Congresso SciComPt 2014

Comunicação de Ciência para o Desenvolvimento

scicomPt 2014

O congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa.

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática:

  • Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades

  • Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos

  • Multimédia e projetos de arte e ciência

  • Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico

  • Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas

  • Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Número de apresentações orais: 28

Número de posters: 78

Número de Participantes: 227

Comissão Organizadora 

  • Filipe Pires, Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP)
    Ricardo Cardoso Reis, Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP)
    Maria João Fonseca, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)
    José Azevedo, Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP)
    Júlio Borlido Santos, Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)
    Pedro Moradas Ferreira, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) Pedro
    Sílvia Castro, MIT Portugal
    Filomena Mesquita, Reitoria da Universidade do Porto
    Paulo Gusmão Guedes, Reitoria da Universidade do Porto
    Vítor Silva, Reitoria da Universidade do Porto

Comissão Científica

  • Alexandre Figueiredo, Investigador
    Alexandre Quintanilha, ICBAS/IBMC
    Ana Noronha, Agência Ciência Viva
    Andreia Azevedo Soares, Público
    António Gomes da Costa, Consultor, Membro da Ecsite
    António Granado, Universidade Nova de Lisboa
    António Marques, Universidade do Porto
    Carlos Catalão, Agência Ciência Viva
    Cristina Conceição Palma, ISCTE
    João Arriscado Nunes, Universidade de Coimbra
    José Vítor Malheiros, Consultor
    Luís Azevedo Rodrigues, Centro de Ciência Viva de Lagos
    Luís Verissimo, Projeto Manhattan
    Maria Manuela Lopes, Artista Plástica
    Maria João Leão, Maratona da Saúde
    Marta Agostinho, Universidade Nova de Lisboa
    Paulo Gama Mota, Museu de Ciência e Universidade de Coimbra
    Ricardo Miguéis, FCT
    Rui Pacheco Porto, Editora
    Tiago Santos Pereira, Universidade de Coimbra

Descarregue aqui uma versão PDF do programa do 2.º Congresso Nacional de Comunicação de Ciência, Porto 2014

Registo a partir das 8h30.
 

3 Junho, 2014

9:15 – 9:30 Abertura Com a presença de:
– Prof. José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior
– Prof. José Carlos Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto
– Dr.ª Rosalia Vargas, Presidente da Agência Ciência Viva

9:30 – 10:30 Sessão plenária | Science Communication: Deficits, Dialogues, and Deniers

Bruce Lewenstein

Moderação: António Granado

10:30 – 11:00 Pausa para café

11:00 – 12:15 Apresentações Orais

Painel 1: Ciência para o desenvolvimento
O1 – Invasoras.pt – Estratégias de comunicação para a acção
Alexandre Gamela1, Maria Morais1, Hélia Marchante1,2, Elizabete Marchante1
1Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra, 2Escola Superior Agrária de Coimbra/IPC
O2 – m2cE – more and better with Engineering
Cláudia Azevedo de Sousa
MIT Portugal
O3 – Será o Marketing o conceito em falta para uma comunicação de ciência do século XXI?
Paulo Fontes, José Azevedo
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
O4 – Lições de imortalidade: o que uma controvérsia sobre genética nos ensina sobre comunicação de ciência e sociedade
Sónia Furtado Neves, Isabelle Kling & Lena Raditsch
EMBL (Laboratório Europeu de Biologia Molecular)

Moderação: João Arriscado Nunes e Maria João Fonseca

12:15 – 13:00 Visita aos pósteres

13:00 – 14:30 Almoço

14:30 – 15:30 Discussão de pósteres (sessões paralelas)

Arguência:
P1 | Marta Agostinho, Andreia Azevedo Soares, Júlio Borlido
P2 | Luís Azevedo, Paulo Gama Mota, Ricardo Cardoso Reis
Consulte aqui a distribuição dos pósteres por painel/sessão.

