe Lopes, Leonor Venceslau, Luís da Costa
Instituto de Higiene e Medicina Tropical – UNL

15:15 – 15:30 | CO8b
UM HEMISPHERIUM VIAJANTE PARA LEVAR CIÊNCIA A TODOS
Dário Fonseca, Aurora Moreira, Catarina Schreck Reis, Paulo Trincão
Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

15:30 – 15:45 | CO9b
EXPLORA FORA – EXPOSIÇÕES FORA DE PORTAS
Sara Gaspar1, Paulo Renato Trincão1,2, Catarina Schreck Reis1,3, Aurora Moreira1,3, Estefânia da Cruz Lopes1,4,
1Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra2Centro de Geociências, Universidade de Coimbra, 3Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, 4Instituto de Ciências da Terra, Universidade do Porto

15:45 – 16:00 | CO10b
ESTRELAS DE BOLSO – UM ALMANAQUE ASTRONÓMICO DESCOMPLICADO
Pedro Garcia, Jorge Grave
Observatório Astronómico de Santana – Açores

 . Sala do Senado | A no mapa
Moderador: Sílvio Mendes, Ciências ULisboa

14:45 – 15:00 | CO6c
MAKERSPACE: COMUNICAR STEAM DE FORMA COLABORATIVA E INCLUSIVA
Carolina Magalhães, Sandra Granja, Pedro Pombo
Fábrica Centro Ciência Viva – Universidade de Aveiro

15:00 – 15:15 | CO7c
ESTÁGIOS CIENTÍFICOS PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PROMOVIDOS PELO IEC EM INSTITUTOS DE INVESTIGAÇÃO
Ana Santos-Carvalho, Nuno Santos, Richard Marques, Arsélio Carvalho
Instituto de Educação e Cidadania IEC & CNC, Universidade de Coimbra

15:15 – 15:30 | CO9c
LABORATÓRIO ABERTO DE BIOLOGIA E SAÚDE
Nuno Ribeiro, Rita Coelho, Cláudia Moreira, Jéssica Costa, Ângela Moreira, Luís Cirnes
Ipatimup/i3S

15:30 – 15:45 | CO10c
PACCTO – PLANO DE AÇÃO PARA A CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Bruno Pacheco
Direção Regional da Ciência e Tecnologia

16:00 – 16:10 | Coffee-break. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, átrio | A no mapa

16:10 – 16:50 | Sessão de pósteres. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Sala de Traduções | A no mapa

16:50 – 18:20| Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro

COMUNICAÇÕES ORAIS

. Auditório Renato Araújo | A no mapa
Moderador: Maria Vicente, Plataforma de Ciência Aberta | Figueira de Castelo Rodrigo

16:50 – 17:05 | CO11a
COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA: MODELOS E ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE DE PROGRAMAS DE INCLUSÃO
Pedro Pombo
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro – Universidade de Aveiro

17:05 – 17:20 | CO12a
CONFERÊNCIAS CIENTISTAS EM TOURNÉE – PRÉMIOS MARATONA DA SAÚDE EM INVESTIGAÇÃO BIOMÉDICA
Sofia Rodrigues, Maria João Leão
Maratona da Saúde Associação

17:20 – 17:35 | CO13a
ICATE: UM PROGRAMA EDUCACIONAL QUE GERMINA NUMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Ana Santos-Carvalho1,2, Angélica Carvalho1,3,Inês Cravo Roxo1,2, Patrícia Lourenço1,4, Paulo Ferreira1, Richard Marques 1,5, Rui Soares 1,6,Susana Alarico1,2, Sónia Ferreira1,8
1Association for World Innovation in Science and Health Education (AWISHE), 2Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra (CNC-UC), 3Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, 4 ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Universidade de Évora, 5Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH), 6Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO), Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), 7Universidade de Aveiro, 8 Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro (CHBV)

17:35 – 17:50 | CO14a
BIOESCOLA – VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS VALORES NATURAIS EM CONTEXTO ESCOLAR
Pedro Sá, Milene Matos, Ernesto Gonçalves, Luís Cunha, Manuel Nunes
Municipio de Lousada

17:50 – 18:05 | CO15a
O ENSINO EXPERIMENTAL DO IEC PROMOVE A IGUALDADE E NA APRENDIZAGEM
Ana Santos-Carvalho, Nuno Santos, Richard Marques, Alexandra Oliveira, Fernando Espadilha, Maria Inês Costa, Arsélio Carvalho
Instituto de Educação e Cidadania IEC & CNC, Universidade de Coimbra

