Bem-vindos ao SciComPt 2021!
A incerteza gerada pela pandemia de Covid-19 e a propagação de estratégias coordenadas de desinformação têm sido temas incontornáveis ao longo do último ano. Constituem, por isso, o mote para a 9.ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt. Para além de se debruçar sobre este tema, a edição de 2021, tal como as anteriores, continuará a cumprir um dos principais objetivos da nossa rede: a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de comunicação – investigadores e praticantes – e outros interessados nesta área.
A desinformação e a incerteza não são, na verdade, tópicos novos para a Comunicação de Ciência. Há muito que reconhecemos as dificuldades de comunicar a incerteza inerente ao processo científico e que procuramos estratégias de combate à desinformação. Podemos, no entanto, admitir um incremento da intensidade com que estes temas são agora discutidos na esfera pública.
A nossa ambição para este congresso é simultaneamente simples e complexa. Queremos promover a partilha de trabalhos de investigação ou de cariz mais prático, relacionados com os desafios enfrentados pela Comunicação de Ciência: o que correu bem, o que correu menos bem, quais os resultados e conclusões alcançados ou as suas possibilidades de replicação em diferentes contextos. Queremos incentivar a aprendizagem mútua no seio da comunidade com base nas dificuldades e estratégias desenvolvidas pela comunidade, ao longo deste último ano, quer seja na área da incerteza e desinformação, quer noutras áreas relevantes para os comunicadores de ciência.
Dada a pandemia de Covid-19, não nos podemos reunir fisicamente este ano. Assumindo desde logo essa limitação, preparámos um congresso totalmente online, explorando as potencialidades oferecidas por esse formato. Criamos um programa diversificado, capaz de potenciar o ‘tradicional’ contacto direto e informal entre participantes e, ao mesmo tempo, dar o devido destaque aos momentos de apresentação pública dos nossos oradores.
Contamos com a vossa presença, contribuições e reflexões. Até breve!
Programa
Consulte aqui:
– Livro de resumos das Apresentações Orais Longas
– Livro de resumos das Apresentações Orais Breves
– Livro de resumos das Demonstrações
Sessão de abertura
Vera Novais (Presidente da Rede SciComPt, jornalista no Observador)
Joana Lobo Antunes (Coordenadora da Comunicação do Instituto Superior Técnico, Presidente da Rede SciComPt 2017-2020)
Sessões Plenárias
Plenária 1 | 24 de junho, às 09h30
“What’s the point of science communication? Reflecting on science communication’s role in society”
Most of us would agree that science communication is important. But why exactly is that so, and what role does it play in wider society? Sara R. Davies will reflect on these questions, drawing on material from an interview study with science communication teachers and practitioners and on the science communication literature. While this material suggests that science communication is valuable because it can play different roles in society, from enabling better science to allowing laypeople to make informed choices, ultimately, Sarah R. Davis argues, many of these relate to the correct functioning of democratic societies. We can therefore think of the purposes of science communication as intrinsically related to notions of democracy and empowerment.
Sarah R. Davies is Professor of Technosciences, Materiality, and Digital Cultures at the Department of Science and Technology Studies, University of Vienna. Her work explores interactions between science and society, and includes the books Hackerspaces (2017, Polity), Science Communication (2016, Palgrave, with Maja Horst), and Exploring Science Communication (2020, Sage, with Ulrike Felt).
Plenária 2 | 25 de junho, às 17h00
“Ciência e fact-checking na luta contra a desinformação”
Nesta sessão, a ex-diretora adjunta da International Fact-Checking Network, Cristina Tardáguila, falará sobre a aliança #CoronaVirusFacts, projeto colaborativo que reúne 99 organizações de fact-checking do mundo e que está ativo desde janeiro de 2020. Os participantes do evento também ouvirão sobre a história da checagem de fatos e poderão refletir sobre as lições aprendidas pela imprensa no último ano.
