
Programa
Programa detalhado
O programa detalhado com resumos está disponível aqui (atualizado a 12/05/2022).
Dia 11 de maio | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
09h30 – 12h30: Oficinas de formação 1 e 2
Oficina 1: Todos os jornalistas podem falar sobre ciência
Formadora: Vera Novais (Observador + SciComPt, Portugal)
Sala de projeção coletiva
Oficina 2: Oficina de produção de Histórias em Quadrinhos/Bandas Desenhadas para Divulgação da Ciência
Formador: Carlos Teixeira (Observatório de Histórias em Quadrinhos, Universidade de São Paulo, Brasil)
Sala de jantar
14h00 – 17h00: Oficinas de formação 3 e 4
Oficina 3: Practical cybersecurity for journalists and science communicators [EN]
Formadoras: Andrada Fiscutean (Science Journalist + WFSJ) & Sabina-Alexandra Ștefănescu (Independent Security Researcher)
Sala de projeção coletiva
Oficina 4: O zine como laboratório de artes gráficas e princípios editoriais
Formadores: Santiago Mourão & Najla Leroy (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal)
Sala de jantar
10h00 – 17h00: Oficina de formação 5
Oficina 5: Visualizing Science: from raw data to impactful design stories [PT/EN]
Formadores: Salomé Esteves (CIAUD/FAULisboa) e Sara Mesquita (LIP & NOVA Medical School); Luís Morgado e Rita de Almeida Neves (ITQB NOVA).
Auditório
17h00-18h30: Boas-vindas aos participantes
Sala das Cavalariças
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Dia 12 de maio | Nonagon e Expolab
08h30-09h30: Receção
09h30-10h00: Sessão de abertura do Congresso SciComPt 2022
Odete Cabral, Adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação da Câmara Municipal de Lagoa
Vera Novais, Presidente da Rede SciComPt
Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Auditório do Nonagon
10h00-11h00: Sessão plenária 1 “Rethinking science communication: towards a practice of openness and reflexivity in uncertain times
Frank Kupper, VU Amsterdam & RETHINK project
Moderador: Joana Lobo Antunes, Comunicadora de Ciência, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Auditório Nonagon
11h00-11h30: Pausa para café
11h30-13h00: Sessões paralelas e debates
Sessão inversa D1 | Ciência em Portugal: têm a palavra as mulheres
Oradores: Ana dos Santos Carvalho (SoapBox Science Lisbon & Coimbra; Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra), Carla Dâmaso (Observatório do Mar dos Açores), Catarina Figueira (Ciência Viva), Rita Morais Costa (INESC TEC)
Moderador: Pedro Garcia (Observatório Astronómico de Santana – Açores; SciComPt)
Auditório Expolab
Longas 1 | Estratégias de comunicação
Sala Viking
L1.1 Redes Sociais: uma estratégia institucional
Joana Lobo Antunes, Sílvio Mendes*
Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal
L1.2 Estratégias de comunicação em projetos de ciência cidadã. Uma análise preliminar
Cristina Luís [1]*, Inês Navalhas [1], Esther Marín-González [2]
1 Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal
L1.3 Impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros
Alice Ribeiro [1]*, Luisa Massarani [1], Douglas Falcão [2];
1 Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Brasil
2 Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, Brasil
3 Museu de Astronomia e Ciências Afins, Brasil
L1.4 Avaliação a meio para melhorar o futuro: resultados do inquérito sobre as redes sociais do projeto ReSEED
Caroline Delmazo
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra, Portugal
L1.5 Avaliação da Noite Europeia dos Investigadores 2021
Afonso Pais*, Renata Ramalho, Ana Sanchez, Maria Castanheira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
L1.6 A comunicação de ciência em tempos de Covid-19: um estudo de caso
Rita Hasse Ferreira [1, 2], Ana Sanchez [2], Renata Ramalho [2]
1 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2 Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Longas 2 | Literacia
Sala Apolo
L2.1 Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media
Miguel Crespo [1]*, Vítor Tomé [1], Sofia Branco [2], Isabel Nery [2]
1 Centro de Investigação e Estudos De Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2 Associação Literacia para os Media e Jornalismo, Portugal
L2.2 A Saúde no Saber – Despertar a Sociedade para a Ciência
Carolina Caetano [1]*, Marta Quatorze Correia [1], João Cardoso [2], Marta Costa [3], Carolina Simões [4], Nuno Coelho [4], André Caetano, Sara Varela Amaral [1, 2]
1 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Universidade de Coimbra, Portugal
4 Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, Portugal
L2.3 Comunidades Saudáveis: comunicar saúde para construir o futuro
Carmen Arqueiro [1]*, Isabel Correia [1], Regina Sousa [1], Pedro Pombo [1, 2]
1 Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro, Portugal
2 Departamento de Física, Universidade de Aveiro, Portugal
L2.4 Literacia em Saúde e a ameaça de uma nova exclusão digital: padrões de utilização e confiança nas Tecnologias de Informação em Portugal
Hernâni Oliveira [1, 2]*, Helena Lima [1, 3]
1 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Portugal
2 Universidade de Évora, Portugal
3 Universidade do Porto, Portugal
L2.5 Literacia do Oceano – todos a bordo
Sara Mira*, Hélder Ferreira, Inês Ferreira Guedes, Ricardo Nunes, Helena Vieira, Diana Correia, Ana Marta Costa, Dina Cintra, Nathália Lima, Renato Godinho, Luís Azevedo Rodrigues
Centro Ciência Viva de Lagos, Portugal
L2.6 Recursos didáticos digitais – uma forma de comunicar Ciência
Sara Mira, Hélder Ferreira, Luís Azevedo Rodrigues*
Centro Ciência Viva de Lagos, Portugal
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Sessões paralelas e debates
Sessão inversa D2 | O potencial do mundo visual na comunicação de ciência
Oradores: André Caetano, Bárbara Pinho, Diana Marques [1], Gil Costa, Joana Carvalho
1 National Geographic Magazine, Estados Unidos da América
Auditório Expolab
Longas 3 | Co-criação
Sala Viking
L3.1 Aprendizagem das STEAM: escola aberta para a construção do futuro
Pedro Pombo*, Carolina Magalhães, José Manuel Lopes
Fábrica Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Portugal
L3.2 Clubes de Ciência – programa de Mentorias e co-criação
Rita de Almeida Neves*, Renata Ramalho, Ana Fortunato
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
L3.3 Academia do Conhecimento Dóing makerspace: co-criação para a promoção de competências do futuro
Carolina Magalhães, Sandra Granja*, Pedro Pombo
Fábrica Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Portugal
L3.4 Herbário Comunitário dos Açores
Bruno Márquez [1, 2]*, Azucena de la Cruz [1]
1 Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Açores, Portugal
2 Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – Morfologias e Dinâmicas do Território, Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto, Portugal
L3.5 FISASTEE – um projeto de pais para filhos
José Gonçalves [1]*, Paulo Simeão Carvalho [1], Luciano Medeiros [2]
1 Universidade do Porto, Portugal
2 Universidade Federal Fluminense, Brasil
L3.6 SALL – Schools as Living Labs: As escolas abertas à comunidade para a resolução de problemas ligados aos sistemas alimentares
Gisela Gaio-Oliveira, Adriana Galveias, Sofia Lucas*
Pavilhão do Conhecimento, Centro Ciência Viva, Portugal
14h30-15h10: Breves 1 | Conservação e ambiente
Sala Apolo
B1.1 432 Hz
Andreia Sousa [1]*, Gianna de Toni [2], Mónica Reis [2]
1 Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Conservatório Regional de Ponta Delgada, Portugal
B1.2 Lixo marinho – limpezas de praia como forma de consciencialização e corresponsabilização
Sara Bettencourt [1, 2, 3, 4]*, Carlos Lucas [4], Sónia Costa [3, 4], Sandra Caeiro [1, 2]
1 Departamento de Ciências e Tecnologia, Universidade Aberta, Portugal
2 Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
3 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, ARDITI, Portugal
4 Observatório Oceânico da Madeira, ARDITI, Portugal
B1.3 Atlas do Priolo: Estratégia de Comunicação na Ciência Cidadã
Tarso Costa, Azucena Martin*, Andreia Amaral
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Portugal
B1.4 Entre líquenes e abelhas – Era uma vez… Eureka!
