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Oficinas

Dia 11 de maio | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Formulário de inscrição

Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição nas Oficinas de formação (pré-congresso). Inscrições abertas até 6 de maio de 2022.

Taxas de inscrição

tabela oficinas

 

Oficina 1: Todos os jornalistas podem falar sobre ciência

Formadora: Vera Novais (Observador +  SciComPt, Portugal)
Resumo: A pandemia mostrou-nos que a qualquer momento um jornalista de outra área de especialidade pode dar consigo a fazer cobertura de ciência e saúde, mesmo que nunca o tenha feito antes. Para os órgãos de comunicação social mais pequenos, que nem sempre têm meios para dar atenção à ciência, este também se tornou um tema incontornável. Considerando a inegável importância que os temas de saúde e ciência têm a nível nacional, mas também (e sobretudo) local, esta oficina pretende desenvolver as competências básicas para reportar sobre estes tópicos e criar, em conjunto com os jornalistas, estratégias que lhes permitam ultrapassar as dificuldades e limitações. Nesta oficina, mais do que explorar a experiência pessoal, a formadora pretende que os formandos, em grupos, identifiquem as dificuldades ou limitações na cobertura de notícias de saúde e ciência, que sugiram soluções e que saiam da oficina com ferramentas e/ou parcerias que possam usar no trabalho diário. A oficina está aberta a todos os jornalistas, independentemente do meio de comunicação (imprensa escrita, rádio, televisão, …).
Horário: 09h30 às 12h30
Número de participantes:
 20
Materiais: As folhas, post its e canetas serão disponibilizadas pela organização.

Oficina 2: Oficina de produção de Histórias em Quadrinhos/Bandas Desenhadas para Divulgação da Ciência

Formador: Carlos Teixeira (Observatório de Histórias em Quadrinhos, Universidade de São Paulo, Brasil)
Resumo: Proposta de oficina de produção de histórias aos quadrinhos/bandas desenhadas para divulgação de temas científicos, entre eles o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT Portugal), tendo como referência a experiência do formador em coordenar projetos semelhantes no Brasil. O formador é autor de duas revistas que divulgam histórias aos quadrinhos de cientistas negros brasileiros e uma sobre o tema “Água”. O público-alvo desta oficina são comunicadores de ciência, mas a oficina pode também ser aberta a estudantes universitários e ao público interessado em produzir histórias aos quadrinhos. Pré-requisito: ter noções básicas de desenho ou saber desenhar. Etapas da Oficina: 1. Os participantes receberão informações relacionadas à SNCT 2022 de Portugal e sobre a divulgação da ciência; 2. Os participantes receberão informações técnicas e artísticas sobre a produção de histórias aos quadrinhos, incluindo: elaboração de roteiro e produção autoral e produção editorial (produção individual/produção colaborativa); 3. Construção de personagens; 4. A linguagem dos quadrinhos: balonamento (balões de fala, pensamento, sentimento, entre outros); onomatopeias (reprodução de sons por meio de fonemas); linhas cinéticas (indicam movimento, velocidade); enquadramento: planos geral, médio, americano, close-up, entre outros; perspectiva: traços finos/grossos indicando distância/proximidade; desenho grande/pequeno indicando proximidade/distância.
Horário: 09h30 às 12h30
Número de participantes: 20
Materiais: Os materiais de desenho necessários para esta oficina serão disponibilizados pela organização.