15:30 – 16:45 Apresentações Orais (sessões paralelas)

Painel 2: Grassroots, DIY, cidadãos e comunidades
O5 – “Science Storytelling”, um projeto português em Oxford
Catarina Amorim
O6 – Bem-estar de vacas leiteiras: a perspetiva dos produtores
Sandra Silva1, Manuel Magalhães-Sant’Ana1, Júlio Borlido Santos2, I Anna S Olsson1
1Laboratory Animal Science, IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Porto, Portugal
2Office for Science Communication, IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Porto, Portugal
O7 – Biodiversidade e Ambiente: projeto de Citizen Science da Fundação de Serralves
Rita Rocha1,3, Elisabete Alves2, Cláudia Albergaria3
1Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 2Fundação de Serralves; 3Mundo Científico – Educação e Divulgação Científica
O8 – Procriação Medicamente Assistida em Debate no Secundário
Maria Rui Vilar-Correia1, Joana Carrilho2, Rute Verdade1, Rita Portela1, Júlio Borlido-Santos1
1Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto; 2Sociedade de Debates da Universidade do Porto
Moderação: António Gomes da Costa e Júlio Borlido Santos

Painel 3: Educação informal e grandes públicos
O9 – AnoZer0 – Processos e conteúdos científicos num contexto de investigação júnior
Rita Portela, Maria Rui Vilar-Correia, Rute Verdade, Júlio Borlido-Santos
Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)
O10 – Mais criolo di qui bô – estratégias para aproximar os répteis dos cabo-verdianos
Raquel Vasconcelos1,2, Bruno H. Martins1, Evandro Lopes3
1 Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado, Universidade do Porto, Vairão, Portugal
2 Institute of Evolutionary Biology (CSIC-UPF), Passeig Marítim de la Barceloneta, Barcelona, Espanha
3 Departamento de Engenharias e Ciências do Mar, Universidade de Cabo Verde, São Vicente, Mindelo, Cabo Verde
O11 – LabEscolas
Vanessa Borges, Inês Domingues, Ana Mena
Instituto Gulbenkian de Ciência
O12 – A cultura participativa e o envolvimento do público na comunicação de ciência: o caso do Ciência 2.0
I. Pereira, C. Azevedo, P. Fontes, S. Neves, J. Azevedo
Ciência 2.0

Moderação: Ana Noronha e Paulo Gusmão

16:45 – 17:00 Pausa para café

17:00 – 18:00 Sessão Plenária com Alexandre Quintanilha

Moderação: António Marques

20:00 – 23:00 Jantar do Congresso (Incluído na inscrição, sujeito a confirmação de presença)

4 Junho, 2014

9:30 – 10:45 Apresentações Orais (sessões paralelas):

Painel 4: Media e políticas
O13 – Ciência na Imprensa Regional Online
António Piedade
Universidade de Coimbra
O14 – Disease on the information screen of Portuguese TV
Luciana Fernandes, Felisbela Lopes
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) – Universidade do Minho
O15 – Producción de ausencia de las ciencias sociales en la opinión de la comunidad de divulgadores en México: reflexiones epistemológicas y sociopolíticas
Julieta Piña Romero
Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo
O16 – O projeto Ciência@Bragança
J. Matias1,2, M. Moreno1, A. I. Pereira2,3, I.C.F.R. Ferreira1,4, A. Fernandes2, C. Mesquita2, A. Martins2
1Centro Ciência Viva de Bragança; 2Instituto Politécnico de Bragança; 3Centro Algoritmi – Universidade do Minho; 4CIMO – Centro de Investigação de Montanha

Moderação: António Granado e José Azevedo

Painel 5: Multimédia e projetos de arte e ciência
O17 – Biodiversidade no Hipermercado
Paulo Renato Trincão1,2, Catarina Schreck Reis2,3, Joaquim Pedro Ferreira1 e Helena Nunes1,2
1Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro; 2Jardim Botânico da Universidade de Coimbra; 3Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
O18 – “The conversation that never took place”: arte na ciência?
Marta Agostinho e Herwig Turk
Associação Viver a Ciência
O19 – O papel da Ilustração na educação e divulgação de Ciência
Joana Bruno, Mafalda Paiva, Xavier Pita
O20 – Conteúdos Audiovisuais Participativos em Contexto de Comunicação de Ciência
Sofia Barata1, Pedro Pombo1,2, Pedro Almeida3,4
1Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; 2Departamento de Física da Universidade de Aveiro; 3Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; 4CETAC.MEDIA

Moderação: Maria Manuela Lopes e Filipe Pires

10:45 – 11:30 Pausa para café / Visita aos pósteres

11:30 – 12:30 Discussão de pósteres (sessões paralelas)

Arguência:
P3 | Luís Veríssimo, Paulo Gusmão, Ricardo Cardoso Reis
P4 | Cristina Conceição Palma, Maria João Leão, José Azevedo

Consulte aqui a distribuição dos pósteres por painel/sessão.