Diogo Gomes, Inês Rites, Alexandra Nobre*
Science Through Our Lives, Universidade do Minho, Portugal
B1.5 Fachadas de cortiça: desempenho, qualidade ambiental e percepção do público
Ana Catarina Sequeira [1]*, I. Miranda [2], A. Lourenço [2], S. Knapic [3], I. Skulska [1], M. C. Colaço [1]
1 Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
3 SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, Portugal
B1.6 Educar para conhecer, proteger e monitorizar os castanheiros através da tecnologia IoT
Ilaria Marengo [1], Manuel Simões [1], Márcio Almeida [1], Rita Hasse Ferreira [1]*, Alberto Barata [2]
1 InnovPlantProtect CoLAB, Portugal
2 Câmara Municipal do Sabugal, Portugal
15h15-15h55: Breves 2 | Envolvimento do público
Sala Apolo
B2.1 Envolver alunos, professores e investigadores na partilha do conhecimento sobre a zona entremarés rochosa: o projeto bLueTIDE
Zara Teixeira [1]*, Ana C. Rocha [1], André Costa [2], Carlos Gonçalves [1], Cármen Elias [3], Cátia Marques [1], Cláudia Moreira [1], Cristina E. Santo [2], David Jacinto [2], Helena Adão [2], Helena Veríssimo [1], Joana N. Fernandes [2], João C. Marques [1], João Castro [2], João Medeiros [4], José Lino Costa [4], M. Inês Seabra [2], Maria João Correia [4], Marta Mamede [2], Mélanie Costa [2], Sónia Cotrim [3], Susana Celestino [2], Susana França [4], Susana M. F. Ferreira [3], Teresa Cruz [2], Teresa Mouga [3], Teresa Silva [2], Tiago Verdelhos [1], Vera Sequeira [4]
1 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Évora, Portugal
3 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Politécnico de Leiria, Portugal
4 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Portugal
B2.2 Ciência em Erupção
Nuno Pereira*, Carolina Rodrigues
Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), Portugal
B2.3 aBEIRAr – Parceria de ciência cidadã para a valorização do território: a ciência enquanto promotor da coesão territorial
Catarina Santos [1], Catarina Seabra [2], Cristina Caetano [1], Emanuel de Castro [3], Hugo Gomes [3], Lucas Cezar [3], Maria Inês Veríssimo [4], Maria Inês Vicente* [4, 5], Paulo Pessoa [6], Sandra Pinto [6]
1 Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Portugal
2 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Associação Geopark Estrela, Portugal
4 Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal
5 Universidade de Leiden, Países Baixos
6 Universidade da Beira Interior, Portugal
B2.4 Visitas Guiadas Virtuais: um modelo dinâmico para explorar Ciência
Sandra S. Soares*, Sofia Lucas
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Portugal
B2.5 Envolver públicos diversos com Inteligência Artificial e Biologia Computacional: desafios e oportunidades
Pedro Ferreira
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento, Lisboa, Portugal
B2.6 Clubes Ciência Viva na Escola: uma abordagem agregadora ancorada numa rede de parcerias
Rosalia Vargas, Susana Ferreira, Sofia Lucas*, Gisela Oliveira, Adriana Galveias
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Ministério da Educação
16h00-16h30: Pausa para café
16h30-18h00: Sessões paralelas e debates
Longas 4 | Comunicar ambiente
Auditório Expolab
L4.1 Ciência(s) no ativismo climático jovem
Anabela Carvalho*, Daniela Ferreira da Silva
Universidade do Minho, Portugal
L4.2 Interagir com ‘climate change data’: uma revisão de Human Computer Interactions e propostas para o futuro da comunicação sobre alterações climáticas
Marta Ferreira [1, 2]*; Valentina Nisi [1, 2]; Nuno Nunes [1, 2]
1 Laboratory for Robotics and Engineering Systems, Interactive Technologies Institute, Portugal
2 Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal
L4.3 Combater preconceitos através de aprendizagem ativa e multimodal
Isabel Aguiar Pinto Mina [1, 2]*, Ana Clara Cavalcante [1, 2], Melyssa Carvalho [1], Alexandra Nobre [1, 2], Elisabete Fernandes [3]
1 Departamento de Biologia, Escola de Ciências, Universidade do Minho, Portugal
2 STOL – Science Through Our Lives, Portugal
3 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, Portugal
L4.4 Equipamentos para a educação ambiental: um contributo para a promoção do turismo sustentável?