18:05 – 18:20|CO16a
O CÔA NA ESCOLA: MAIS DE UMA DÉCADA DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA JUNTO DA COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA NOVA DE FOZ CÔA
António Batarda Fernandes, Marta Mendes, Rosa Jardim, Liliana Brás
Fundação Côa Parque

 . Sala de Atos Académicos | A no mapa
Moderador: Sílvia Castro, CMU Carnegie Mellon Portugal Program

16:50 – 17:05 | CO11b
KIT EDUMAR – UM RECURSO EDUCATIVO COM APLICAÇÃO NA CIÊNCIA CIDADÃ
António José Monteiro1, Cristina Luís1, 2, 3, Alexandra Cartaxana1, Diana Boaventura4, 5, Ana Teresa Neves4, Jaime Santos4, Paula Colares Pereira4, Filomena Caldeira4
1Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Universidade de Lisboa, 2Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 3Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIES-IUL, 4Centro de Investigação e Estudos João de Deus, Escola Superior de Educação João de Deus, 5MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

17:05 – 17:20 | CO12b
PLATAFORMA DE CIÊNCIA-CIDADÃ INVASORAS.PT – ESTAMOS A CONSEGUIR CHEGAR A PÚBLICOS DIFERENTES?
Marchante E., Morais M.C., Palhas J., López-Núñez F.A., Duarte L., Marchante H.
Centre for Functional Ecology – Science for people and the planet

17:20 – 17:35 | CO13b
O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NUM PROJETO DE CIÊNCIA CIDADÃ: O CASO NATURA +
Sofia da Silva Oliveira, Joana Pereira, Paulo Santos, Ruth Pereira
CIIMAR – Centro de Investigação Marinha e Ambiental

17:35 – 17:50 | CO14b
COMUNICAR O MAR NUMA ILHA (COM 15 MIL HABITANTES E NUM ARQUIPÉLAGO COM 9 ILHAS!) – AS VANTAGENS E OS DESAFIOS!
Carla Dâmaso, Aurora Ribeiro, Maria Joana Cruz, Marinha Cascon
Observatório do Mar dos Açores

17:50 – 18:05 | CO15b
DEFATTING FOR A BETTER LIFE – A PARTICIPATORY RESEARCH APPROACH TO COMMUNICATE METABOLIC DISORDERS
Alemany-Pagè, Mireia; Ramalho-Santos, João; Azul, Anabela Marisa
Center for Neuroscience and Cell Biology (CNC)

18:05 – 18:20 | CO16b
O QUE É E PARA QUE SERVE A NITROCIDADANIA?
Maria Amélia Martins-Loução, Cristina Branquinho, Helena Serrano, Alexandra Oliveira, Inês Reis Santos, Marta Santos, Pedro Pinho
cE3c- Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes – FCUL

. Sala do Senado | A no mapa
Moderador: António Granado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

16:50 – 17:05 | CO11c
ESCREVER OU NÃO ESCREVER, EIS A QUESTÃO: PERSPETIVAS DOS INVESTIGADORES SOBRE A COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA NUM JORNAL REGIONAL
Maria Helena Araújo e Sá, Susana Ambrósio, Cecília Guerra
CIDTFF – Universidade de Aveiro

17:05 – 17:20 | CO12c
O IMPACTO DO PROJECTO “CIÊNCIA NA IMPRENSA REGIONAL – CIÊNCIA VIVA”
António Piedade
Universidade de Coimbra

17:20 – 17:35 | CO13c
AQUATED: HISTÓRIAS DIGITAIS SOBRE AQUA CULTURAS
Sara Barrento, Eknarin Rodcharoen, Chutima Tantikitti
Swansea University

17:35 – 17:50 | CO14c
PSEUDOCIÊNCIA NA INTERNET – A PROLIEFERAÇÃO DOS MITOS “DETOX”
Daniel Ribeiro1, Elaine Rabello2
1Proaction Lab, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
2 Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