Cristina Tardáguila é diretora sénior de programas do International Center for Journalists (ICFJ), nos Estados Unidos. É também fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de notícias especializada em fact-checking do Brasil. Formada em jornalismo pela UFRJ, Cristina fez pós-graduação na Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid; e MBA em Marketing Digital na Fundação Getulio Vargas, no Rio. No seu currículo, Cristina acumula passagens pela Agência EFE e os jornais O Globo e Folha de S.Paulo, além da revista piauí. É autora dos livros “A arte do descaso”, sobre roubo de arte; e “Você foi enganado”, sobre mentiras presidenciais. Entre janeiro de 2020 e março de 2021, coordenou o maior projeto colaborativo de checagem do mundo: a aliança CoronaVirusFacts.
Diálogos em Rede
Diálogos em rede 1 | 24 de junho, às 17h00
“Swipe up: as redes sociais como ferramenta de comunicação não institucional”
Moderador: Bárbara Teixeira
Painel:
Marta Chambel, @sos_alergias, Médica Especialista em Imunoalergologia
Ana Cadete Pires, @ncscientist, Cientista que reuniu uma equipa para comunicar ciência
Fredilson Melo, @boroncete, Investigador e ilustrador
Catarina Rosa, @cat_rosa_orchidaceae e @dunaslivres, Projeto online de dança com base em biologia – EVOLVE
Numa altura em que o marketing de influência tem cada vez mais peso nos meios digitais e na definição da opinião pública, com cada vez mais pessoas dos diversos quadrantes da sociedade ligadas em redes sociais, o que leva um/a cientista, profissional de saúde, ou educador/a, a procurar as redes sociais para comunicar ciência?
Nesta sessão inversa queremos compreender o que motivou os membros do painel a usar as suas contas online como ferramenta para comunicar temas científicos específicos, e qual o impacto deste tipo de comunicação tanto a nível científico como societal. Será que os membros do painel se consideram influenciadores digitais de um tema específico ou comunicadores de ciência no meio digital? Abrimos a discussão para explorar as vantagens, potencialidades e riscos deste tipo de presença online, no contexto dos desafios mais recentes, num espaço para discutir questões, como: Existem desvantagens em associar a presença online a um projeto de comunicação de ciência? De que forma se pode combater a velocidade com que a desinformação se espalha, neste tipo de plataformas? Qual a margem para lidar com questões como a incerteza, tendo em conta que pode ser assumido um ponto de vista pessoal?
Juntem-se a nós com mais perguntas, e para partilhar as vossas experiências, tanto no papel de comunicadores de ciência, como de cidadãos.
Diálogos em rede 2 | 25 de junho, às 09h30
“Será que os jornalistas sabem desmontar mitos e falar de incerteza?”
Moderador: Vera Novais
Painel:
Duarte Brito, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Marta Marques, Trinity College Dublin
Rocío Benavente, Maldita.es
Tiago Durães, Lusíadas Saúde / ISPUP-FMUP
Combater a desinformação e procurar fornecer os factos de forma correta ao público faz parte da missão essencial dos jornalistas. A missão é clara, ainda que não seja simples, devido a forças de opressão, limites à liberdade de expressão ou promotores de mitos e teorias da conspiração. Já a comunicação da incerteza representa um desafio muito maior para os jornalistas, sobretudo generalistas, a quem é pedido que tenham uma mensagem clara e concisa e que enfrentam editores que exigem certezas. Nesta sessão, teremos profissionais de contextos distintos, para discutir os desafios enfrentados por jornalistas e comunicadores de ciência e propostas soluções para ultrapassar as dificuldades. A sessão destina-se a jornalistas, mas também a comunicadores de ciência e investigadores, que desempenham um papel importante no trabalho diário dos jornalistas.
Plataforma Hopin
O Congresso SciComPt 2021 foi preparado para ser totalmente online. E a plataforma escolhida para o receber foi a Hopin: um software intuitivo e flexível com o qual se espera recriar uma experiência o mais próxima possível de um congresso presencial.
Nos próximos vídeos fazemos uma pequena visita guiada à plataforma e mostramos algumas das suas potencialidades.
Datas Importantes
- Anúncio do Congresso e Abertura de Candidaturas: 23 de fevereiro de 2021.
- Prazo de submissão de propostas:
23 de abril de 2021.