Margarida Correia Marques
Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
L4.5 Controlo de Acacia spp.: as atividades da ciência cidadã, desenvolvidas no âmbito do projeto Acacia4FirePrev
Celina Barroca [1, 2, 3]*, Iryna Skulska [4], Soraia Pedro [1, 3], Ofélia Anjos [1, 2, 3], José Carlos Gonçalves [1, 2, 5], Conceição Colaço [4]
1 Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Castelo Branco, Portugal
2 Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
3 Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
4 Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” – InBIO, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
5 Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
L4.6 Espaços verdes e qualidade ambiental na cidade de Ponta Delgada: perceção e consciencialização dos habitantes
Nicol Martinho [1]*, Domingos Lopes [2, 3], Margarida Correia Marques [1, 3]
1 Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2 Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
3 Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
L4.7 Reinventar A Noite
Catarina Domingues [1]; Rita Santos [1]; Jorge Noro [1]; Cláudia Cavadas [1, 2, 3]; Ana Santos Carvalho [1, 2, 3]*
1 Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra, Portugal
16h30-17h10
Breves 3 | Ferramentas para comunicadores
Sala Viking
B3.1 Organização de formações Ciência/Media em formato online: desafios e oportunidades
Rita Ponce [1]*, Susana Ambrósio [2], Raquel Branquinho [3], Szymek Drobniak [4, 5]
1 Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal
3 Research Management & Science Communication, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal
4 Institute of Environmental Sciences, Jagiellonian University, Polónia; 5 School of Biological, Environmental & Earth Sciences, University of New South Wales, Austrália
B3.2 Lessons for first-time video makers: suggestions and guidance for producing low budget science communication videos
Morgan Casal-Ribeiro*, Ualerson Iran Peixoto, Wendell Medeiros-Leal, Ana Novoa-Pabon, Mário Pinho, Régis Santos
Instituto do Mar, Universidade dos Açores, Portugal
B3.3 Surrounded By Science SbS – Rodeados pela Ciência: um projeto H2020 de avaliação e certificação de atividades de comunicação e educação informal de ciência
Sara Anjos [1, 2, 3]*, Rosa Doran [1]
1 NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, Portugal
2 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
3 Universidade de Leiden, Países Baixos
B3.4 Descobrindo a Ciência nas Tradições Culturais da Ilha da Madeira
Teresa Cristina Lopes [1]*, Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho [1, 2, 3]
1 Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
2 Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
3 Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto, Portugal
B3.5 Dia Aberto ITQB NOVA – abrir as portas digitais
Renata Ramalho*, Rita de Almeida Neves, Luís Morgado, Bárbara Teixeira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Breves 4 | Literacia em saúde
Sala Apolo
B4.1 A VoiceMED: a comunicação em saúde numa newsletter
Luísa Carvalho-Carreira
Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal
B4.2 Ciência na imprensa brasileira: cobertura da covid-19 na Folha de S.Paulo
Mariana Hafiz [1]*, Sabine Righetti [1], Estevão Cabestre Gamba [2]
1 Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2 Universidade Federal de São Paulo, Brasil
B4.3 Imunidade para todos – Modelo inovador para a promoção do sucesso escolar
Ana Sofia Duarte [1]*, Ana Peixoto Gomes [1], Karina Mendes [1], Maria José Correia [1], Sara Costa [1], Lina Dantas [1], Marlene Barros [1], Fábio Ribeiro [2], João Fernandes [2]
1 Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Faculdade de Medicina Dentária, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2 Academi@ STEM Mangualde, Portugal
B4.4 Projeto Fit4FOOD – Criação de um food lab nos Açores
Carlos Leal*, Catarina Meneses, Catarina Faria, Regina Rosa, Alexandra Correia, Flávia Mendes, Margarida Sodré
B4.5 A quimiofobia é uma realidade? Alterou-se com a pandemia? Análise de um inquérito realizado entre estudantes do Ensino Secundário
Sérgio P. J. Rodrigues [1, 2]*, Carla Verdade [2,3], Patrícia Pinto [3], Ana Paula Branquinho [3]
1 Centro de Química de Coimbra, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Departamento de Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Escola Secundária D. Maria, Coimbra, Portugal
17h15-17h55
Breves 5 | Plataformas digitais
Sala Viking
B5.1 As redes sociais também são para cientistas
Andreia G. Pinho [1]*, Rute A. Pereira [2]*
1 Universidade do Minho, Portugal
2 Universidade de Aveiro, Portugal
B5.2 Como comunicar ciência nas redes sociais: o caso do “Ciência em 3 minutos”
Ana Cadete Pires, Catarina Ferreira, Dora Dias, Filipa Ramilo, Inês Navalhas, Joana Pinto Vieira, Marguerita Rosa, Mariana Ferreira, Rita de Almeida Neves*
The Non-Conformist Scientist
B5.3 Filhos da Pandemia: Self-made comunicadores de Ciência no Instagram
Carolina Carreiro
NOVA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
B5.4 A Fronteira para o Invisível: a transição para o digital
Cátia Rodrigues*, Joana Medeiros, Joana Pimentel
Centro de Ciência Observatório Microbiano dos Açores, Portugal
B5.5 Fire Education Platform: uma ferramenta imersiva para transferência de conhecimento sobre Incêndios Florestais
Skulska I.*, Sequeira A. C, Colaço M.C.
Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” – InBIO, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
B5.6 El SocioAmbiental. Educación ambiental adaptada y donde menos te la esperas
Marcos Ruiz Abad
El SocioAmbiental
18h00-20h00: Programa social | Visita ao Chá Gorreana e ao Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA)
21h30: PubhD Especial Açores
“Valorização do capital natural através do Ecoturismo”, Daniela Casimiro (Doutoranda em biologia)
“Micro-mundo dos rios em ilhas remotas”, Ana Balibrea (Doutoranda em Biologia)
Bar do Pi (Portas do Mar)
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Dia 13 de maio | Nonagon e Expolab
08h30-09h00: Receção
09h00-10h00: Sessão Plenária 2 “Science Communication in Lusophone Contexts: Transformational Perspectives on Internationalisation, Decolonisation and Partnerships”
Elizabeth Rasekoala, President of African Gong: The Pan-African Network for the Popularization of Science & Technology and Science Communication
Moderador: Ana Sanchez, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier – Universidade Nova de Lisboa (ITQB – Nova)
Auditório Nonagon
10h00-11h00: Expo SciComPt
Expolab
- ASTROPILLAR – Atividade interativa de uma missão pelo Sistema Solar
- Grow Up School – ATL – Iniciação à Programação
- ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar
- Sem Espinhas – Um podcast de Comunicação de Ciência
- Ver para Querer – Respostas a perguntas (im)pertinentes
- Comunicar o Mar dos Açores – Recursos e Programa Educativo
- “Ao Ataque!” – a jornada de comunicação sobre vacinação
- Simulador de VLBI
- Plastic REPLAY – reciclagem criativa de brinquedos
- Universidade do Oceano – As ciências do mar para e com os jovens
- Laboratórios de cocriação NEWSERA: como alcançar diferentes stakeholders através da ciência cidadã?
- PubhD nos Açores: uma semente de comunicação de ciência
- Uma viagem marítima no tempo: o navio de Darwin em realidade virtual como ferramenta de divulgação científica para conhecer a biodiversidade
- Panos de cera de abelha – uma alternativa sustentável
- O meu nome é alga e vivo no mar! O que sabes sobre mim?
11h00-11h30: Pausa para café
11h30-13h00: Sessões paralelas e debates
Desenho colaborativo de cenários D3 | Desenho de intervenções com o povo das dunas
Autores: João Cão Duarte (Centro de Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa), Ana Almeida e Carla Almeida (Associação Faber, Trafaria)
Auditório Expolab
Longas 5 | Novas abordagens
Sala Viking
L5.1 Projeto 19 – Conversão de artigos científicos sobre o mar em comunicação por adolescentes
Tiago Garcia
CoLAB +ATLANTIC, Portugal
L5.2 Relato de experiência: Produção de bandas desenhadas de divulgação da ciência
Carlos Teixeira*, Waldomiro Vergueiro
Observatório de Histórias em Quadrinhos, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, Brasil
L5.3 Colocar a ciência no spotlight: as histórias ilustradas no INESC TEC
Rita Costa [1, 2]*, Bárbara Pinho*
1 Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2 Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Portugal
L5.4 Casa da Seda 2.0 – Projetos de renovação de conteúdos digitais para a comunicação de ciência
Estefânia Gonçalves [1]*, Ivone Fachada [1], Ana Isabel Pereira [2], Vicente Leite [2]
1 Centro Ciência Viva de Bragança, Portugal
2 Research Centre in Digitalization and Intelligent Robotics, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
L5.5 @ Cientista Regressa à Escola – oficinas de ciências para alun@s do 4º ano dinamizadas por cientistas que regressam à sua escola
Joana Bordalo [1, 2]*, Joana Moscoso [1], Matilde Gonçalves [1, 2], Teresa Serafim [1], Sara Martins [1], Gil Costa [1], Ricardo Marvão [1, 3]
1 Native Scientist, Portugal
2 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
3 Beta-i, Portugal
L5.6 A aprendizagem fora da sala de aula: o impacto e exemplos de boas práticas
Adriana Galveias, Gisela Gaio-Oliveira, Rita Moreira, Filipe Carmo, Sofia Lucas, Sandra Soares*
Ciência Viva, Portugal
Longas 6 | Media e Sociedade
Sala Apolo
L6.1 Dinâmicas de desinformação pública em ciência: o caso da pílula do câncer no Brasil
Aline Bastos
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
L6.2 O que é que os jornalistas pensam sobre a cobertura de mar na imprensa Europeia?
