Foi no Congresso SciComPt 2015 que eu e muitos outros comunicadores de ciência nos tornámos sócios da associação que tinha sido oficialmente fundada a 18 de novembro de 2014. Mas aquela não foi a primeira vez que nos encontrámos: os congressos anuais tinham começado dois anos antes — e eu, tal como muitos de vós, não perdi nenhum desde então.

Quando assisti ao primeiro Congresso SciComPt em 2013 já andava na comunicação de ciência há uns anos, mas tirando os grupos de monitores com quem partilhava funções não tinha contacto com outros comunicadores. Foi a participação nos congressos que me mostrou o valor de pertencer a uma Rede.

A importância da troca de experiências e do estabelecimento de relações, a vontade de trabalhar em prol da comunicação de ciência e a necessidade de dar voz aos comunicadores de ciência, em particular aos jornalistas de ciência, fizeram com que me envolvesse cada vez mais no trabalho da associação e viesse a integrar os órgãos sociais.

sicompt

A diversidade de comunicadores de ciência em Portugal, das funções que desempenham e das regiões geográficas onde atuam é enorme, daí que tenha procurado reunir nos atuais órgãos sociais uma equipa tão experiente e diversa quanto possível. Os diferentes percursos de cada um dos membros que compõem os órgãos sociais da SciComPt permitem ter uma visão alargada da comunicação de ciência em Portugal. A visão de pormenor, porém, será reforçada pelos sócios e pela sua ligação à associação.

Apesar de jovem, a SciComPt já identificou duas grandes mais valias para os seus associados (que ao mesmo tempo dão resposta às duas maiores necessidades identificadas pela comunidade): o fortalecimento da Rede, conseguido graças aos congressos nacionais e, no futuro, aos eventos que gostaríamos de realizar a nível local ou regional; e os workshops e formações, que permitem aos sócios não só explorarem novas competências, como lhes dará a oportunidade de partilharem os seus próprios conhecimentos.

Temos muitos planos para os próximos anos e estamos, naturalmente, a contar com os sócios para manter uma Rede que nos sirva a todos da melhor maneira. Teremos grupos de trabalho específicos (como para os workshops ou congressos anuais), nos quais qualquer sócio poderá participar, e queremos fazer um levantamento dos formadores disponíveis entre os associados da SciComPt.

Contamos convosco. Se tiverem dúvidas, sugestões ou precisarem de falar connosco podem fazê-lo por email (info@scicom.pt) ou no Twitter (@scicomPT).

Até breve.

Vera Novais
Presidente da SciComPt