12:30 – 14:00 Almoço

14:00 – 15:00 Sessão plenária | Knowledge Brokering: the art of intermediation

Morgan Meyer
Moderação: Júlio Borlido

15:00 – 16:15 Apresentações Orais (sessões paralelas)

Painel 6: Ciência e Sociedade
O21 – Socientize – Promoting Citizen Science in Portugal
António Monteiro1, Cândida G. Silva2, Paulo Gama Mota3, Rui M. M. Brito2, Férmin Serrano Sanz4, Eduardo Lostal Lanza4, Carlos Val Gascón4, Francisco Sanz4, Nazareno Andrade5, Francisco Brasileiro5, José A. Farias Leal5, Adabriand Furtado5, Teresa Holocher-Ertl6
1Chemistry Department, Faculty of Sciences and Technology of Coimbra University, Coimbra, Portugal
2Centre for Neuroscience and Cell Biology, University of Coimbra, Coimbra, Portugal
3Science Museum of the University of Coimbra, Coimbra, Portugal
4Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems, Zaragoza, University of Zaragoza
5Systems and Computation Department, Federal University of Campina Grande, Campina Grande, Brasil
6ZSI, Centre for Social Innovation, Vienna, Austria
O22 – Investigação e Inovação Responsáveis: analisando práticas de mobilização e aprendizagem mútua sobre melhoramento cognitivo
Rui Vieira da Cunha1, Gonçalo Praça2, Júlio Borlido Santos1, Ana Noronha2, Teresa Summavielle1, João Bettencourt Relvas1, Alexandre Quintanilha1
1IBMC; 2Ciência Viva
O23 – 70 Cidades de Cultura Científica: o projecto PLACES
António Gomes da Costa
Coordenador do Projecto PLACES; Ecsite
O24 – O Acesso Aberto como prática padrão de disseminação da investigação com financiamento público: orientações da Comissão Europeia no Horizonte 2020 e a infraestrutura OpenAIRE
Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues
Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Moderação: Ricardo Miguéis e Vítor Silva

Painel 7: Comunicação e ação
O25 – “Somos mutantes!” – Um laboratório de genética populacional na escola
Rita Campos1, Miguel Gomes2, Maria João Fonseca1
1Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – CIBIO/InBIO; 2Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
O26 – A Responsabilidade Social das Empresas – Uma alavanca para a sustentabilidade? Um estudo de caso: O Grupo Nestlé e as plantações de cacau na Costa do Marfim
Joana Patrícia Macedo Fernandes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O27 – “Comunicar” o Cancro – Um novo modelo de educação para a prevenção de cancro mediado por professores
Barros, A.1,2; Moreira, L.3, Santos, H. 4, Ribeiro, N. 1, Carvalho, L. 1, Santos-Silva, F. 1,5
1Ipatimup; 2Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 3Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia; 4Faculdade de Economia da Universidade do Porto;5Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
O28 – Passeios com química: ao encontro da ciência que molda a nossa vida e futuro
Sérgio P. J. Rodrigues 1ME – Agrupamento de Escolas Sá de Miranda; Agrupamento de Escolas da Lixa; Agrupamento de Escolas de Gondomar
2CF – Centro de Física, Escola de Ciências, Universidade do Minho
3CITAB – Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas, Pólo da Universidade do Minho
4DB – Departamento de Biologia, Escola de Ciências, Universidade do Minho

Moderação: Marta Agostinho e Sílvia Castro

16:15 – 16:30 Pausa para café

16:30 – 17:30 Discussão de pósteres (sessões paralelas)

Arguência:
P5 | Maria Manuela Lopes, José Azevedo, Filipe Pires
P6 | Ricardo Miguéis, Carlos Catalão, Pedro Moradas Ferreira
Consulte aqui a distribuição dos pósteres por painel/sessão.