17:50 – 18:05 | CO15c
PERCEPÇÃO DE CIDADÃOS BRASILEIROS SOBRE IMPACTOS E BENEFÍCIOS DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE.
Guilherme Tonial Neves, Isabelle Azevedo Borges, João Vitor Furtado Silva, Lorena Pereira Batista, Pedro Henrique Tavares, Fabiana Hasegawa Teixeixa, Otávio Marques Benites, Nathalia Gonzales, Marcos André Teixeira Dias, Liliam Silvia Candido
Universidade Federal da Grande Dourados

18:05 – 18:20 | CO16c
LA DIFÍCIL TAREA DE COMUNICAR SIN TOMAR PARTIDO. EL EJEMPLO CONCISE, UNA CONSULTA CIUDADANA SOBRE ASUNTOS POLÉMICOS
Óscar Menéndez, Ana Delicado, Edurne Gaston
Asociación Española de Comunicación Cientifica (AECC)

18:20 – 20:30 | Programa Social.  Ponto de encontro: Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro| A no mapa

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | E no mapa
Passeio de moliceiro | F no mapa

20:30 – 24:00 | Jantar do Congresso. Hotel Melià | G no mapa

6ª FEIRA, 31 DE MAIO

09:00 – 10:00| Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro e Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

SESSÕES COMPLETAS

. Sala de Atos Académicos | A no mapa

09:00 – 10:00 | SI1a
Moderador: João Cruz, Congento
Sessão inversa: INVESTIGAÇÃO ANIMAL: UMA PERSPETIVA DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA NA EUROPA
Ana Barros1, Ana Mena2, Catarina Ramos3, Magda Carlos4
1European Animal Research Association, 2Instituto Gulbenkian de Ciência, 3Fundação Champalimaud, 4Escola de Medicina/Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho

 Sala do Senado | A no mapa

 09:00 – 10:00 | SI1b
Moderador: Vera Novais, Observador
Sessão inversa: SPEED DATING COM JORNALISTAS
Teresa Firmino1, Sara Sá2, Ricardo Conceição3, Miriam Alves4
1Público, 2Visão, 3Observador, 4SIC

. Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento | B no mapa

09:00 – 10:00 | SI1c
Moderador: Ana Rute Domingos, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Sessão inversa: MATEMÁTICA INCLUSIVA: REALIDADE OU FICÇÃO?
Maria Manuel Torres1, Lina Velez2, Eunice Ferreira3, Maria João Correia4
1Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2Escola Secundária José Gomes Ferreira, 3Escola Básica e Secundária de Ourém, 4Agrupamento de Escolas da Tábua

 10:05 – 11:05 | Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro e Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

SESSÕES COMPLETAS

. Sala de Atos Académicos | A no mapa

10:05 – 11:05 | SI2a
Moderador: Ana Lúcia Mena, Instituto Gulbenkian de Ciência
Sessão inversa: DIAS ABERTOS: UM FORMATO DATADO OU AINDA ATUAL?
Ana Lúcia Mena1, Catarina Ramos2, Maria Serrano Correia3, Júlio Borlido Santos4
1Instituto Gulbenkian de Ciência, 2Champalimaud Research – Fundação Champalimaud, 3CEDOC-Centro de Estudos de Doenças Crónicas, 4Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – I3S

 . Sala do Senado | A no mapa

10:05 – 11:05 | P1
Moderador: João Cardoso, CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra
Painel: COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA: COMO CHEGÁMOS AQUI?
Vera Novais1, Maria João Leão2, Sara Amaral3, Gil Costa4.
1Observador, 2Maratona da Saúde, 3 CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, 4Fundação Calouste Gulbenkian

 . Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento | B no mapa

10:05 – 11:05 | SI2b
Moderador: Miguel Ferreira, Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra
Sessão Inversa: LUZES, CÂMARA, INVESTIGAÇÃO: O AUDIOVISUAL NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA EM PORTUGAL
Liliana Oliveira1, Pedro Henriques1, José Azevedo2, Marta Costa3
1Universidade de Aveiro, 2Universidade do Porto,
3
Projeto Especial Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra

11:10 – 11:20 | Coffee-break. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, átrio | A no mapa

11:20 – 11:45 | Sessão de pósteres. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Sala de Traduções| A no mapa

11:45 – 12:45 | SciCom Market Place. Átrio do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico | C no mapa

12:45 – 14:30 | Almoço. Refeitório do Crasto da Universidade de Aveiro | D no mapa

14:30 – 15:30 | Sessão Plenária. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Auditório Renato Araújo| A no mapa