Bruno Pinto[1]*, Ana Matias [2]
1 MARE, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal
2 CIMA, Universidade do Algarve, Portugal
L6.3 Maratona da Saúde: 10 anos de cidadania ativa para a ciência em Portugal
Maria João Leão*, Sofia Rodrigues
Maratona da Saúde Associação, Portugal
L6.4 Famílias visitam a exposição “Água – Uma exposição sem filtro” do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em Lisboa (Portugal): uma análise das interações e conversas
Luisa Massarani [1], Cristina Luis [2]*, Graziele Scalfi [1], Antero Portela [1]
1 Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, Brasil
2 Universidade de Lisboa, Portugal
L6.5 RAEGE-Az e o impacto da divulgação de ciência
Raquel Ribeiro [1]*, Francisco Wallenstein [1], João Salmim Ferreira [1], Susana Cabral [2]
1 Associação RAEGE Açores, Portugal
2 Expolab – Centro de Ciência Viva, Portugal
L6.6 Leitura de fake news sobre vacina em contextos formais de aprendizagem
Cesar Augusto Gomes
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Mesa redonda “É possível comunicar ciência em qualquer região?”
Moderador: Paulo Simões (diretor do Açoriano Oriental e TSF Açores)
Oradores: Carla Dâmaso (OMA, Açores), Catarina Figueira (Agência Ciência Viva), Maria Vicente (Plataforma Ciência Aberta, Figueira de Castelo Rodrigo), Sérgio Ávila (Universidade dos Açores), Sónia Costa (ARDITI, Madeira).
Auditório Nonagon
16h00-16h30: Pausa para café
16h30-17h30: IV Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência
Apresentação das conclusões e discussão (mais infomações aqui)
Auditório Nonagon
17h30-18h30: Sessão de Encerramento
Vera Novais, Presidente da Rede SciComPt
Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Momento cultural | Trio Origens
Anúncio dos premiados Congresso SciComPt 2022
Auditório Nonagon
18h30-19h30: Passeio por Lagoa
[No final do passeio (19h30) os autocarros estarão à espera dos participantes no Jardim à frente das bombas – Largo da Ermida Nossa Senhora da Graça. Se estiver mau tempo os autocarros estarão no Nonagon]
20h00: Jantar Congresso SciComPt 2022
Jantar de encerramento oferecido pela Câmara Municipal de Lagoa
Quinta Santa Rosa de Viterbo – Estrada da Ribeira Grande
[Depois do jantar, os participantes serão deixados em Lagoa ou Ponta Delgada consoante o seu destino]
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Dia 14 de maio | Ponta Delgada
08h30 – 13h00: Programa social
Proposta 1 | Passeio geológico: Visita às fajãs lávicas micaelenses com apresentação de informação de caráter científico nas áreas da geologia e vulcanologia.
Proposta 2 | Jardins, palácios e outros monumentos: Visita guiada aos jardins, palácios e monumentos mais emblemáticos de Ponta Delgada. (atividade cancelada por falta de inscrições)
Proposta 3 | Observação de cetáceos: Viagem de barco ao largo da costa de S. Miguel, acompanhada por biólogos e guias, para observação de cetáceos.
10.ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência – SciComPt 2022
Pára, escuta e age: refletir no passado para construir o futuro
Data
11, 12 e 13 de maio de 2022
Local
Dia 11 de maio
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Dias 12 e 13 de maio
Nonagon e Expolab – Centro de Ciência Viva, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em Lagoa
Organização
Rede SciComPt + Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores
Pára, escuta e age: refletir no passado para construir o futuro
Será que o público tem interesse naquilo que nós, comunicadores de ciência, temos para oferecer? Esta será sempre uma das questões de base do nosso trabalho, ainda que os resultados do último Eurobarómetro nos tragam algum alento. Diz o relatório que os portugueses são aqueles que mais querem aprender sobre ciência e que mais apoiam a ciência e tecnologia entre os cidadãos dos países europeus.
Não podemos, no entanto, deixar-nos deslumbrar – há ainda muito a fazer. É por isso que, este ano, nos propomos parar para pensar sobre o que temos feito, ouvir com atenção aquilo que os nossos públicos procuram e agir no sentido de mudar, melhorar ou manter as nossas práticas.
Há algumas dúvidas que nos assaltam à partida: Que públicos temos negligenciado? E será possível chegar a todos eles? Que novas estratégias são necessárias para manter esta evolução positiva? Que impactos, na sociedade e na comunidade científica, queremos alcançar nos próximos anos? E que outras dúvidas podemos trazer para enriquecer este debate e a reflexão? Consideramos que os Açores são o local certo para, num ambiente de inovação e ligação à Natureza, pararmos para refletir sobre as nossas práticas de comunicação.
O alcance e a eficiência da comunicação de ciência foram postos à prova durante estes anos da pandemia e fizeram-nos criar novas formas de interação com os públicos. Pretendemos ouvir o que cada um de nós tem a dizer e respeitar a diversidade de práticas e pensamento, considerando igualmente os dados que demonstram o que os cidadãos consideram relevante para o futuro da comunicação de ciência.
Unidos com este mote, é nos Açores — uma região que tem sido um importante palco do investimento nacional em ciência e inovação tecnológica — que queremos desacelerar enquanto comunidade e sem receio de olhar para dentro e repensar, para continuarmos a construir o futuro da comunicação de ciência em Portugal.
Contamos com as vossas partilhas, experiências e reflexões. Até breve!
Programa
Programa detalhado
O programa detalhado está disponível aqui.
Programa abreviado
Dia 11 de maio | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Oficinas de formação (pré-congresso):
- Oficina 1: Todos os jornalistas podem falar sobre ciência
- Oficina 2: Oficina de produção de Histórias em Quadrinhos/Bandas Desenhadas para Divulgação da Ciência
- Oficina 3: Practical cybersecurity for journalists and science communicators
- Oficina 4: O zine como laboratório de artes gráficas e princípios editoriais
- Oficina 5: Visualizing Science: from raw data to impactful design stories
Boas-vindas aos participantes
Dias 12 e 13 de maio | Nonagon e Expolab
Congresso SciComPt 2022
Sessão de abertura;
Sessões plenárias e mesa redonda:
- Plenária 1 “Rethinking science communication: towards a practice of openness and reflexivity in uncertain times” com Frank Kupper
- Plenária 2 “Science Communication in Lusophone Contexts: Transformational Perspectives on Internationalisation, Decolonisation and Partnerships” com Elizabeth Rasekoala
- Mesa Redonda “É possível comunicar ciência em qualquer região?” com Carla Dâmaso (OMA, Açores), Maria Vicente (Plataforma Ciência Aberta, Figueira de Castelo Rodrigo), Sérgio Ávila (Universidade dos Açores e DRCTD), Sónia Costa (ARDITI, Madeira), representante da Agência Ciência Viva [a confirmar] e moderação de Paulo Simões (diretor do Açoriano Oriental e TSF Açores)
Apresentações longas e breves;
Debates:
- Sessão inversa D1 | Ciência em Portugal: têm a palavra as mulheres com Ana dos Santos Carvalho (SoapBox Science Lisbon & Coimbra; Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra), Carla Dâmaso (Observatório do Mar dos Açores), Catarina Figueira (Ciência Viva), Rita Morais Costa (INESC TEC) e moderação de Pedro Garcia (Observatório Astronómico de Santana – Açores; SciComPt)
- Sessão inversa D2 | O potencial do mundo visual na comunicação de ciência com André Caetano, Bárbara Pinho, Diana Marques, Gil Costa, Joana Carvalho
- Desenho colaborativo de cenários D3 | Desenho de intervenções com o povo das dunas com João Cão Duarte (Centro de Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa), Ana Almeida e Carla Almeida (Associação Faber, Trafaria)
IV Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência;
Expo SciComPt:
- ASTROPILLAR – Atividade interativa de uma missão pelo Sistema Solar
- Grow Up School – ATL – Iniciação à Programação
- ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar
- Sem Espinhas – Um podcast de Comunicação de Ciência
- Ver para Querer – Respostas a perguntas (im)pertinentes
- Comunicar o Mar dos Açores – Recursos e Programa Educativo
- “Ao Ataque!” – a jornada de comunicação sobre vacinação
- Simulador de VLBI
- Plastic REPLAY – reciclagem criativa de brinquedos
- Universidade do Oceano – As ciências do mar para e com os jovens
- Laboratórios de cocriação NEWSERA: como alcançar diferentes stakeholders através da ciência cidadã?