17:30 – 18:00 Discussão final

18:00 – 18:00 Encerramento

Biografias

    • Alexandre Quintanilha

      Alexandre Quintanilha ICBAS and IBMC.INEB

      Prof. Alexandre Tiedtke Quintanilha (IBMC) completed his Ph.D. in Theoretical Physics in 1972. He spent the next two decades at U.C. Berkeley and the Lawrence Berkeley National Laboratory as professor of cell physiology and director of a Centre for Environmental Studies. He moved to the University of Porto as professor of biophysics at the Biomedical Faculty and, until very recently, director of both the IBMC and INEB. He is currently implementing a consortium of the three major biomedical research institutions in Porto.

      Continue reading 

    • Bruce Lewenstein

      Bruce Lewenstein Cornell University

      Dr. Bruce V. Lewenstein is a widely-known authority on public communication of science and technology–how science and technology are reported to the public and how the public understands controversial scientific issues and “emerging technologies” such as biotechnology and nanotechnology. Trained as a historian of science, he often uses historical case studies in his research. He has also done extensive work evaluating “citizen science” outreach projects, in which citizens fully participate in the scientific process by gathering, entering, and sometimes analyzing scientific data. Professor L…

      Continue reading 

    • Morgan Meyer

      Morgan Meyer Université Paris-Est Marne-la-Vallée

      Morgan Meyer is a lecturer at Agro ParisTech and an associate researcher at INRA. He holds a master in biology, a PhD in sociology and he has been a postdoc at the Department of Sociology at the University of Sheffield and at the Centre for the Sociology of Innovation at Mines ParisTech. He has recently been an invited professor at the University of Vienna and a bright ideas visiting fellow at the University of Edinburgh. His current research focuses on two themes: the spaces and practices of ‘knowledge brokering’ and the boundaries of science; the emergence, governance …

      Continue reading 

Consulte aqui o livro de resumos do 2.º Congresso Nacional de Comunicação de Ciência, Porto 2014

Sessão A – Grassroots, DIY, citizen science, projetos desenvolvidos em comunidades

Painel 1
Arguência:
Marta Agostinho, Andreia Azevedo Soares, Júlio Borlido

1. BioBlitz@SERRALVES: 36h de biodiversidade em festa
Raquel Henriques Ramalho Ribeiro, Joana Mexia de Almeida
2. Citizen science no mundo das aves: uma história com mais de dez anos
Vanessa Oliveira
3. Geografia Participativa: juniores no Jardim Botânico do Porto
Pedro Silva, Rui Fernandes
4. Citizen Science for habitat mapping: a public inventory of Ponds in Portugal
Eunice Sousa, Armando Alves, Jael Palhas, José Teixeira
5. Ciência e sociedade: a comunicação de ciência como base para a sustentabilidade
Sofia Jervis, Carlos Fonseca, Milene Matos
6. Ciência Chegou aos Pátios: a comunidade a promover o acesso ao conhecimento científico
Gisela Gaio-Oliveira
7. Os fósseis como elemento de atractividade territorial
Mónica Costa, Sónia Gaspar, Vera Novais
8. Comunicar em Ciência a partir da técnica desenho-estória: um relato de experiência
Francisco Rafael de Araújo Rodrigues
9. Construindo colaborações, fortalecendo a democracia? Reflexões sobre as relações ciência e sociedade na colaboração com a Associação Portuguesa de Gagos
Daniel Neves da Costa
10. Mediadores e Agentes Múltiplos na Sensibilização Pública para a Hemocromatose Hereditária
Emerência Teixeira, Júlio Borlido-Santos, Milena Paneque, João Arriscado Nunes, Graça Porto
11. Um Programa de Comunicação de Astronomia (quase) Sem Custos
João Retré
12. “Sou Cientista” – uma experiência de ligação entre escolas secundárias e um centro de investigação
Joana Perdigão, Maria João Correia
13. Laboratório de Jogos
Maria de Fátima Pacheco, Ana Isabel Pereira, Florbela Fernandes