NOVAS DATAS!! 29 de abril para apresentações e 16 de maio para demonstrações. - Anúncio das submissões aceites:
23 de maio de 2021.
NOVA DATA: até 30 de maio!! - Prazo para inscrições: 18 de junho de 2021.
Bolsas Congresso SciComPt 2021 (Candidaturas encerradas)
Candidatos seriados
Foram submetidas 18 candidaturas para as cinco bolsas inicialmente anunciadas e destinadas a suportar a inscrição no congresso. Perante uma situação de empate entre dois candidatos, foram atribuídas seis bolsas.
Victor Alfredo Cahala, Adilson Valdano Muthambe, Benvindo Felismino Samuel Maloa, Capece de Jesus Manuel Capece Tomás, Daniel Reis Ebbinghaus e Nelson Feliciano dos Santos são os os seis candidatos selecionados para receber as Bolsas Congresso SciComPt 2021.
O júri foi presidido por um membro da Comissão Organizadora do congresso (Vera Novais) e composto por mais dois membros associados da Rede SciComPt convidados para este efeito (Ana Lúcia Mena e Rita Hasse Ferreira).
Parabéns aos candidatos contemplados.
ORDENAÇÃO DOS CANDIDATOS | MÉDIA DE CLASSIFICAÇÃO |
Victor Alfredo Cahala | 8,7 |
Adilson Valdano Muthambe | 8,3 |
Benvindo Felismino Samuel Maloa | 8,3 |
Capece de Jesus Manuel Capece Tomás | 8,3 |
Daniel Reis Ebbinghaus | 8,0 |
Nelson Feliciano dos Santos | 8,0 |
Ângela Moreira Garcia | 7,0 |
Bealal Totó Pirana Mandé | 7,0 |
Celestino João | 7,0 |
Siminha Nsekele | 7,0 |
Agnes Clotilde Novela | 6,3 |
Aline Cardoso Cerqueira | 6,0 |
Juma Salvador Capela | 5,7 |
Adul Wahabo Djau | 5,0 |
Joana Filipe Neto Costa Lima | 5,0 |
Vanja Ramos Vieira de Campos | 5,0 |
Isaque Victor Martins Lourenço | 4,7 |
Mamadu Banjai | 4,0 |
Bolsas Congresso SciComPt 2021
Este ano, e aproveitando a vantagem de ser um congresso exclusivamente online, a SciComPt pretende não só aumentar a participação a nível nacional e internacional como alargar a rede aos participantes dos países de língua portuguesa. Para potenciar a adesão dos colegas de vários países, sobretudo de países de baixo rendimento, a SciComPt lança as Bolsas Congresso SciComPt 2021.
As Bolsas Congresso SciComPt 2021 destinam-se a comunicadores de ciência ou pessoas interessadas na área que não tenham possibilidade de suportar o custo da inscrição, quer tenham ou não um resumo submetido. Desta forma, pretende-se incentivar a presença de participantes de países de língua oficial portuguesa de baixo rendimento, com o objetivo de favorecer a representação de diferentes realidades num congresso que se pretende plural e inclusivo.
A SciComPt compromete-se, desde já, com a atribuição de cinco Bolsas Congresso SciComPt 2021 e convida outros mecenas a apoiarem esta iniciativa, financiando mais bolsas.
Quem pode concorrer
Podem candidatar-se às Bolsas Congresso SciComPt 2021 todos os participantes que tenham dificuldade em cumprir o pagamento da taxa de inscrição no congresso, quer tenham ou não um resumo submetido, mas que tenham um interesse demonstrado no tema do congresso e/ou em alguma das áreas/práticas da comunicação de ciência abordadas: Arte e Ciência; Ativismo; Ciência cidadã; Comunicação Institucional; Educação formal; Educação não formal; Estratégias para a inclusão e equidade; Exposições; Formação de comunicadores; Gestão de projeto; Investigação; Media e Redes Sociais.
Submissão de candidaturas
A candidatura às Bolsas Congresso SciComPt 2021 é feita individualmente através do envio de um e-mail para congresso@scicom.pt, com o assunto: Candidatura a Bolsas Congresso SciComPt 2021. A candidatura deverá ser submetida até às 23h00 (GMT) do dia 28 de maio de 2021, acompanhada dos elementos obrigatórios constantes no ponto 3 do Regulamento.