- PubhD nos Açores: uma semente de comunicação de ciência
- Uma viagem marítima no tempo: o navio de Darwin em realidade virtual como ferramenta de divulgação científica para conhecer a biodiversidade
- Panos de cera de abelha – uma alternativa sustentável
- O meu nome é alga e vivo no mar! O que sabes sobre mim?
- Visita ao Chá Gorreana e ao Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA)
- PubhD Especial Açores
- Momento cultural com Trio Origens
- Passeio por Lagoa
- Jantar Congresso SciComPt 2022
Sessão de encerramento.
Dia 14 de maio | 08h30 – 13h00
- Proposta 1: Passeio geológico
- Proposta 2: Visita guiada aos jardins, palácios e outros monumentos de Ponta Delgada (atividade cancelada por falta de inscrições)
- Proposta 3: Observação de cetáceos
Formulário de inscrição
As inscrições para participar no SciComPt 2022 estão encerradas.
As inscrições nas Oficinas de formação (pré-congresso) estão abertas até 6 de maio de 2022 e podem ser formalizadas aqui.
Prazo para inscrição
Congresso SciComPt 2022: 30 de abril de 2022.
Oficinas de formação: 6 de maio de 2022.
Taxas de inscrição
Inscrição no congresso
Inscrição nas oficinas
Se quer ser associado da SciComPt ou atualizar o pagamento das quotas, saiba mais aqui.
Pagamento – dados bancários
O pagamento da inscrição pode ser efectuado por:
transferência bancária
– IBAN: PT50 0010 0000 5740 1750 0013 8
– SWIFT/BIC: BBPIPTPL
paypal
– paypal.me/SciComPt
Dados fiscais da SciComPt
– Associação da Comunicação de Ciência SciComPt
– NIF: 513311319
Comprovativo de pagamento
A inscrição apenas será considerada válida após receção do comprovativo de pagamento.
O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para o email congresso@scicom.pt com o seguinte título: SciComPt 2022 + NOME PARTICIPANTE
Nota 1: Para associados de associações parceiras da SciComPt – AECC, ACCC, Divulgacción, RedeComCiencia, por favor, enviar comprovativo de sócio junto com o comprovativo de pagamento.
Nota 2: Os estudantes devem enviar comprovativo da condição junto com o comprovativo de pagamento
Localização
Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel
Parque de Ciência e Tecnologia
Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
9560-421 Rosário – Lagoa
São Miguel – Açores
EXPOLAB – Centro de Ciência Viva
Avenida da Ciência – Beta, nº8
Rosário 9560-421 Lagoa
São Miguel – Açores
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio S/N
9500-054 Ponta Delgada (Açores)
Como chegar
A organização disponibilizará transporte entre Ponta Delgada e o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em Lagoa:
- IDA: Ponta Delgada – Lagoa
Dias 12 e 13 de maio: partida às 08h00, Avenida Infante Dom Henrique (na paragem de autocarros junto à Entrada das Portas do Mar). Os participante interessados neste transporte devem indicá-lo na ficha de inscrição.
- REGRESSO: Lagoa – Ponta Delgada
Dias 12 e 13 de maio: será assegurado o regresso a Ponta Delgada depois do fim dos trabalhos a quem não integre o programa social.
Dia 12 de maio: será assegurado o transporte até Lagoa e Ponta Delgada a todas as pessoas que desejem integrar o programa social desse dia (passeio).
Dia 13 de maio: será assegurado o regresso a Ponta Delgada (pelas 23h00) depois do jantar em Lagoa.
(Os participantes devem indicar o interesse em participar no programa social na ficha de inscrição. Caso não participem nos programas sociais, devem indicá-lo na receção do Nonagon para serem dirigidos ao autocarro respetivo.)
Local de partida dos autocarros alugados que fazem a ligação entre Ponta Delgada e Lagoa (Nonagon)
Transportes aéreos
Existem ligações aéreas regulares para Ponta Delgada a partir de Lisboa, Porto, Madeira, Gran Canária, Frankfurt (Alemanha), Toronto (Canadá) e Boston (Estados Unidos da América).
Aeroporto de Ponta Delgada
British Airways
Iberia
Lufthansa
Sata Air Açores
Ryanair
Swiss
TAP Portugal
Transavia
Tui Fly
United Airlines
Transportes Marítimos
Por via marítima, também existem ligações regulares, mas apenas entre as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores. Em Ponta Delgada, está, por outro lado, localizado o principal porto comercial dos Açores e uma das maiores marinas açorianas, onde, todos os anos, sobretudo na época alta, atracam largas centenas de iates.
Portos dos Açores
Atlânticoline
Transportes Terrestres
A oferta de transportes terrestres em Ponta Delgada é bastante diversa.
Autocarros (Existem três empresas de autocarros que fazem as ligações aos vários concelhos da ilha. Consulte aqui os horários e linhas de autocarros disponíveis).
Mini-bus (descarregue aqui a brochura com informação sobre os minibus e as linhas disponíveis).
Rent-a-car (Existe uma grande oferta de empresas de rent-a-car. Algumas sugestões: Autatlantis, Ilha Verde Azores, ANC Azores Holidays, Auto Ramalhense. Mais informações aqui).
Táxi (Há várias centrais de táxis em Ponta Delgada e diversos locais onde pode apanhar um táxi. Mais informações em http://www.taxispdl.com, pelo Tel.: +296382000 ou aqui).
Rent-a-bike ou Rent-a-moto (Ponta Delgada disponibiliza uma ótima ciclovia na frente marítima e que liga o centro da cidade às praias de São Roque, Milícias e Pópulo. Há algumas lojas que providenciam o aluguer de bicicletas de lazer, montanha ou estrada. Pode optar ainda por alugar uma moto. Informe-se junto do seu hotel ou antecipadamente à sua viagem ou aqui).
Onde ficar
A organização disponibilizará transporte entre Ponta Delgada (Avenida Infante Dom Henrique, paragem única) e o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em Lagoa (mais informações em “Como chegar”).