SER INCLUSIVO: ENTRE O PATERNALISMO E O DESEJO DE PARTILHAR | BEING INCLUSIVE: BETWEEN PATERNALISM AND THE DESIRE TO SHARE
Maria Vlachou, Consultora em Gestão e Comunicação Cultural, Directora Executiva da associação Acesso Cultura

15:30 – 16:30 | Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro

COMUNICAÇÕES ORAIS

. Auditório Renato Araújo | A no mapa
Moderador: Pedro Pombo, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | Universidade de Aveiro

15:30 – 15:45 | CO17a
DESAFIOS NO FACEBOOK DO MUSEU: COMUNICAR PARA APRENDER E ENSINAR SOBRE OBJETOS DE CIÊNCIA
Ana Cristina Tavares, José Cid Gomes, Ana Cristina Rufino
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

15:45 – 16:00 | CO18a
INSTITUTIONAL PUBLIC ENGAGEMENT “MORE-PE MOBILISATION OF RESOURCES FOR PUBLIC ENGAGEMENT”
Marta Entradas et. al
ISCTE-IUL

16:00 – 16:15 | CO19a
A LITTLE KNOWLEDGE IS A DANGEROUS THING: EXCESS CONFIDENCE EXPLAINS NEGATIVE ATTITUDES TOWARDS SCIENCE
Frederico Francisco, Joana Gonçalves-Sá
Nova SBE

16:15 – 16:30 | CO20a
COMUNICAÇÃO PARA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS E DIREÇÕES A SEGUIR
Anabela Carvalho
Universidade do Minho

SESSÕES COMPLETAS

. Sala de Atos Académicos | A no mapa

15:30 – 16:30 | SI3a
Moderador: Sílvio Mendes, Ciências ULisboa
Sessão Inversa: DEZ ANOS DE FAMELAB EM PORTUGAL – DO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO A TODOS OS DISTRITOS DO PAÍS
Fátima Dias1, Emanuel Carvalho1, Carlos Catalão2, Marta Santos3, Maria Serrano4
1British Council, 2Ciência Viva, 3cE3c / Ciências ULisboa, 4NMS|FCM-UNL

. Sala do Senado | A no mapa

15:30 – 16:30 | P2
Moderador: Catarina Ramos, Fundação Champalimaud
Painel: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA VISTAS DE DENTRO
Inês Domingues1, Sara Amaral2, Júlio Borlido3
1Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), 2Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC),
3
Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

 16:30 – 16:40 | Coffee-break. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, átrio | A no mapa

16:40 – 17:20 | Sessão de pósteres. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Sala de Traduções| A no mapa

17:20 – 18:20 | Sessões Paralelas. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro

COMUNICAÇÕES ORAIS

Auditório Renato Araújo | A no mapa
Moderador: Maria João Leão, Maratona da Saúde

17:20 – 17:35 | CO21a
DO ARTEFATO AO QUÂNTICO: A EVOLUÇÃO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E A COMUNICAÇÃO DE SUA REVISÃO NO BRASIL
Aline Coelho, Décio Ruivo Martins, Carlos Fiolhais
Universidade de Coimbra / Inmetro

17:35 – 17:50 | CO22a
PLATAFORMAS DIGITAIS AO SERVIÇO DA HISTÓRIA DAS NAVEGAÇÕES
Carlota Simões
Universidade de Coimbra

17:50 – 18:05 | CO24a
MAKING YOUR VISITOR INVOLVED! ALIGNING THE PARTICIPATION OF VISITORS OF SCIENCE CENTERS WITH SCIENCE COMMUNICATION GOALS
Fatemeh Bashashi Saghezchi1, Marlene Amorim1, Maria João Rosa1, Pedro Pombo2
1Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro,2Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro

. Sala de Atos Académicos | A no mapa
Moderador: Anabela Carvalho, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

17:20 – 17:35 | CO21b
VISITAS ACESSÍVEIS: UM PARADOXO FÉRTIL
Fátima Alves
Locus Acesso

17:35 – 17:50 | CO22b
UM AQUÁRIO INCLUSIVO PARA SURDOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Rita Baptista

17:50 – 18:05 | CO23b
LABORATÓRIOS DE CIDADANIA CIENTÍFICA: FERRAMENTAS PARA A INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Maria Inês Vicente1, Paulo Jorge Lourenço1, Ana Peso1, Ana Isabel Faustino1, José Varela1, Carlos Martins1, Filipe Pinto1,Pedro Russo1,2
1Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo – Universidade de Leiden; 2Universidade de Leiden

