encontro ibérico 3

 

Os corpos sociais da SciComPt têm nove membros que prometeram cumprir a missão da SciComPt e o plano de ação que apresentaram para o triénio 2020-2023 (e vão fazê-lo). Mas a quantidade de atividades desenvolvidas pela Rede e a adaptação das mesmas ao público-alvo principal (os associados) vai depender não só destes nove elementos, mas de todos os braços e cabeças que se quiserem juntar a um projeto que tem um objetivo comum a todos: potenciar a comunicação de ciência em Portugal.

Ter os associados envolvidos no trabalho da associação e a propôr as suas iniciativas é tão importante que está contemplado no regulamento da Rede desde a sua fundação: “A Direção pode nomear comissões ou grupos de trabalho permanentes ou ad hoc, podendo delegar competências nestes”. Sim, “a direção pode nomear” e não terá problemas em fazê-lo se as vossas propostas se encaixarem na missão da SciComPt. 

Se és associado da Rede SciComPt e gostarias de colaborar com um (ou mais) destes grupos de trabalho/reflexão/convívio, envia um email para info@scicom.pt com essa informação. Se ainda não és associado… Sssh! Não contamos a ninguém… Clica aqui e resolvemos isso num instante… Ssssh! 

Congresso SciComPt 2021

O congresso de comunicação de ciência realiza-se anualmente e é co-organizado pela Rede SciComPt e um parceiro local. Este ano, e com um congresso totalmente online, a organização é feita inteiramente pela associação e toda a ajuda é bem-vinda. Divulgação, apoio aos participantes e gestão das sessões são algumas das atividades previstas.

Coordenador: João Retrê

Formação

Desde muito cedo, a Rede SciComPt percebeu que uma das principais necessidades dos seus associados era a aquisição de competências. As ações de formação já foram iniciadas no passado e queremos aumentá-las em número e diversidade. Isto porque, além das sessões mais formais, queremos proporcionar encontros informais entre os associados, que sirvam para troca de experiências com pessoas que enfrentam os mesmos desafios.

Coordenadora: Marta Daniela Santos

Comunicação

A comunicação é fundamental (acho que não preciso dizer-vos) e, por isso, este grupo não é um, mas três, que trabalham muitas vezes em conjunto: plano de comunicação, website e redes sociais. Se viermos a criar uma newsletter — como muitos de vós já nos pediram —, ficará também neste grupo.

A Rede SciComPt está a desenvolver um plano estratégico e de comunicação que nos ajudará a servir cada vez melhor os nossos associados e a poder falar a uma só voz para o exterior.

Coordenador: Pedro Garcia

O website tem estado a ser atualizado e melhorado. Gostávamos que o site fosse um ponto de referência para os nossos associados, mas só com a ajuda dos associados conseguimos mantê-lo vivo e atualizado, com ofertas de emprego, de formação, com recursos e com as vossas experiências.

Coordenadora: Liliana Oliveira

As redes sociais são o ponto de encontro e de partilha mais imediato da SciComPt e a melhor forma de mostrar “ao mundo” que estamos ativos e trabalhamos em prol da comunicação de ciência. Manter as redes sociais vivas é um desafio, mas para muitos de vocês uma tarefa simples por se ter tornado parte do vosso dia a dia.

Coordenadora: Bárbara Teixeira

Parcerias 

Valorizamos o trabalho em rede e o contacto entre os profissionais de várias áreas, assim como valorizamos as aprendizagens que podemos fazer e os projetos que podemos criar com parceiros nacionais ou internacionais com objetivos comuns. Neste momento, entre as nossas “associações amigas” temos três associações espanholas e uma brasileira que incluem comunicadores e jornalistas de ciência.

Coordenadora: Vera Novais

Jornalismo de Ciência 

Apesar da importância crescente dos temas de ciência no nosso dia a dia (que a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais evidente), o número de jornalistas especializados em ciência, saúde ou ambiente nas redações é cada vez menor. Este grupo pretende apoiar os jornalistas que trabalham nestas áreas e contribuir para o desenvolvimento do jornalismo de ciência nas redações. No âmbito das atividades deste grupo foi criado o Prémio de Jornalismo SciComPt.

Coordenadora: Vera Novais

 

Outros grupos de trabalho que ainda não iniciaram atividade

Crescimento da Rede — angariação de novos associados, apoios e mecenas. Coordenadores: Manuel Valença e Ana Matias

Desinformação — identificação dos problemas relacionados e discussão de soluções. Coordenador: João Retrê

Inclusão — desenvolver estratégias, ferramentas, recursos que promovam o acesso e a participação — física, social e intelectual — em ciência. Coordenadora: Maria Vicente