Lagoa
- Hotel Arcanjo (2*)
- Nossa Sra da Estrela Apartamentos Turísticos (3*)
- Anc Experience Resort (3*)
- Quinta Sta Bárbara Casas Turísticas (4*)
- Caloura Hotel Resort (4*)
- Villas & Spa (4*)
- White Exclusive Suites & Villas (4*)
Ponta Delgada
- Hotel Alcides (2*)
- Thomas Place (2*)
- Hotel Ponta Delgada (3*)
- Vila Nova Hotel (3*)
- Hotel Matriz (3*)
- Hotel Canadiano (3*)
- Comfort Inn Ponta Delgada (3*)
- Hotel Ponta Delgada (3*)
- Neat Hotel Avenida (4*)
- Hotel Camões (4*)
- Hotel Gaivota Azores (4*)
- Hotel Marina Atlântico (4*)
- Aparthotel Antilia (4*)
- Hotel São Miguel Park (4*)
- The Lince Azores Great Hotel (4*)
- Hotel Talisman (4*)
- Royal Garden Hotel (4*)
- Hotel do Colégio (4*)
- Azor Hotel (5*)
Pode consultar mais informação sobre outros tipos de alojamento (pousadas da juventude, alojamento local, turismo rural…) aqui.
Organização
Apoio
Comissão Organizadora (CO)
Rede SciComPt
- Ana Matias (CIMA/UAlg)
- Bárbara Teixeira (ISR|Lisboa [Técnico])
- Liliana Oliveira (Universidade de Aveiro)
- Manuel Valença (Iscte-IUL)
- Maria Vicente (Universidade de Leiden)
- Marta Daniela Santos (Ciências ULisboa)
- Pedro Garcia (OASA)
- Vera Novais (Observador)
- Henrique Pereira (estudante de Mestrado em Comunicação de Ciência da NOVA)
Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores
- Ana Pacheco
- Antónia Ribeiro
- Luciana Ananias
- Luís Amaral
Comissão Científica (CC)
- Ana Delicado (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
- Ana Godinho (CERN, Genebra)
- Ana Lúcia Mena (MIT Portugal, Guimarães)
- Ana Rita Abecasis (CCMAR – Centro de Ciências do Mar, Faro)
- Anabela Carvalho (Universidade do Minho, Braga)
- António Gomes da Costa (Universcience, Paris)
- Artur Gil (IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores, Ponta Delgada)
- Carla Dâmaso (OMA – Observatório do Mar dos Açores, Horta)
- Catarina Pombo Nabais (CFCUL – Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
- Dora Rolo (Entreolhares – Associação, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Lisboa)
- Elena Lázaro (AEC2 – Asociación Española de Comunicación Científica)
- Fernando Correia (Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro)
- Inês Domingues (iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Lisboa)
- Joana Rodrigues (Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, Castelo Branco)
- João Cão Duarte (CFCUL – Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
- João Gaspar (Rethink Scicomm)
- José de Moura Leite Netto (Rede ComCiência – Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência)
- Leonor Parcero (DivulgAcción – AGC CCT, Asociación Galega de Comunicación de Cultura Científica e Tecnolóxica)
- Luisa Massarani (FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
- Maria João Fonseca (Galeria da biodiversidade – Centro Ciência Viva, Porto)
- Maria João Leão (Maratona da Saúde, Lisboa)
- Mário Montenegro (Marionet – Companhia de Teatro de Coimbra, Universidade de Coimbra)
- Marta Entradas (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
- Miguel Crespo (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
- Patrícia Tiago (cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
- Ricardo Cardoso Reis (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Porto)
- Rosalía Vargas (Agência Ciência Viva, Lisboa)
- Rubén Permuy (ACCC – Asociación Catalana de Comunicación Científica)
- Sara Anjos (NUCLIO, Universidade do Minho, Universidade de Leiden)
- Teresa Girão (Jardim Botânico da Universidade de Coimbra)
- Tiago Carrilho (BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável)
- Vasco Trigo (Jornalista freelancer)
Datas importantes
- Abertura de Candidaturas:
15 de janeiro de 2022. - Prazo de submissão de propostas:
6 de março de 2022. - Prazo de submissão de candidaturas às Bolsas Congresso SciComPt 2022:
6 de março de 2022. - Anúncio das submissões aceites:
28 de março de 2022.30 de março de 2022. - Prazo de inscrições:
- Congresso SciComPt:
30 de abril de 2022 (aconselhamos os participantes que efetuem a sua inscrição com a maior brevidade possível). - Oficinas de formação:
6 de maio de 2022
- Congresso SciComPt:
Formulário de submissão
Clique aqui para aceder ao formulário de submissão de propostas para o SciComPt 2022. (Prazo de submissão de propostas encerrado)
Este formulário NÃO EXCLUI o preenchimento do formulário de inscrição no Congresso.
Formatos
Os participantes do SciComPt 2022 poderão submeter propostas para cinco categorias diferentes.
Apresentações longas
Tipo de apresentação: oral, conjunto de slides
Duração: até 10 minutos
Descrição: as apresentações longas são adequadas, por exemplo, para a apresentação de trabalhos de investigação em comunicação de ciência, projetos de comunicação com impacto demonstrado, trabalhos experimentais ou estudos comparativos.
Apresentações breves
Tipo de apresentação: oral, um slide
Duração: até 3 minutos
Descrição: Devem ser o formato escolhido para apresentar trabalhos de comunicação de curta duração, casos de estudo, boas práticas, partilhar desafios ou dicas/soluções úteis.
Expo SciComPt 2022
Tipo de apresentação: apresentação/discussão numa banca
Duração: 60 minutos. O programa contemplará um ou mais períodos dedicados exclusivamente à apresentação/discussão dos trabalhos na Expo SciComPt 2022.
Descrição: a Expo SciComPt destina-se à apresentação de projetos e trabalhos com uma forte componente prática, permitindo discutir diferentes tipos de soluções e produtos de comunicação de ciência, incluindo ferramentas/kits educativos, jogos, módulos expositivos, vídeos, podcasts, modelos de atividades ou outros suportes interativos.
Debates
Tipo de apresentação: sessão interativa
Duração: até 90 minutos
Descrição: os debates podem assumir diversos formatos, como por exemplo mesa redonda, sessão inversa, world cafe, fishbowl. Serão valorizadas propostas focadas em temas transversais, que não se foquem em projetos específicos, e que vão ao encontro do tema deste ano do SciComPt 2022.
Oficinas
Tipo de apresentação: sessão interativa (em contexto Pré-Congresso, no dia 11 de maio)
Duração: entre 120 e 210 minutos
Descrição: as oficinas pretendem ser momentos de aprendizagem prática, de técnicas testadas e de impacto comprovado, onde a ação dos participantes tem um papel central, reduzindo tanto quanto possível a exposição prolongada pelo formador. As oficinas podem cobrir uma variedade de tópicos relacionados com a comunicação de ciência e assumir diversos formatos, como sessão de formação ou laboratório de co-criação, entre outros.
Critérios
Breves, Longas e Expo SciComPt 2022
As propostas serão analisadas com base nos seguintes critérios:
- Quando aplicável, o resumo deverá incluir ou prever a identificação do problema, a definição da metodologia, os resultados e a avaliação do impacto;
- O projeto deverá ser contextualizado no panorama da comunicação de ciência e justificar a sua relevância para a comunidade de comunicadores de ciência;
- O projeto deverá ter objetivos definidos de forma clara, conhecer a sua audiência e estar adaptado para alcançar o seu público-alvo;
- O título deverá ser preciso, apelativo e descritivo do resumo;
- A linguagem do resumo deverá ser clara, objetiva, acessível e estruturada;
- O resumo não deverá conter erros ortográficos e gramaticais;
- As propostas submetidas à Expo SciComPt 2022 devem especificar no resumo o tipo de solução prática ou produto de comunicação de ciência que irá ser discutido e descrever a experiência de visitação que irá ser proporcionada aos participantes.