Sessão B – Educação informal e projetos para grandes públicos

Painel 2
Arguência:
Luís Azevedo, Paulo Gama Mota, Ricardo Cardoso Reis

1. Quero mais e melhores células! Um projeto de divulgação sobre células estaminais e o seu impacto na população portuguesa
Sara Varela Amaral, Teresa Neiva, João Ramalho-Santos, M. Teresa Girão da Cruz
2. Pontes de comunicação entre ciência e comunidade: avaliar para evoluir
Ana Lúcia Ferreira Santos Silva
3. Interdisciplinary approach to promote Mediterranean biodiversity knowledge and environmental awareness within pre-scholars
João Miranda, Joana Vila Nova, Joana Baptista, Raquel Maricato, Odete Cerqueira, Nuno Freitas, Anabela Marisa Azul
4. A comunicação das alterações climáticas em Museus e Centros de Ciência: estudo prévio para a promoção de uma abordagem eficiente
Gisela Gaio-Oliveira, Nuno Carvalho
5. A Biologia e a Matemática vistas com as mãos e com os olhos através do croché
João Duarte, Maria Antónia Forjaz, Maria Judite Almeida, Marina Maciel, Cristina Almeida Aguiar, Alexandra Nobre
6. Estratégia de comunicação e divulgação científica do Projecto ECORISK
Sónia Costa, Daniel Ribeiro, Lúcia Guilhermino
7. Infusão de Ciência
Paulo Renato Trincão, Catarina Schreck Reis, Liliana Gonçalves
8. Desporto e Ciência, science café Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013
Paula Maria Ramos Nogueira
9. Concurso Escolar “Hemo… Quê?”: Caso de Estudo em Educação para a Saúde
Emerência Teixeira, Sandra Silva, Álvaro Mendes, Júlio Borlido-Santos, Milena Paneque, João Arriscado Nunes, Graça Porto
10. Ciência em ação: como contar ciência aos mais pequenos
Lília Marina Pereira da Cunha
11. Planetário Portátil do CAUP – 23 anos a levar Astronomia às Escolas
Ricardo Cardoso Reis, Filipe Pires
12. Mostrar o mundo microbiano que nos rodeia a crianças: desafios e conquistas.
Angelita Rebelo, Aurora Ribeiro, Patrícia Ribeiro, Manuel Filipe Costa, Cristina Almeida Aguiar
13. Universidade e Escolas Secundárias em rede: Projeto “A minha Escola de Ciências”
Sandra Paiva, Alice Dias, Ana Carvalho, Ana Cunha, Ana Isabel Pinheiro, Arminda Manuela Gonçalves, Carlos Silva, Elisabete Coutinho, Luís Cunha, Maria Cláudia Araújo, Maria Teresa Almeida, Pedro Pimenta Simões, Rui Baptista, Estelita Vaz
14. Sciencecalifragilistic – Critical Thinking and Science: a Journey through the Scientific Method
Ana Mafalda Vicente, Ana Pereira, Rodrigo Abril de Abreu, Pedro Galvão Ferreira, Tânia Li Chen, Teresa Carlos, Claudia Vieira, Elsa Abranches, Maria Inês Vicente, Catarina Ramos, Zachary Mainen
15. Vamos semear ciência!
Paulo Renato Trincão, Catarina Schreck Reis, Aurora Moreira, Helena Nunes, Carine Azevedo, Raquel Lopes