Avaliação das candidaturas
A avaliação da elegibilidade dos candidatos será feita pela Comissão Organizadora do Congresso SciComPt 2021, de acordo com os critérios definidos no ponto 2 do Regulamento e a informação enviada pelos candidatos de acordo com as normas definidas no ponto 3 do mesmo. As candidaturas serão avaliadas pelo júri através da atribuição de pontuação ao conjunto de critérios aí descritos — até um máximo de 10 pontos.
Comunicação dos resultados
Os resultados serão comunicados até 14 de junho de 2021, por
e-mail, a todos os candidatos. A lista com a seriação dos candidatos elegíveis será tornada pública no site da SciComPt.
Regulamento
Consulte o Regulamento das Bolsas Congresso SciComPt 2021.
Prémios The Book Company/The Science Project e Gradiva
Este ano foram atribuídos prémios às melhores apresentações paralelas (Breves e Longas), com o apoio da The Book Company/The Science Project e da Gradiva.
Em cada uma das sessões foi pedido à audiência que votasse na melhor apresentação. Os resultados foram anunciados na sessão de encerramento e podem ser conhecidos aqui:
Apresentações orais longas
L1 – Cientistas e o público
“A imagem dos cientistas na noite europeia dos investigadores”
Cristina Palma Conceição
L2 – Media e plataformas digitais
“O podcasting científico na área da saúde, uma revisão para Portugal”
Pedro Sousa
L3 – Ciência e Educação
“Lab in a box – futuro com ciência”
Rodrigo Abril de Abreu
L4 – Educação não-formal e informal
“ “Brain gain – à descoberta das neurociências”: uma iniciativa pioneira de divulgação de neurociências para estudantes do ensino superior”
Mariana Laranjo
L5 – Comunicação e organizações
“Explica-me como se tivesse 5 anos – programa de divulgação de ciência online para crianças”
Joana Lobo Antunes
L6 – Comunicação e incerteza
“Covid-19 e a “corrida pela vacina”: uma análise da cobertura do The New York Times, The Guardian e Folha de S. Paulo”
Luiz Neves
L7 – Comunicação e Saúde
“Comunicar para prevenir o suicídio”
João Gaspar
L8 – Ciência Cidadã
“Ciência cidadã e comunicação de ciência: cruzamentos ao longo do tempo”
Cristina Luís
L9 – Educar durante a pandemia
“Novos desafios, novas atividades. Um ano diferente a comunicar para todos”
Amanda Guapo
L10 – Ciência para o desenvolvimento
“Cartas com ciência: conversas individuais e duradouras sem fronteiras entre estudantes e cientistas”
Mariana Alves
L11 – Comunicadores de ciência
“A identidade profissional e os perfis-tipo dos profissionais de comunicação de ciência em Portugal”
Manuel Valença
L12 – Arte e ciência
“Ciência em palco”
Miriam Magalhães
Apresentações orais breves
B1 – Simbioses
“3D printing for Covid-19 – Azores”
André Ruela
B2 – Inclusão
“Animação científica como uma ferramenta para ultrapassar a barreira linguística na divulgação científica em língua nativa: ciência em crioulo de Cabo Verde”
Fredilson Melo
B3 – Investigadores e comunicação
“UC 3 minute-thesis competition: um desafio para estudantes de doutoramento na Universidade de Coimbra”
Ana Santos-Carvalho
B4 – Ativismo e desinformação
“Avaliação de conhecimentos aliada às competências sociais: caso de estudo em alterações climáticas”
Zara Teixeira
e
“Ciência cidadã como ferramenta para a construção de conhecimento científico e envolvimento de comunidades – o caso da monitorização da qualidade de cursos de água”
Maria Inês Veríssimo
B5 – Comunicar durante a pandemia
“Cientistas em casa – ferramenta de aproximação na ciência experimental”
Rita de Almeida Neves
B6 – Envolvimento do público
“A importância da higienização das mãos: uma abordagem prática para alunos do 4º”
Alexandra Oliveira
Data limite para submissão de propostas: 23 de abril de 2021
NOVAS DATAS!!