Debates e Oficinas
As propostas serão analisadas com base nos seguintes critérios:
- O tema do debate/oficina deverá ser relevante para a comunidade de comunicadores de ciência, sendo valorizadas propostas focadas em temas transversais, que não se foquem em projetos específicos;
- No caso dos debates será dada preferência a propostas que se enquadrem no tema deste ano do SciComPt 2022;
- A proposta deverá descrever de forma clara a relevância do debate/oficina no contexto atual da comunicação de ciência;
- O título deverá ser preciso, apelativo e descritivo do resumo;
- A linguagem do resumo deverá ser clara, objetiva, acessível e estruturada;
- O resumo não deverá conter erros ortográficos e gramaticais.
Palavras-chave
Cada proposta submetida, seja para apresentação oral seja para demonstração, deverá indicar duas palavras-chave que representem o CONTEÚDO (resposta aberta). Deve indicar ainda uma palavra-chave que represente o TIPO DE PRÁTICA em comunicação de ciência, da proposta submetida:
- Arte e Ciência
- Ativismo
- Ciência cidadã
- Comunicação Institucional
- Educação formal
- Educação não formal
- Estratégias para a inclusão e equidade
- Exposições
- Formação de comunicadores
- Gestão de projeto
- Investigação
- Media
- Redes Sociais
- Outra
Nota 1: Cada participante poderá submeter propostas em mais do que uma categoria (Breves, Longas e Demonstrações). Para isso, deverá submeter um formulário por cada proposta diferente.
Nota 2: Cada participante pode submeter várias propostas, desde que cada apresentação seja feita por um elemento diferente da equipa de co-autores indicada.
Qualquer questão relacionada com a submissão de propostas deve ser dirigida para congresso@scicom.pt.
Preparação de propostas
Para a submissão do resumo é necessário indicar:
- Tipo de proposta;
- Título do resumo;
- Dados de todos os autores (nome e instituição);
- Identificação do autor que vai fazer a apresentação oral ou a demonstração;
- Resumo (máximo 300 palavras);
- Duas palavras-chave (de escolha livre)
- Tipo de prática em comunicação de ciência (identificar dentro da lista proporcionada)
- No caso das bancas para a Expo SciComPt 2020, adicionalmente, é necessário indicar as necessidades logísticas
- No caso dos debates, adicionalmente, é necessário indicar os elementos que pretende convidar e uma breve nota biográfica, e o autor que vai moderar o debate
- No caso de oficinas, adicionalmente, é necessário indicar o formato de oficina, número máximo de participantes e as necessidades logísticas
Bolsas Congresso SciComPt 2022
Candidatos seriados
Alice Ribeiro, Carlos António Teixeira, Mariana Hafiz, Aline Bastos e Adriana Fernandes Machado de Oliveira são os cinco candidatos selecionados para receber as Bolsas Congresso SciComPt 2022.
A avaliação da elegibilidade das 10 candidaturas de cidadãos naturais ou residentes nos PALOP e Brasil submetidas (se cumpriam os critérios de candidatura) foi efetuada pela presidente do júri e os restantes candidatos foram avaliados conforme definido no Regulamento.
O júri foi composto por um número ímpar de elementos conforme definido no Regulamento:
- Vera Novais, presidente do júri, membro da Comissão Organizadora do Congresso SciComPt 2022 e presidente da SciComPt (um dos financiadores);
- Luís Amaral, membro da Comissão Organizadora do Congresso SciComPt 2022 e representante de um dos financiadores das bolsas, Direção Regional de Ciência e Transição Digital dos Açores;
- Pedro Nunes, representante de um dos financiadores das bolsas, Agência Ciência Viva;
- Renata Ramalho, associada SciComPt;
- Filipe Correia, associados SciComPt.
A pontuação atribuída por cada elemento do júri foi somada à dos restantes e os candidatos seriados por ordem decrescente, conforme tabela em baixo. Os candidatos nos cinco primeiros lugares terão apoio na suas viagens para a ilha de São Miguel, nos Açores — viagem, alojamento, inscrição no congresso e as refeições incluídas na inscrição —, visto ser esta a verba disponível para esta iniciativa.
Os candidatos que tenham submetido uma proposta para o congresso, que esta tenha sido aceite (os resultados serão conhecidos a 28 de março de 2022) e que não tenham forma de se deslocar para os Açores, poderão fazer a sua apresentação online num formato a combinar posteriormente.
Parabéns aos candidatos contemplados.
Ordenação dos candidatos | Pontuação total |
1. Alice Ribeiro | 40 |
2. Carlos António Teixeira | 39,5 |
3. Mariana Hafiz | 39,5 |
4. Aline Bastos | 35 |
5. Adriana Fernandes Machado de Oliveira | 31,5 |
6. Leonilde Borges de Almeida | 30,5 |
7. Cesar Augusto Gomes | 29 |
8. Adriana Silvestrini Santos | 27,5 |
9. Emília de Carvalho Garcia Monteiro Tavares | Não elegível |
10. Brain Daniel Tachiua | Não elegível |
Bolsas Congresso SciComPt 2022 (Candidaturas encerradas)
Este ano voltámos a lançar as Bolsas Congresso SciComPt destinadas a comunicadores de ciência ou pessoas interessadas na área vindos dos PALOP e Brasil e que não tenham possibilidade de suportar o custo da viagem e alojamento em São Miguel, Açores.
Para estas bolsas contamos com o apoio da Direção Regional de Ciência e Transição Digital dos Açores e da Agência Ciência Viva.
O principal objetivo destas bolsas é incentivar uma presença mais plural, num congresso que se pretende inclusivo, garantindo a viagem e alojamento a, pelo menos, três candidatos.
Quem pode concorrer
Podem candidatar-se às Bolsas Congresso SciComPt 2022 todos os participantes oriundos dos PALOP ou do Brasil, desde que tenham de ter submetido uma proposta ao Congresso SciComPt 2022.
Os candidatos que sejam profissionais da comunicação de ciência verão a candidatura à bolsa valorizada.
Os candidatos que tenham as propostas aceites, mas não consigam bolsa ou forma de se deslocar aos Açores poderão fazer uma apresentação digital do seu trabalho (com oferta da taxa de inscrição no congresso).
Submissão de candidaturas
A candidatura às Bolsas Congresso SciComPt 2022 é feita individualmente, preenchendo este formulário ou através do envio de um email para congresso@scicom.pt, com o assunto “Candidatura a Bolsas Congresso SciComPt 2022”.
A candidatura deverá ser submetida até às 23h00 (GMT) do dia 6 de março de 2022, acompanhada dos elementos obrigatórios constantes no ponto 3 do Regulamento.
Avaliação das candidaturas
A avaliação da elegibilidade dos candidatos será feita pela Comissão Organizadora do Congresso SciComPt 2022, de acordo com os critérios definidos no ponto 2 do Regulamento e a informação enviada pelos candidatos de acordo com as normas definidas no ponto 3 do mesmo. As candidaturas serão avaliadas pelo júri através da atribuição de pontuação ao conjunto dos critérios aí descritos — até um máximo de 10 pontos (ver ponto 4 do Regulamento).
Comunicação dos resultados
Os resultados serão comunicados até 21 de março de 2022, por
e-mail, a todos os candidatos. A lista com a seriação dos candidatos elegíveis será tornada pública no site da SciComPt.