Oficina 3: Practical cybersecurity for journalists and science communicators [EN]

Formadoras: Andrada Fiscutean (Science Journalist + WFSJ) & Sabina-Alexandra Ștefănescu (Independent Security Researcher)
Resumo: Journalists and science communicators and influential professionals. They send to each other confidential data, do deeply researched interviews, and are connected with high-profile individuals. A laptop or phone a journalist/communicator owns can be worth tens of thousands of dollars if we only add the value of unpublished work, email history, and contacts. Hackers have attacked universities, research institutes, hospitals, pharma companies & more hoping to get their hands on the latest research data. Powerful hacking tools like Pegasus and wipers are becoming more advanced, and the recent war in Ukraine adds more fuel to the fire. How can science communicators and journalists stay safe? How can they communicate with each other safely? How can they avoid being hit, thus jeopardizing their organization’s security? In this (James Bond-like) workshop, we will use tips and tricks from the world’s greatest hackers, security experts, and whistleblowers. We’ll teach you how to use encrypted emails, messages, and files; and how to open suspicious email attachments. We’ll show you how to travel securely to countries known to spy on citizens. We’ll discuss mobile apps that hide photos and videos. And, ultimately, we’ll also demonstrate how potato chips, coffee, and aluminum foil can boost your digital security.This workshop will help the participants take concrete steps towards securing their online presence and their work. Authors will also publish a cheat sheet containing the steps outlined in the workshop so that the participants can disseminate the practices among their peers.
Horário: 14h00 às 17h00
Número de participantes: 20
Materiais: Computadores e telemóveis pessoais

Oficina 4: O zine como laboratório de artes gráficas e princípios editoriais

Formadores: Santiago Mourão & Najla Leroy (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal)
Resumo: Propomos um laboratório experimental de produção gráfica e editorial como forma de estimular os participantes a exercitar novas abordagens de comunicação por meio de um media não digital: o zine (autopublicação independente e de pequena circulação). A oficina tem como objetivo produzir um zine coletivo e é dividida em dois momentos práticos: experimentação das técnicas de impressão (carimbos, stencil, monotipia e fotocópia) e produção gráfica (editoração, reprodução, montagem e encadernação). A partir do regresso às práticas de comunicação visual analógicas, pretendemos que os participantes compreendam alguns fundamentos de softwares de imagens digitais que mimetizam estas tecnologias, assim como apontar para a materialidade e especificidade da mídia impressa como ambiente de construção do discurso e conhecimento. Assim, busca-se apontar para os potenciais benefícios dos resgates técnicos e tecnológicos como mecanismo de aprimoramento estético e narrativo dos comunicadores, e, no contexto da comunicação de ciência e tecnologia, também servir para influenciar novas estratégias para o fortalecimento da promoção do conhecimento científico.
Horário: 14h00 às 17h00
Número de participantes: 20
Materiais: Os materiais de desenho necessários para esta oficina serão disponibilizados pela organização e formadores.

Oficina 5: Visualizing Science: from raw data to impactful design stories [PT/EN]

Formadores: Salomé Esteves (CIAUD/FAULisboa) e Sara Mesquita (LIP & NOVA Medical School); Luís Morgado e Rita de Almeida Neves (ITQB NOVA).
Resumo: We present a joint workshop proposal, which includes three sessions. Each session will tackle different visualization-related themes with a hands-on approach: (1) the first part of the workshop aims to show the Importance of Image in Science, Graphic Design Principles,and Visual Elements in Science; (2) the second part will cover how to find accessible and reliable datasets (that require little processing), going through simple ways of visualizing and presenting the data, visually structuring a graphic narrative, and integrating it with a cohesive message. This part is especially relevant for science journalists, researchers, and science communicators looking to use visualization and imagery as a graphical aid to build stories with data; (3) in the last section it is expected that participants apply the methods and techniques learned in the previous sessions. Due to the exercises’ flexibility, we welcome participants from various degrees of expertise. They will be able to adjust the difficulty of each exercise, adapt it to their abilities and work with colleagues with complementary skills. To ground the knowledge, promote self-reflection,and generate dialogue, the workshop will end with a moment of presentation and discussion. The sessions will also include a list of resources, examples, and useful tools that participants can apply in their day-to-day life.
Horário: 10h00 às 17h00, com intervalo para almoço
Número de participantes: 20
Materiais: Computadores pessoais. Os restantes materiais serão disponibilizados pela organização.

 

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