29 de abril (23h59) para apresentações
16 de maio para demonstrações
Formulário de submissão
Clique aqui para aceder ao formulário de submissão de propostas para o SciComPt 2021.
Este formulário NÃO EXCLUI o preenchimento do formulário de inscrição no Congresso até 18 de junho.
Formatos
O congresso decorrerá online, na plataforma Hopin, com três áreas dedicadas aos diferentes formatos:
- o auditório, onde acontecerão as sessões plenárias;
- as “breakout rooms”, onde vão ter lugar as apresentações orais – duas sessões em paralelo;
- o espaço expositivo – Expo SciComPt 2021 – onde existirão bancas destinadas à demonstração de atividades ou divulgação institucional (de universidades, empresas, associações, editoras de livros científicos) e onde serão ainda promovidos momentos de interação e partilha entre participantes.
Haverá ainda um espaço na plataforma do congresso, dedicado exclusivamente a Networking, onde os participantes poderão interagir num formato de “Speed-Dating”.
Os participantes poderão, por isso, submeter propostas para dois tipos de formatos: apresentações orais e demonstrações.
As submissões serão avaliadas através de envio de resumo, quando se tratar de uma apresentação oral, e de envio de descrição, quando for uma demonstração.
Apresentações Orais
As apresentações orais podem ser breves ou longas.
Breves: têm a duração máxima de 3 minutos e podem ser apoiadas, por exemplo, por um esquema, uma infografia, ou uma imagem. As breves devem ser o formato escolhido para apresentar casos de estudo, partilhar problemas, boas práticas, ou dicas/soluções úteis.
Longas: têm a duração máxima de 10 minutos e podem ser apoiadas por slides. As longas são adequadas, por exemplo, à apresentação de trabalhos de investigação em comunicação de ciência, projetos de comunicação de longa duração, trabalhos experimentais ou estudos comparativos.
Todas as apresentações orais serão efetuadas durante o decurso das sessões e não através de vídeos pré-gravados.
As propostas submetidas para apresentação oral serão avaliadas pela Comissão Científica.
Demonstrações
As demonstrações destinam-se a um conjunto diversificado de formatos e poderão também ser usadas para promover o debate em torno de um determinado tema, ganhar inspiração e ideias, ou estimular contactos, parcerias e criação de redes.
São aceites para integrar o espaço das demonstrações os seguintes formatos: Oficina; Vídeo; Podcast; Videojogo; Poster; Livro; Visita guiada virtual; Debate de ideias; outros que se enquadrem no formato de demonstração.
As propostas de demonstração aceites terão direito a uma banca na Expo SciComPt 2021. Estas propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora.
Critérios
Os resumos devem respeitar o maior número dos seguintes critérios e serão avaliados de acordo com os mesmos:
- A abordagem é baseada em informação e fontes científicas fidedignas e rigorosas.
- A abordagem inclui a identificação de um problema, definição de metodologia, resultados/produtos e avaliação.
- A abordagem segue padrões éticos (sociais, políticos, científicos).
- O projeto é contextualizado no panorama da comunicação de ciência.
- A abordagem é original e inovadora.
- O projeto tem objetivos definidos de forma clara, conhece a sua audiência e está adaptado para alcançar o seu público-alvo.
- A comunicação inclui os desafios/dificuldades e as estratégias para os ultrapassar.
- O título é conciso, apelativo e reflete o trabalho descrito no resumo.
- A comunicação é precisa, objetiva e baseada em evidências.
- A comunicação é coerente na estrutura e estilo.
- A linguagem do resumo é simples, acessível e cuidada, com uma mensagem clara e um foco definido.