Regulamento
Consulte o Regulamento das Bolsas Congresso SciComPt 2022.
Prémios The Science Project, Gradiva e Editora Almedina
À semelhança do SciComPt 2021, este ano serão atribuídos prémios às melhores apresentações paralelas (Breves e Longas), com o apoio da The Science Project e da Gradiva e, nesta edição, da Editora Almedina.
Em cada uma das sessões será pedido à audiência que vote na melhor apresentação.
Os oradores mais votados durante o SciComPt 2021 receberam da Gradiva os livros “Paseio Aleatório”, “Casamentos e Outros Desencontros” e “Como Respiram os Astronautas” e do The Science Project (Cavalo de Ferro) os títulos “Cicatrizes” e “O Coração do Homem”.
Perguntas frequentes
1. Que restrições sanitárias, relacionadas com a pandemia de Covid-19, se preveem durante o Congresso?
As normas sanitárias são implementadas pelo Governo nacional e pelo Governo Regional dos Açores, apoiadas pelas respetivas autoridades de saúde, e serão integralmente respeitadas pela Comissão Organizadora do SciComPt 2022. Os espaços onde decorrerá o evento também podem ter regras próprias que nos comprometemos a respeitar.
Os viajantes devem informar-se sobre as normas em vigor quer junto das companhias aéreas, quer junto das autoridades sanitárias — Direção-Geral de Saúde e Direção-Regional de Saúde dos Açores. Informação útil pode ser encontrada em https://covid19.azores.gov.pt/
2. Podemos participar no congresso de forma remota?
Os participantes que tenham uma submissão aceite e que por motivo justificável não possam deslocar-se aos Açores poderão fazer a apresentação por via remota (online), mas só terão oportunidade de assistir à própria sessão onde participam porque não haverá transmissão em direto das sessões. O número de apresentações a distância é limitado.
3. Haverá transmissão em direto das sessões?
Não. O congresso será fundamentalmente presencial. Haverá casos excecionais onde as pessoas poderão fazer as apresentações à distância, mas sem transmissão em direto do congresso para os restantes participantes.
4. Gostava de poder acompanhar o Congresso SciComPt 2022, mas não posso deslocar-me aos Açores.
As redes sociais da Rede SciComPt, nomeadamente o Twitter, mas também o Facebook e Instagram, estarão a fazer o acompanhamento do congresso, contando também com a ajuda dos participantes presentes. Convidamos todos aqueles que não possam estar presentes nos Açores a interagir por essa via.
A organização disponibilizará também um Livro de Resumos.
5. Alguém que participa apenas como orador convidado num debate ou mesa redonda paga inscrição no congresso?
Todos os participantes no Congresso SciComPt2022, com exceção dos oradores e oradoras convidados pela Comissão Organizadora, terão de se registar no evento e pagar a respetiva inscrição. Todos os participantes registados poderão participar em todas as atividades do congresso. A inscrição inclui também deslocação entre Ponta Delgada e Lagoa, pausa para café, almoço, receção na quarta-feira e jantar na sexta-feira.
6. Todas as pessoas que queiram assistir ao Congresso, mesmo que só a uma parte, devem inscrever-se?
Todos os participantes do Congresso SciComPt 2022, mesmo os que estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, devem inscrever-se para podermos contabilizar o número de pessoas nos autocarros, nas refeições e nos programas sociais.
7. Quem está isento do pagamento da taxa de inscrição no Congresso SciComPt 2022?
Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos às Bolsas SciComPt 2022, os oradores convidados, os formadores das Oficinas (de 11 de maio), os membros da Comissão Científica, os elementos da Comissão Organizadora e os voluntários.
8. Uma proposta que tenha mais do que um autor terá de pagar mais do que uma inscrição?
Tirando as exceções referidas no ponto 5, todos os participantes no congresso deverão estar registados. Quando, por exemplo, uma apresentação oral tem mais do que um autor, apenas um poderá fazer a apresentação e esse terá de estar presente. A inscrição é pessoal e intransmissível, não pode servir para um participante num dia e para outro no dia seguinte.
9. As pessoas que estão na área de exposição também têm de se inscrever?
Tirando as bancas convidadas pela Comissão Organizadora, quem vir a sua proposta aceite para a Expo SciComPt 2022 deverá ter, pelo menos, uma pessoa presente durante o horário que estiver previsto no programa. Cada pessoa que estiver a dar apoio à banca deverá estar registada no congresso.
10. Com quantos trabalhos posso concorrer?
Cada participante poderá submeter várias propostas nas diferentes categorias (Breves, Longas, Debates, Oficinas e Expo), porém, dentro de cada categoria, só poderá apresentar uma proposta. Ou seja, caso os participantes tenham várias propostas para uma mesma categoria, só poderão ser oradores de uma dessas propostas (as restantes terão de ser apresentadas por outros elementos da equipa).
11. Posso apresentar várias propostas de uma só vez, ou seja, através de uma submissão única do formulário?
Não. Deverá submeter tantos formulários quanto o número de propostas diferentes.
12. Qual a língua oficial do Congresso?
A língua portuguesa é a língua oficial do congresso, por isso convidamos à participação de colegas de outros países de língua portuguesa além de Portugal. No entanto, também aceitamos propostas e apresentações em espanhol e inglês porque queremos alargar a rede de contactos e permitir a participação das nossas associações parceiras.
13. Este ano vão abrir candidaturas a bolsas SciComPt?
Voltamos a lançar as Bolsas Congresso SciComPt 2022, destinadas aos colegas vindos dos PALOP e Brasil. O principal objetivo destas bolsas é incentivar uma presença mais plural, num congresso que se pretende inclusivo, garantindo a viagem e alojamento a, pelo menos, três candidatos. Os candidatos terão de ter submetido uma proposta ao Congresso SciComPt 2022, até 6 de março de 2022, e a candidatura é feita individualmente. Devem consultar o Regulamento e preencher o Formulário ou enviar um email para congresso@scicom.pt, com o assunto “Candidatura a Bolsas Congresso SciComPt 2022”.
14. A inscrição deverá ser realizada só após a avaliação e aceitação da proposta ou terá que ser feita independentemente da aceitação da mesma?
A inscrição no congresso pode ser realizada em qualquer altura aqui, dentro do período de abertura das mesmas, e é independente da aceitação de propostas. Poderá encontrar os valores de inscrição na página do Congresso, no separador “Inscrições”. Aconselhamos que façam a inscrição e a marcação da viagem e alojamento com a maior brevidade porque quanto mais perto da data, mais altos serão os preços. As inscriçoes para as oficinas também já se encontram abertas aqui. Todos os participantes que já se tenham inscrito serão contactados para aferir o interesse em participar nestas atividades. As inscrições para o congresso e para as oficinas são efetuadas em formulários distintos.
15. Como nos podemos deslocar entre Ponta Delgada e o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em Lagoa?
A Direção Regional de Ciência e Transição Digital dos Açores, enquanto organizador local, disponibilizará autocarros que farão o transporte entre Ponta Delgada e Lagoa nos dias 12 e 13 de maio pelas 8 horas, nos dias 12 e 13 de Lagoa para Ponta Delgada após o fim dos trabalhos e, também nos dias 12 e 13, após o programa social — passeio ou jantar, respetivamente. Os participantes podem optar por outros meios de transporte, como transportes públicos coletivos ou individuais, carros alugados, viaturas próprias ou bicicletas.
Continua com dúvidas? Envie-nos as suas questões para o email congresso@scicom.pt