Sessão C – Educação informal e projetos para grandes públicos

Painel 3
Arguência:
Luís Veríssimo, Paulo Gusmão, Ricardo Cardoso Reis

1. Casa da Ciência: modelo de comunicação de ciência em Cabo Verde
Pedro Pombo, Ivonne Delgadillo
2. Laboratório Aberto: um modelo de “como fazer ciência”
Estefânia Martins, Rita Coelho, Claudia Moreira, Luís Cirnes
3. Centro de Ciência Júnior: Educar e divulgar ciência experimentando
Margarida Sofia Rafael Vieira
4. Estratégias de Comunicação em Educação Ambiental: O exemplo do CMIA de Vila do Conde
Rosana Martins Afonso, Ana dos Santos Ferreira de Barros Laranja, Sílvia Maria do Bonfim Morim, Ana Paula de Campos Mucha
5. Visitas a laboratórios de investigação na área da Física – um estudo piloto em divulgação de ciência para público escolar
Daniel T. Ribeiro e P. Simeão Carvalho
6. Ensinar e Aprender Ciência em Laboratórios de Ciência
Carreira Barbosa F., Inácio A., Jacinto António
7. Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento da Pesca – O papel na comunicação da ciência na Madeira
Adriana Alves
8. Instituto de Educação e Cidadania: a interface entre Escolas, Universidades e Institutos de Investigação
Sónia Ferreira, Ana Santos-Carvalho
9. STOL — A construção de um projeto de divulgação de Ciência
Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Maria Antónia Forjaz, Marina Maciel, Inês Almeida Braga, Hugo Carvalho Araújo, Maria Judite Almeida
10. A avaliação do impacto de sessões observacionais de Astronomia em crianças do 1.º ciclo: a representação simbólica como fontes de indicadores
Sara Anjos, Alexandre Aibéo
11. A portray of Biodiversity in children’s trade books.
Eunice Sousa, Victor Quintino, José Teixeira, Ana Maria Rodrigues
12. Homo numericus: O homem numa abordagem facetada e interdisciplinar
Maria Antónia Forjaz, Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Marina Maciel, Maria Judite Almeida
13. A Impressão Digital dos Astros
Filipe Pires, Ricardo Cardoso Reis
14. Um Mergulho com Ciência
Rita Campos, Miguel Gomes, Alexandra Mendes, Molnár Zoltán Róbert
15. “Histórias que vêm do Mar” – uma exposição itinerante e em construção sobre o património cultural subaquático dos Açores
Carla Dâmaso, Ana Lúcia Almeida, José Bettencourt, Jorge Bruno, Vítor Castelo, Márcia Dutra, Francisco Maduro-Dias, Luís Menezes, Filipe Porteiro
16. HAPPY: Prevenção de Cancro no Smartphone
Ribeiro, N. 1,2; Almeida, A. M. 2,4; Santos Silva, F. 1,5
1Ipatimup; 2DeCA, Universidade de Aveiro; 3Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 4CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro; 5Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Sessão D

D1 – Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas

Painel 4
Arguência:
Cristina Conceição Palma, Maria João Leão, José Azevedo

1. Que temas de ciência preferem os leitores?
Vera Novais
2. No Jardim há histórias sem fim
Catarina Schreck Reis, Liliana Gonçalves, Carine Azevedo, Paulo Renato Trincão
3. A investigação científica das universidades portuguesas nos media
Inês Mendes Moreira Aroso
4. Uma leitura da matemática na imprensa diária portuguesa: Problemas e razões
Susana Simões Pereira, José Manuel Pereira Azevedo, António José de Oliveira Machiavelo
5. O olhar dos media sobre o Hospital de Braga: casos negativos em notícia
Emiliana Sofia Coelho Gomes
6. Da rua para o jornal: envolver a comunidade local nas estratégias de comunicação de ciência
Marina Maciel, Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Maria Antónia Forjaz, Diana Lobo, Maria Judite Almeida

D2 – Grassroots, DIY, citizen science, projetos desenvolvidos em comunidades

7. A descoberta a começar nos mais novos: um programa inovador para o ensino da ciência nas escolas
Catarina Júlio, Ana Godinho, Ana Mena
8. Novos Decisores das Ciências, Investigação-acção do 2.º Torrão
Coline Salzmann, João Duarte
9. O CIIMAR na Escola: Realização de atividades hands-on sobre ciências marinhas e ambientais na comunidade escolar
Joana Saiote, Marta Correia, Kim Larsen, Vitor Vasconcelos, Laura Guimarães
10. Conhecendo os líquenes e os briófitos das árvores podemos avaliar a qualidade do ar que respiramos
Vera Novais, Erika Almeida
11. Como os Diálogos entre a Ciência, a Tradição e a Cultura podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades
Margarida Afonso, Helena Margarida Tomás, Paula Peres, Dolores Alveirinho

