Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Rede SciComPt
Investigadora Auxiliar, CIMA/UAlg
Ana Matias tem licenciatura em Geologia, mestrado em Estudos Marinhos e Costeiros, doutoramento em Geologia Marinha e mestrado em Comunicação de Ciência. Desde 2017, o seu foco tem vindo a mudar para a investigação transdisciplinar em geociências, arte e comunicação. Participou em vários projetos de ciência & arte incluindo geologia & dança, ecologia & música eletrónica, ciências marinhas & fotografia, neurociências & arte visual. Os seus interesses incluem também a inclusão social na, e através da, comunicação de ciência.
Resp. Comunicação e Eventos, IRS/LARSYS
Durante a licenciatura em Biologia começou a dinamizar atividades de teor científico, como monitora na Science4you. No mesmo ano em que venceu o FameLab Portugal iniciou o mestrado em Comunicação de Ciência, na FCSH/UNL. Estagiou com a equipa de Comunicação e Eventos da Ecsite e participou na organização da conferência Ecsite2017. Passou pelo Gab. de Comunicação de Ciência e Imagem do ITQB NOVA e é responsável pela Comunicação e Eventos no ISR/LARSYS (IST), com o qual colabora desde 2018.
Coordenador Grupo Comun. Ciência, IA/FCUL
João Retrê tem cerca de 20 anos de experiência na área de Comunicação de Ciência. Tem liderado, desenvolvido e participado em vários projetos, nacionais e internacionais, que visam tornar a ciência, em particular a astronomia, acessível a todos. Desenvolve estratégias para envolver estudantes e investigadores em comunicação e educação de ciência. É o coordenador nacional de divulgação da IAU em Portugal e coordena o subgrupo de trabalho da IAU para “Hospitais, Casas de Acolhimento, Casas de Repouso e Prisões”.
Vogal do Conselho Fiscal da Rede SciComPt
Assessora de comunicação no Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro
Liliana Oliveira é, também, investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Tem bacharelato em Jornalismo, licenciatura em Comunicação Institucional e mestrado em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Em 2015, concluiu o doutoramento com a tese “As universidades e a participação pública em ciência. Perceções e práticas de cientistas, profissionais de comunicação e cidadãos em Portugal e Espanha”. Foi coordenadora executiva do projeto de comunicação de ciência “A UA explica”.
Manuel Valença trabalhou como coordenador de monitores na Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro, como comunicador de Ciência (conceção e implementação de projetos) no Gabinete de Comunicação da FCUL e como assistente de investigação no projeto científico MORE-PE baseado no Iscte-IUL. É, atualmente, bolseiro FCT no projeto de investigação: “As identidades e perfis-tipo profissionais dos comunicadores a trabalhar em organizações portuguesas de investigação ou de comunicação científica”.
Gestora de Projetos, Universidade de Leiden
Maria Vicente é gestora do projeto internacional Open Science Hub, que tem como objetivo envolver escolas e agentes locais em processos de investigação e de inovação, como ferramentas para abordar desafios de relevância local e contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades locais. É ainda a coordenadora científica da Plataforma de Ciência Aberta (Portugal). Tem um doutoramento em Neurociências e foi responsável pelo programa de Educação de Ciência no Centro Champalimaud, em Lisboa.
Marta Daniela Santos é doutorada em Física e mestre em Comunicação de Ciência. Depois de um percurso científico dedicado à investigação na área da teoria de jogos evolutiva e ciência de redes, em 2014 mudou de percurso para se tornar comunicadora de ciência a tempo inteiro. Trabalhou no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva como responsável de vários projetos de comunicação e foi responsável pelo Gab. de Comunicação do cE3c. Integra atualmente a equipa da Direção de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa.
Resp. Comun. e Divulg. de Eventos – OASA/Açores
Pedro Garcia é divulgador e comunicador de Cultura Científica no OASA desde 2010. É responsável pela estratégia e gestão da comunicação e está envolvido na produção de conteúdos expositivos e educativos. Licenciado em Comunicação Social e Cultura e mestre em Cultura Científica e Divulgação das Ciências. Tem investido em ações e projetos que trabalham com a realidade dos Açores, que procuram compreender a relação dos açorianos com a ciência e sensibilizar-lhes para a discussão de questões ligadas à cultura científica.
Formou-se em Biologia, mas cedo enveredou pela educação e comunicação de ciência, área em que trabalhou desde 2006. Completou o mestrado em Comunicação de Ciência da FCSH/UNL em 2015 e trabalha como jornalista no Observador desde 2014. Enquanto jornalista de ciência, tem colaborado com colegas a nível internacional, como com a Federação Mundial de Jornalistas de Ciência (WFSJ), e publicado como freelancer. Foi membro da Mesa da Assembleia da SciComPt em 2017-2020.