. Sala do Senado | A no mapa
Moderador: José Vítor Malheiros, Consultor

17:20 – 17:35 | CO21c
QUEM SÃO OS CÉPTICOS EM PORTUGAL?
Diana Barbosa
COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa

17:35 – 17:50 | CO22c
A VOZ AOS INVESTIGADORES: QUE FORMAÇÃO PRECISAM E QUE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA QUEREM FAZER?
Elsa Costa e Silva, Sandra Pinto
Universidade do Minho | CECS

17:50 – 18:05 | CO23c
MOTIVAÇÕES E CONSTRANGIMENTOS DOS CIENTISTAS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA. A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA NAS SUAS PERCEÇÕES.
Liliana Oliveira, Pedro Henriques, Vítor Teixeira
Universidade de Aveiro

18:05 – 18:20 | CO24c
COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA: OBSTÁCULOS À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA ENTRE A ACADEMIA E A INDÚSTRIA – O CASO EMADES
Carla Sousa, Anabela Gradim
LabCom. IFP- Comunicação, Filosofia e Humanidades, Universidade da Beira Interior

 18:20 – 18:35 | Sessão de encerramento do congresso. Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Auditório Renato Araújo | A no mapa

pa

PO_01Sandra Cristina Almeida PaivaDepartment of Biology/Centre of Molecular and Environmental Biology, School of Sciences, University of MinhoYeast as a Biotechnological factory
PO_02Daniela FigueiredoUniversidade de Aveiro | Dep. Biologia & CESAMCitizen Science as a tool for transversal awareness and inclusion in Society / A Ciência Cidadã como ferramenta de inclusão e sensibilização transversal na Sociedade
PO_03PubhD CoimbraN/A1 ano e meio de PubhD Coimbra
PO_04Bárbara TeixeiraN/ADesafio de Biomimestismo: a Ciência como atividade de ocupação de tempos livres
PO_05Miguel Filipe Leite FerreiraCentre for Functional Ecology da Universidade de CoimbraComunicação audiovisual de ciência: o “video abstract” em Ecologia
PO_06Sónia Isabel Almeida CostaObservatório Oceânico da Madeira/MAREA perceção de madeirenses face à Ciência e Tecnologia
PO_07Joaquim L FariaFaculdade de Engenharia da Universidade do PortoComunicação de Ciência para Audiências Não Especializadas
PO_08Maria F. PachecoInstituto Politécnico de BragançaSMiLD – Focus on Students with Mathematics Learning Disabilities
PO_09Dora Luísa Bispo RoloFórmula da CapoGulliver nas ilhas dos microrganismos
PO_10Ana Cachide Praça PedrosoFaculdade de Ciências da Universidade do Porto, IFIMUP-IN; Agrupamento de Escolas de São Pedro da CovaCiência Para Todos: Um Projeto Inclusivo na Divulgação da Física
PO_11Ana DelicadoInstituto de Ciências Sociais ULisboaCONCISE Papel da comunicação na perceção e crenças dos cidadãos europeus sobre ciência
PO_12Sara Margarida Correia Cabral FurtadoObservatório Microbiano dos AçoresO OMIC em Viagem – Açores
PO_13Edite FernandesCCVFloresta (Centro Ciência Viva da Floresta)CHARCOcomSOL2 – Charco movido a Energia Solar (Fotossintética e Fotovoltaica)
PO_14Ana Raquel SimõesUniversidade de AveiroCadernos do LALE: como comunicar Ciência em educação em línguas
PO_15Vanda SantosUniversidade de Aveiro – CIDTFFWeb Geometry Laboratory: Case Studies in Portugal and Serbia
PO_16Lúcia PomboUniversidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFFEduPARK – mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências
PO_17Inês BravoInstituto Gulbenkian de CiênciaDa comunicação visual à comunicação de ciência: como tornar um relatório anual acessível à comunidade não científica?
PO_18Ana Cristina EstevesUniversidade Católica Portuguesa, ICS-Viseu e CIISPlano estratégico para comunicação de ciência ao público escolar
PO_19Diana Mendes BoaventuraEscola Superior de Educação João de DeusPerceção dos professores sobre a implementação de atividades acerca das causas e consequências das alterações climáticas no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
PO_20Sara BarrentoSwansea UniversitySe o meio é a mensagem, o que pode o Medium fazer pela divulgação de ciência?