Palavras-chave
Cada proposta submetida, seja para apresentação oral seja para demonstração, deverá indicar duas palavras-chave que representem o CONTEÚDO (resposta aberta). Deve indicar ainda uma palavra-chave que represente o TIPO DE PRÁTICA em comunicação de ciência da proposta submetida:
- Arte e Ciência
- Ativismo
- Ciência cidadã
- Comunicação Institucional
- Educação formal
- Educação não formal
- Estratégias para a inclusão e equidade
- Exposições
- Formação de comunicadores
- Gestão de projeto
- Investigação
- Media
- Redes Sociais
- Outra
Nota 1: Cada participante poderá submeter propostas em mais do que uma categoria. Para isso, deverá submeter um formulário por cada proposta diferente.
Nota 2: Cada participante pode submeter várias propostas, desde que cada apresentação seja feita por um elemento diferente da equipa de co-autores indicada.
Nota 3: A Comissão Científica poderá sugerir alterações do formato da proposta apresentada, podendo ser dada a possibilidade de apresentação, sob a forma de poster no espaço Expo SciComPt 2021, às propostas não selecionadas para apresentação oral.
Qualquer questão relacionada com a submissão de propostas deve ser dirigida para congresso@scicom.pt.
Preparação de propostas
Para a submissão do resumo é necessário indicar:
- Tipo de proposta (selecionar Apresentação oral ou Demonstração);
- Formato da proposta:
a) Apresentação Oral (selecionar Breve ou Longa);
b) Demonstrações (selecionar uma das opções apresentadas: Oficina, Vídeo; Podcast; Vídeojogo; Poster; Livro; Visita guiada virtual; Debate de ideias; Outro) - Título do resumo;
- Dados de todos os autores (nome e instituição);
- Identificação do autor que vai fazer a apresentação oral ou a demonstração;
- Resumo (máximo 300 palavras);
- Breve resposta à pergunta: “Porque é que acha que a sua apresentação é relevante para os/as participantes do SciComPt 2021?” Indique até 2 argumentos que guiem a Comissão Científica na sua avaliação.
- Palavra-chave do tipo de prática (selecionar uma das opções apresentadas: Arte e Ciência; Ativismo; Ciência cidadã; Comunicação institucional; Educação formal; Educação não formal; Estratégias para a inclusão e equidade; Exposições; Formação de comunicadores; Gestão de projeto; Investigação; Media; Redes sociais; Outra)
- Palavra-chave de conteúdo do resumo (2 palavras de escolha livre)
Formulário de inscrição
Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição no SciComPt 2021.
Prazo para inscrição
18 de junho de 2021.
Taxas de inscrição
Pagamento – dados bancários
O pagamento da inscrição pode ser efectuado por:
transferência bancária
– IBAN: PT50 0010 0000 5740 1750 0013 8
– SWIFT/BIC: BBPIPTPL
paypal
– paypal.me/SciComPt
Dados fiscais da SciComPt:
– Associação da Comunicação de Ciência SciComPt
– NIF: 513311319
Comprovativo de pagamento
A inscrição apenas será considerada válida após receção do comprovativo de pagamento.
O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para o email congresso@scicom.pt com o seguinte título: SciComPt 2021 + NOME PARTICIPANTE
Nota 1: Para associados de associações parceiras da SciComPt – AECC, ACCC, Divulgacción, RedeComCiencia, por favor, enviar comprovativo de sócio junto com o comprovativo de pagamento.
Nota 2: Os estudantes devem enviar comprovativo da condição junto com o comprovativo de pagamento.
