Submissão de propostas

Objetos de Ciência

  • Prazo para Submissão de propostas: 30 de Junho de 2017 15 de Julho
  • Comunicação dos Resultados: a partir de 7 de Setembro de 2017

Tipos de propostas aceites

  1. Propostas para sessões completas, contendo um tópico, oradores/formadores e um moderador.

A proposta deverá ter já a concordância dos oradores e do moderador (em princípio, esta é a pessoa que apresenta a proposta). Caso a sessão seja escolhida para ser apresentada no congresso, serão pedidos resumos sintéticos da contribuição de cada um dos oradores (duas ou três frases).

Estas sessões podem ter os seguintes formatos:

  1. Painel: sessão “normal” com três a quatro oradores (máximo) em que cada um faz uma apresentação de 15 minutos; a sessão termina com 30 minutos para perguntas /respostas.
  2. Sessões práticas: sessão interativa em que o tema é rapidamente apresentado pelos oradores ou moderador e os participantes trabalham depois esse tema em grupos moderados pelos “oradores” da sessão. Este tipo de sessão pode ser proposto com um número reduzido de “oradores”, por exemplo, pode ser um moderador + um ou dois “formadores”.
  3. Sessão Inversa: uma sessão com um painel de vários oradores (até um máximo de 6), mas em que os oradores só falam inicialmente 5 minutos (rigorosamente cronometrados) e em que é aberta a discussão com a plateia assim que acaba a primeira “ronda” de intervenções.
  1. Propostas para comunicações orais

Podem ter vários autores, mas devem indicar um único orador. As propostas aceites serão agrupadas em sessões completas pela Comissão Científica. Prevê-se que cada sessão tenha entre 4 e 5 oradores. Cada apresentação terá 10 minutos. No final das apresentações a discussão é aberta ao público.

  • Os suportes visuais  devem ser enviados para o e-mail propostas@scicom.pt até dia 7 de outubro.
  1. Propostas para poster

Podem ter vários autores, mas devem indicar um único apresentador para cada poster. Os pósteres serão agrupados em sessões pela Comissão Científica e o apresentador de cada poster terá um máximo de 4 minutos para fazer a apresentação. No final da sessão haverá meia hora para debate com o público.

Informação para apresentação de Posters:

  • Os posters deverão ter formato digital (um único diapositivo).
  • A apresentação oral terá uma duração máxima de 4 minutos, com tempo para perguntas.
  • O ficheiro final deve ter apenas um slide, em formato de PDF, com um tamanho máximo de 5MB
  • A orientação dever ser horizontal, num formato 16:9, para facilitar a projeção e a visualização durante a apresentação
  • Os ficheiros devem ser enviados para o e-mail propostas@scicom.pt até dia 7 de outubro.

 

 Palavras-chave

Cada proposta deverá indicar um mínimo de uma e um máximo de duas palavras-chave, pelo que estas devem ser judiciosamente escolhidas:

Arte e Ciência: a interação entre a ciência e as artes (desenho, filme, música, escultura, teatro…) na comunicação de ciência.

Ciência cidadã: projetos de ciência em que o cidadão contribui ativamente para projetos concretos de investigação.

Ciência para a cidadania: atividades e projetos para o desenvolvimento da cidadania científica, nomeadamente os que promovem o debate público e o envolvimento informado dos cidadãos em assuntos e decisões políticas que envolvam questões de índole científica (por exemplo, sobre o ambiente, saúde pública, etc.)

Cientistas: o papel dos comunicadores de ciência na capacitação dos cientistas para a promoção e a divulgação de ciência. O papel dos cientistas enquanto comunicadores.

Comunicação Institucional: projetos de comunicação em ciência de instituições de investigação. NÃO serão aceites projetos que tenham apenas componentes de apoio curricular ao ensino em ambientes de educação formais (escolas).

Educação não formal: projetos educativos inovadores em ciência e tecnologia que têm lugar fora do ambiente escolar e fora do currículo escolar. NÃO serão aceites trabalhos sobre projetos educativos escolares, a não ser que estes incluam claramente uma componente real de envolvimento dos alunos em conjunto com outros atores, em questões de interesse social geral (exemplo: projetos de defesa ambiental ou de saúde pública em que a escola intervém na comunidade local)

Formação de comunicadores: ações inovadoras de formação de comunicadores em ciência e tecnologia

Media: o papel dos media, incluindo os novos media, na comunicação de ciência.

Museus e centros de ciência: atividades de comunicação de ciência específicas de espaços de cariz museológico (museus, centros de ciência, zoos, planetários, aquários…).

Públicos: como envolver em questões científicas e chegar eficientemente a públicos específicos, não escolares.

NB1: Cada participante pode submeter várias propostas, assegurando no entanto que cada apresentação selecionada é efetuada por diferentes elementos da equipa, desde que co-autores da proposta. 

NB2: A Comissão Científica poderá, se assim entender, propor a fusão de várias propostas submetidas pela mesma equipa e/ou a alteração do formato da apresentação (oral ou poster).

NB3: As propostas que consistam na descrição simples de projetos ou atividades deverão ser submetidas para poster. Para comunicações orais, recomenda-se forte componente de apreciação, reflexão e avaliação de conceitos, práticas e ideias.

Questões relacionadas com a submissão de propostas devem ser dirigidas para propostas@scicom.pt .