PO_21Alexandra MonteiroUniversidade de AveiroPrevisão da qualidade do ar: como passar do desenvolvimento científico a um serviço com interesse público?
PO_22Filipe LS MonteiroN/AO RECURSO À MAGIA (ILUSIONISMO) NO ENSINO E PROMOÇÃO DA CIÊNCIA
PO_23João Pontes O YouTube e a Ciência – Ciência para Todos e de Forma Gratuita!
PO_24António PedrosaPlanetário de EspinhoAstronomia como ferramenta para promover o sucesso escolar
PO_25Regina Rosa e Flávia Mendes (Centro de Ciência de Angra do Heroísmo)Associação Para o Estudo do Ambiente InsularMutatis mutandis – A Era do Plástico
PO_26Ana Cristina TavaresMuseu da Ciência da Universidade de CoimbraO índio que queria conhecer o mundo: uma história de Ciência para todos no Museu
PO_27Ana CravoWikimedia PortugalA Ciência na Wikipédia – atividades de comunicação de ciência da Wikimedia Portugal
PO_28Catarina RamosFundação ChampalimaudNeuronautas: uma academia para novos exploradores do cérebro
PO_29Nuno Miguel Malgueiro Gonçalves Dias PereiraObservatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores“Kits” – Geologia para todos
PO_30Diogo CunhaUniversidade do MinhoVideojogo lúdico para promover literacia científica
PO_31Ana Rita Silva (Departamento de Biologia-Universidade de Aveiro, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E., Portugal)Universidade de AveiroO (ir)resistível mundo dos antibióticos
PO_32Inês Cravo RoxoAWISHE – Association for World Innovation in Science and Health EducationPEMI: Mobilidade de ideias no caminho da inclusão
PO_33Carlos Adriano CardosoDepartamento de Física, Universidade de CoimbraCriação de um canal no YouTube sobre História das Ciências e do Ensino de Ciências
PO_34Célia LopesInstituto de Educação e Cidadania IECGEEvH e comunicação de Ciência: Criação e disponibilização online de jogos interativos para divulgar a Evolução Humana
PO_35Ricardo Cardoso ReisInstituto de Astrofísica e Ciências do Espaço/Planetário do Porto – Centro Ciência VivaEventos de entrada livre ou por marcação? O caso do “Mais Perto das Estrelas”
PO_36Ana Catarina AntunesC2TN, IST-ULA Ciência que nos rodeia
PO_37Fernando CostaUniversidade de AveiroA importância da Literacia Financeira na construção de uma sociedade mais inclusiva
PO_38Filipe T. MoreiraUniversidade de AveiroComunicar STEAM a adolescentes envolvendo-os em processos de cocriação de recursos didáticos
PO_39Elisabete FernandesInternational Iberian Nanotechnology Laboratory – INLMission NERD: a chain-make-reaction project to erase stereotypes and standardized life patterns!
PO_40Virginia GomesMuseu Nacional de Machado de CastroEU no musEU 2019 – Inclusão de públicos com perturbações cognitivas e seus cuidadores através da arte e da ciência
PO_41Manuel Leite ValençaISCTE-IULEstudo dos Profissionais de Comunicação em Instituições Portuguesas de Investigação e de Divulgação científica
PO_42Luís Miguel LajasN/AHippocampus SPP – Share, Protect and Preserve: Um novo modo de comunicar sobre conservação da natureza
PO_43João cão DuarteCentro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) e Canto do Curió Associação CulturalInclusão para trabalhar problemas terríveis: Papel social do Voluntariado & busca de caixas de ferramentas
PO_44Valentina PiacentiniCIDTFF – Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de AveiroHow a foreign language can support Science learning
PO_45Clara Costa OliveiraSTOL-Science Through Our Lives /UMINHOA Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos
PO_46Margarida Isabel AlmeidaUniversidade de Aveiro – Serviços de Biblioteca, Informação Documental e MuseologiaQuando a comunicação de ciência e a mediação cultural se entrecruzam em práticas inclusivas
PO_47Liliana GonçalvesUniversidade de AveiroA partilha de conhecimento para o bem-estar socio-territorial através de plataformas digitais: o caso dos incêndios florestais
PO_48I. M. DiasIPMA – Instituto Português do Mar e da AtmosferaComunicar com a sociedade civil sobre organismos gelatinosos: o caso do GelAvista