Organização
Comissão Organizadora (CO)
- João Retrê (IA) – Coordenação
- Ana Matias (CIMA/UAlg) – Coordenação
- Maria Vicente (Universidade de Leiden) – Coordenação
- Bárbara Teixeira (ITQB-NOVA)
- Juan Carlos (IAU Office of Astronomy for Education / European Southern Observatory)
- Liliana Oliveira (Universidade de Aveiro)
- Manuel Valença (Iscte-IUL)
- Marta Daniela Santos (cE3c/FCUL)
- Pedro Garcia (OASA)
- Vera Novais (Observador)
- Maria Castanheira (estudante de Mestrado em Comunicação de Ciência da NOVA)
Comissão Científica (CC)
- Ana Delicado (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
- Ana Sanchez (ITQB-NOVA)
- André Biernath (BBC News)
- António Granado (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa FCSH Nova)
- Bruno Pinto (MARE – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
- Cristina Luis (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências – Ciências ULisboa)
- Cristina Palma Conceição (ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)
- Dora Rolo (Entreolhares – Associação, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge)
- Fernando Correia (Laboratório de Ilustração Científica, Universidade de Aveiro)
- Ivone Fachada (Centro Ciência Viva de Bragança)
- Joana Moscoso (Native Scientist, Chaperone)
- Joana Sá (Instituto Superior Técnico)
- Júlio Borlido Santos (Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto)
- Leonel Alegre (Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva)
- Marta Entradas (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
- Miguel Crespo (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
- Pedro Principe (Universidade do Minho)
- Pedro Russo (Universidade de Leiden)
- Rui Brito Fonseca (ISCE Douro)
- Sara Varela Amaral (CNC – Universidade de Coimbra)
- Teresa Firmino (Público)
- Tiago Carrilho (Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa)
1. Nunca participei num congresso online no Hopin. É difícil?
Não, o Hopin é muito intuitivo e flexível e em breve será disponibilizada informação com todos os passos necessários para usufruir desta plataforma em pleno.
2. Que tipo de propostas aceita o congresso para submissão?
As propostas de trabalhos podem apresentar-se em duas categorias: apresentações orais ou demonstrações. As apresentações orais podem ser breves ou longas. As demonstrações destinam-se ao espaço expositivo – Expo SciComPt 2021 – onde existirão bancas para apresentação de atividades ou divulgação institucional.
3. O que são as apresentações breves?
As breves devem ter a duração máxima de 3 minutos e podem ser apoiadas, por exemplo, por um esquema, uma infografia, ou uma imagem. As breves devem ser o formato escolhido para apresentar casos de estudo, partilhar problemas, boas práticas, ou dicas/soluções úteis.
4. O que se espera das apresentações longas?
As longas devem ter a duração máxima de 10 minutos e podem ser apoiadas por slides. As longas são adequadas, por exemplo, à apresentação de trabalhos de investigação em comunicação de ciência, projetos de comunicação de longa duração, trabalhos experimentais ou estudos comparativos.
5. O que posso apresentar no espaço de demonstrações?
As demonstrações destinam-se a um conjunto diversificado de formatos: oficina; vídeo; podcast; videojogo; poster; livro; visita guiada virtual; debate de ideias, e poderão também ser usadas para promover o debate em torno de um determinado tema, ganhar inspiração e ideias, ou estimular contactos, parcerias e criação de redes. Cada demonstração terá um espaço de banca dedicado.
6. Quanto tempo podem demorar os debates e oficinas?
As sessões no espaço Expo SciComPt 2021 que envolvam interação entre participantes, como debates, mesas, redondas, oficinas, apenas decorrerão nos seguintes horários, em ambos os dias: 11h50 – 13h00 e 14h30 – 15h40. Ou seja, terão a duração de 1h10min. Consulte o programa.
7. Quanto tempo demora a sessão de demonstração?
O espaço Expo SciComPt 2021 estará montado durante todo o congresso (tal como uma sessão de pósteres durante uma conferência), ou seja, os vídeos, pósteres, infografias, podcasts, videojogos e todos os restantes materiais submetidos pelos proponentes poderão ser consultados durante todo o período do Congresso. Consulte o programa.
8. Sendo “live”, quem modera as questões do público? O moderador da sessão ou alguém da equipa SciComPt?
A organização de cada banca, incluindo a moderação de sessões “live”, é da responsabilidade da/os proponente(s). De qualquer forma, a Comissão Organizadora irá prestar apoio técnico uns dias antes da sessão, assim como durante a sessão, caso surja algum problema.
9. Alguém que participa apenas como orador convidado num debate ou mesa redonda paga inscrição no congresso?
Todos os participantes no Congresso SciComPt2021, com exceção dos oradores e oradoras convidados/as pela Comissão Organizadora, terão de se registar no evento e pagar a respetiva inscrição. Todas/os as/os participantes registadas/os poderão participar nos debates que se desenvolvam na área de exposições e em todas as atividades do congresso.