Sessão E – Multimédia e projetos de arte e ciência

Painel 5
Arguência:
Maria Manuela Lopes, José Azevedo, Filipe Pires

1. Intervalo Para o Conhecimento
Frederico Duarte, Carla Cardoso, Nuno Faria
2. When a brain meets a painting: the art and neuroscience of portrait gazing
Pedro Galvão Ferreira, Diana Lopes Pereira
3. Documentário Científico: “Células Estaminais – realidade e esperança”
Susana Magalhães, Ana Sofia Carvalho, Diogo Morais, Luís Teixeira
4. A Banda Desenhada é Eficaz na Comunicação de Ciência para Adolescentes?
Gisela Gaio-Oliveira e Bruno Pinto
5. Do Desenho de Campo ao Desenho Científico: o desenho como forma de comunicação
Dilar Pereira
6. Ilustrar a ciência: a arte na comunicação de ciência
Francisca Isabel Merino Nunes Cabral Cavaleiro, Maria João Faria Leite Dias dos Santos
7. A História de um Erro
Joana Barros, David Francisco, Pedro Braga Falcão, Teresa Cortez, Maria João Carvalho, Luís André Ferreira, Duarte Ferreira, Carlos Filipe Sousa, Pedro Santos, Marco Conceição, Miguel Diogo, Jorge Cabanelas, Mariana Fernandes, Mafalda Strecht Monteiro, Sílvio Mendes
8. “Lab Quest”: As aplicações móveis como estratégia de atração dos jovens para a ciência
Renata Silva, Diana Seabra, Paulo Fontes, Susana Neves, Jaime Fins, Rui Leitão, Guilherme Gomes, José Azevedo
9. ITQB EXPERIMENTA – da ardósia para a web. Uma plataforma digital de conservação da memória coletiva da comunidade científica e de diálogo com o público
Isaura Santos, Joana Lobo Antunes, Ana M. Sanchez
10. Ciência & Poesia: o artista improvável que viajou com Darwin
Sílvio Mendes, João Monteiro

Sessão F – Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Painel 6
Arguência:
Ricardo Miguéis, Carlos Catalão, Pedro Moradas Ferreira

1. Fontes de informação sobre saúde de um grupo de doentes asmáticos: usos e acessibilidades
Liliana Abreu, Maria Rui Vilar-Correia, Álvaro Mendes, João Arriscado Nunes e Júlio Borlido-Santos
2. “Profissão: cientista polar” E “Educação Propolar”: Dos Pólos até nós – trazendo a ciência polar para um público mais vasto.
Patrícia Azinhaga, José Xavier, Sílvia Lourenço, Gonçalo Vieira, Ana David, Bruno Cruz, Sónia Ferreira, Vânia Pereira, José C. Marques
3. Ar | Respire connosco: sharing scientific knowledge and promoting dialogue in an interactive and critical way
Anna Hobbiss, Bruno Afonso, Scott Rennie, Tiago Marques, Catarina Ramos, Zachary Mainen
4. Noite Europeia dos Investigadores 2013 – que público?
Isaura Santos, Ana Mena, Ana M. Sanchez
5. Vem conhecer os nossos vizinhos celestes! – uma experiência táctil
Lina Canas
6. Ouvir e envolver os cidadãos na gestão sustentada do território- O caso do Pego do Inferno, Tavira
Rita Borges
7. A cultura participativa e o envolvimento do público na comunicação de ciência: o caso do Ciência 2.0
I. Pereira, C. Azevedo, P. Fontes, S. Neves, J. Azevedo
8. eFormação de Professores GTTP / OAD-IAU
Lina Canas, Rosa Doran
9. Identificação de padrões ideológicos por análise semântica: compartilhando a experiência
Francisco Rafael de Araújo Rodrigues, Raphael Camurça Bruno
10. As semanas polares | The Polar Weeks
A S. Lourenço, A. Nieuwendam, A. S. David, J. Seco, P. Azinhaga, S. Aparício, E. Costa, G. Fugman, F. Piera , I. Tavernier, I. Trifonova, J. C. Xavier
11. Comunicação visual de elementos modernistas na obra Pedregulho
Raphael Camurça Bruno, Francisco Rafael de Araújo Rodrigues
12. A Importância da Investigação Cientifica no Ordenamento do Território
Meneses, B.M.; Saraiva, R.; Vale, M.J.; Reis, R.
13. Estudantes aprendizes de cientistas: de investigadores a comunicadores de ciência
Rosa Doran

 

Local

Reitoria da Universidade do Porto

Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto

Patrocínios

  •  
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
      
     

 

Para qualquer informação contacte-nos através do e-mail:

scicom@up.pt
Telem: 925067832

Twitter | Facebook

Pode descarregar o livro de resumos do SCiComPt 2014 aqui.