PO_49Inês Veríssimo, Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, Coimbra, PortugalExploratório – Centro Ciência Viva de CoimbraExplorar Ciência em Família
PO_50Lídia PereiraExploratório – Centro Ciência Viva de CoimbraO desafio de comunicar ciência a todos
PO_51Catarina LeoteInstituto de Astrofísica e Ciências do EspaçoPromovendo a curiosidade com o IAstro Júnior
PO_52Patricia Sánchez-HolgadoUniversidad de Salamanca + AECCAdopción de redes sociales para la divulgación científica en estudiantes de doctorado. El caso del Doctorado en Formación en la Sociedad del Conocimiento.
PO_53Joaquim SantosCentro de Ecologia Funcional – Dpt. Ciências da Vida, Universidade de CoimbraKits botânicos: botânica lúdica
PO_54Maria Teresa AlmeidaUniversidade do MinhoA Ciência da TV: verdade ou mito?
PO_55Sérgio P. J. RodriguesCQC, Departamento de Química, Universidade de CoimbraDivulgação informal da Química em contextos controversos ou adversos
PO_56Mariña CásconObservatório do Mar dos AçoresUma Literacia dos Oceanos Vocacionada – uma experiência piloto nos Açores
PO_57Rita PonceESS – Instituto Politécnico de SetúbalLearning with Evolution: the EuroScitizen Cost action
PO_58Maria Manuel AzevedoEscola D. Maria II, V.N. Famalicão“Connecting Environmental Science and Art with innovation, good fit” “Eco-Solidary Kids”
PO_59Elisa SaraivaEscola D.Maria IIComunicar a Ciência de forma multidisciplinar
M_01Valentina PiacentiniCIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) – Universidade de AveiroDe que maneira o Inglês pode melhorar a aprendizagem das Ciências?
M_02Sofia da Silva Oliveira, Joana Pereira, Paulo Santos, Ruth PereiraCIIMAR – Centro de Investigação Marinha e AmbientalNatura +: um projeto de ciência cidadã para monitorizar a Rede Natura 2000
M_03Elisabete FernandesInternational Iberian Nanotechnology Laboratory – INLMission NERD (Nanotechnology Education and Research Demonstrations)
M_04Carla Dâmaso, Maria Joana Cruz e Marinha CascónObservatório do Mar dos AçoresRecursos Educativos sobre o Mar dos Açores
M_05Lúcia Pombo, Margarida M. MarquesUniversidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFFTecnologia e Inovação em Ciências – EduPARK, aplicação móvel com Realidade Aumentada no parque de cidade
M_06Vanda Santos, Universidade de AveiroUniversidade de Aveiro – CIDTFFMatemática e Arte com Origami
M_07Joana Gonçalves de Sá, Instituto Gulbenkian de CiênciaNova SBEImproving hands-on and experimental science education (Lab-in-a-box)
M_08Carolina Magalhães, Sandra Granja, Miguel Cardoso, Pedro PomboUniversidade de Aveiro – Fábrica Centro Ciência Viva de AveiroDÒING makerspace: programas STEAM para a inclusão social
M_09Patrícia PassinhaCEBALCiência à la Carte – Cientistas de Palmo e Meio
M_10Maria Teresa Novo, Carla Sousa.Global Health and Tropical Medicine, Instituto de Higiene e Medicina Tropical / Universidade Nova de LisboaMosquitoWeb: Ciência Cidadã em Vigilância Entomológica.
M_11Marisa Maia, Paula Santos, Marilyn Espe-SherwindUniversidade de AveiroEnsino Superior mais inclusivo: Inovação curricular “thinking out of the box” para Jovens com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento em contexto universitário
M_12Sílvio Mendes, Fátima DiasCiências Ulisboa, British CouncilDez anos de Famelab
M_13Ana Raquel Simões, Susana PintoUniversidade de AveiroUm rosto, uma língua, uma cultura
M_14João Vieira e Henrique Cachetas – Centro Ciência Viva de BragaCentro Ciência Viva de BragaMicro:Bit – Uma potente ferramenta pedagógica e Cientifica
M_15Patrícia João, Ana V. Rodrigues,
Maria Helena Henriques
Universidade de AveiroSolo e… minhocas, chuva, agricultura, engenharia civil… que relação? — Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Ensino Básico
M_16Patrícia CorreiaChampalimaud Centre for the UnknownCá Dentro – a criação da instalação a partir do livro
M_17Ângela EspinhaUniversidade de Aveiro, CIDTFFIr para fora cá dentro. Comunicando em várias línguas sem sair do sofá.
M_18Diogo Matias + Champalimaud ResearchChampalimaud ResearchEndless Forms Most Beautiful