No caso de sessões que envolvam oradores que não queiram participar no congresso, as/os proponentes terão de realizar a sessão ao vivo no Youtube, que será depois transmitida em direto para dentro da banca no Hopin.
10. São os autores do resumo para demonstrações que propõem o seu formato e duração?
O formato da sessão é uma escolha da(o) proponente, enquanto que a duração máxima da sessão é de 1h10min.
11. Ao submeter uma demonstração será necessário estar online na plataforma durante o período de tempo definido para Expositivo?
O espaço Expo SciComPt 2021 estará montado durante todo o período do congresso. No entanto, será atribuído um horário para a demonstração numa das sessões (24 ou 25 de junho, 11h50 – 13h00 ou 14h30 – 15h40) e nesse horário é obrigatório que esteja pelo menos um(a) dos/as autores/as dessa demonstração. O tipo de interação com os/as participantes que se pretende para essa demonstração é da responsabilidade do/as autor/as.
12. A inscrição de uma instituição no congresso dá acesso a quantas pessoas?
O bilhete de inscrição institucional só é válido para as submissões de resumos para demonstrações no espaço Expo SciComPt 2021. Durante o congresso, só pode estar uma pessoa dessa instituição, mas pode haver substituição ao longo dos 3 dias. As pessoas que podem exercer esta função de representação institucional na banca serão identificadas previamente pela instituição, durante o processo da montagem da banca com a equipa de apoio técnico do congresso.
13. É possível apresentar mais do que um formato na mesma demonstração?
A plataforma Hopin permite numa mesma banca ter uma sessão em direto (realizada a partir diretamente da plataforma Hopin e não por transmissão em streaming via YouTube), e quando a sessão não está a acontecer, ter um vídeo ou uma apresentação de slides a serem exibidos. Por outro lado, a plataforma Hopin não permite ter simultaneamente uma apresentação de slides e um vídeo (ou 2 vídeos ou 2 apresentações de slides).
14. Na plataforma Hopin, é possível iniciar uma sondagem durante uma apresentação?
A plataforma Hopin está preparada para iniciar sondagens, tanto em sessões de palestras, como em demonstrações. Poderá encontrar mais informação aqui.
15. Relativamente aos vídeo para as demonstrações, qual deverá ser a duração e formato do ficheiro?
A duração dos vídeos para as demonstrações fica ao critério do proponente. Para poderem ser inseridos na plataforma Hopin, os vídeos terão que estar alojados no Youtube, Vimeo ou Wistia.
16. Qual o limite de palavras do resumo das propostas?
As propostas submetidas para apresentação oral e para demonstração não devem ultrapassar as 300 palavras.
17. Com quantos trabalhos posso concorrer?
Cada participante poderá submeter várias propostas nas diferentes categorias (Breves, Longas e Demonstrações), porém, dentro de cada categoria, só poderá apresentar uma proposta. Ou seja, caso os participantes tenham várias propostas para uma mesma categoria, só poderão ser oradores de uma dessas propostas (as restantes terão de ser apresentadas por outros elementos da equipa).
18. Posso apresentar várias propostas de uma só vez, ou seja, através de uma submissão única do formulário?
Não, deverá submeter tantos formulários quanto o número de propostas diferentes.
19. As apresentações serão gravadas e disponibilizadas online após o evento?
As sessões serão transmitidas em direto e não está prevista a disponibilização dos vídeos após o congresso.
20. A inscrição deverá ser realizada só após a avaliação e aceitação da proposta ou terá que ser feita independentemente da aceitação da mesma? E qual o valor?
A inscrição no congresso pode ser realizada em qualquer altura, dentro do período de abertura das mesmas, e é independente da aceitação de propostas. Poderá encontrar os valores de inscrição na página do Congresso, no separador “Inscrições“.
21. É bem-vinda a participação de cidadãos de outras nacionalidades? Quais as línguas oficiais do Congresso?
A participação de cidadãos de outros países é bem-vinda. A língua oficial do congresso é o português, no entanto aceitam-se propostas em castelhano e em inglês.
Continua com dúvidas? Envie-nos as suas questões para o email congresso@scicom.pt
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