Os participantes poderão submeter resumos para as seguintes categorias:

COMUNICAÇÃO ORAL OU POSTER

A. Comunicação oral com duração de 10 minutos.
As propostas para comunicação oral aceites serão enquadradas em sessões de comunicações com discussão no final. As restantes propostas serão apresentadas sob a forma de poster, em formato a anunciar brevemente.

B. Poster – Apresentação em formato de poster (formato A1 – 59,4 x 84 cm).
Haverá momentos específicos no programa para que os autores possam discutir os seus pósteres com os participantes.

SESSÕES COMPLETAS

A. Sessão Inversa
Sessão com um painel de vários oradores (máx = 4), sobre um tópico ou questão enquadrado no tema do congresso. Os oradores farão uma intervenção inicial de 5 minutos, sendo depois aberta discussão com a plateia. (duração ~60 minutos)

B. Painel
Sessão com um painel de vários oradores (máx = 4), sobre um tópico ou questão enquadrado no tema do congresso. Sob a orientação de um moderador, cada orador fará uma intervenção de 10 minutos. No final o moderador pode reservar tempo para a plateia colocar algumas questões. (duração ~ 60-90 minutos)

SCICOMPT MARKET PLACE

Mostra interativa que constitui uma oportunidade para apresentar demonstrações, projetos, atividades, estratégias e modelos de comunicação de ciência. Cada proponente terá acesso a um spot para que todos em conjunto e de forma aberta dinamizem a mostra interativa que será visitada pelos participantes.

Submissão de propostas: até 28 de fevereiro, 2019 até 15 de março, 2019

Comunicação de resultados: a partir de 15 de abril, 2019

Prazo de inscrição: 20 de maio, 2019 24 de maio, 2019

Clique aqui para aceder ao formulário de submissão de propostas para o SciComPt 2019.

Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição no SciComPt 2019.

Neste formulário poderá inscrever-se no congresso, no programa social, no jantar do congresso e nos workshops do pré congresso.

TAXAS DE INSCRIÇÃO

Inscrição no congresso (30 e 31 de maio) *

Taxa para sócios da Rede SciComPt com quota de 2019 já paga no momento da inscrição

Taxa Reduzida (Estudantes, Membros da AECC e Membros da AGCCCT)

Taxa Normal

30,00 €

60,00 €

70,00 €

Workshops (29 de maio)

Taxa para sócios da Rede SciComPt com quota de 2019 já paga no momento da inscrição

Não sócios

20,00 €

30,00 €

 *O registo no congresso inclui a quota correspondente de associado SciComPt para o ano 2019.
Caso deseje inscrever-se no congresso mas não pretenda associar-se à rede SciCom Pt (o preço de inscrição não sofre alterações), por favor, assinale no formulário a opção “Quero registar-me no congresso mas não quero ser sócio/a da Rede SciCom Pt.”

PAGAMENTO – DADOS BANCÁRIOS

O pagamento da inscrição deve ser efectuado por transferência bancária para o IBAN PT50.0033.0000.45464535157.05

comprovativo do pagamento deverá ser enviado para o email scicompt2019@ua.pt com o seguinte título:
SciComPt 2019 + NOME PARTICIPANTE

A inscrição apenas será considerada válida após recepção do comprovativo de pagamento.

Para estudantes, por favor, enviar cópia de cartão de estudante junto com o comprovativo de pagamento.

DADOS FISCAIS SciComPt

Associação de Comunicação de Ciência SciComPt
Rua António Costa Viseu, número 115, 1º esquerdo, traseiras, 4435-104 Rio Tinto
NIF 513311319

PRAZO PARA INSCRIÇÃO

20 de maio, 2019

FATURA

Caso pretenda fatura, preencha, por favor, os campos solicitados no formulário de registo.