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Programa 

programa atualizado

Programa detalhado

O programa detalhado com resumos está disponível aqui (atualizado a 12/05/2022).

 

Dia 11 de maio | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

09h30 – 12h30: Oficinas de formação 1 e 2

Oficina 1: Todos os jornalistas podem falar sobre ciência
Formadora: Vera Novais (Observador +  SciComPt, Portugal)
Sala de projeção coletiva

Oficina 2: Oficina de produção de Histórias em Quadrinhos/Bandas Desenhadas para Divulgação da Ciência
Formador: Carlos Teixeira (Observatório de Histórias em Quadrinhos, Universidade de São Paulo, Brasil)
Sala de jantar

14h00 – 17h00: Oficinas de formação 3 e 4

Oficina 3: Practical cybersecurity for journalists and science communicators [EN]
Formadoras: Andrada Fiscutean (Science Journalist + WFSJ) & Sabina-Alexandra Ștefănescu (Independent Security Researcher)
Sala de projeção coletiva

Oficina 4: O zine como laboratório de artes gráficas e princípios editoriais
Formadores: Santiago Mourão & Najla Leroy (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal)
Sala de jantar

10h00 – 17h00: Oficina de formação 5

Oficina 5: Visualizing Science: from raw data to impactful design stories [PT/EN]
Formadores:
Salomé Esteves (CIAUD/FAULisboa) e Sara Mesquita (LIP & NOVA Medical School); Luís Morgado e Rita de Almeida Neves (ITQB NOVA).
Auditório

17h00-18h30: Boas-vindas aos participantes
Sala das Cavalariças

Dia 12 de maio | Nonagon e Expolab

08h30-09h30: Receção

09h30-10h00: Sessão de abertura do Congresso SciComPt 2022
Odete Cabral,
Adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação da Câmara Municipal de Lagoa
Vera Novais
, Presidente da Rede SciComPt
Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Auditório do Nonagon

10h00-11h00: Sessão plenária 1 “Rethinking science communication: towards a practice of openness and reflexivity in uncertain times
Frank Kupper, VU Amsterdam & RETHINK project
Moderador: Joana Lobo Antunes, Comunicadora de Ciência, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Auditório Nonagon

11h00-11h30: Pausa para café

11h30-13h00: Sessões paralelas e debates

Sessão inversa D1 | Ciência em Portugal: têm a palavra as mulheres
Oradores: Ana dos Santos Carvalho (SoapBox Science Lisbon & Coimbra; Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra), Carla Dâmaso (Observatório do Mar dos Açores), Catarina Figueira (Ciência Viva), Rita Morais Costa (INESC TEC)
Moderador: Pedro Garcia (Observatório Astronómico de Santana – Açores; SciComPt)
Auditório Expolab

Longas 1 | Estratégias de comunicação
Sala Viking

L1.1 Redes Sociais: uma estratégia institucional
Joana Lobo Antunes, Sílvio Mendes*
Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal

L1.2 Estratégias de comunicação em projetos de ciência cidadã. Uma análise preliminar
Cristina Luís [1]*, Inês Navalhas [1], Esther Marín-González [2]
1 Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

L1.3 Impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros
Alice Ribeiro [1]*, Luisa Massarani [1], Douglas Falcão [2];
1 Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Brasil
2 Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, Brasil
3 Museu de Astronomia e Ciências Afins, Brasil

L1.4 Avaliação a meio para melhorar o futuro: resultados do inquérito sobre as redes sociais do projeto ReSEED
Caroline Delmazo
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra, Portugal

L1.5 Avaliação da Noite Europeia dos Investigadores 2021
Afonso Pais*, Renata Ramalho, Ana Sanchez, Maria Castanheira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

L1.6 A comunicação de ciência em tempos de Covid-19: um estudo de caso
Rita Hasse Ferreira [1, 2], Ana Sanchez [2], Renata Ramalho [2]
1 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2 Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Longas 2 | Literacia
Sala Apolo

L2.1 Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media
Miguel Crespo [1]*, Vítor Tomé [1], Sofia Branco [2], Isabel Nery [2]
1 Centro de Investigação e Estudos De Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2 Associação Literacia para os Media e Jornalismo, Portugal

L2.2 A Saúde no Saber – Despertar a Sociedade para a Ciência
Carolina Caetano [1]*, Marta Quatorze Correia [1], João Cardoso [2], Marta Costa [3], Carolina Simões [4], Nuno Coelho [4], André Caetano, Sara Varela Amaral [1, 2]
1 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Universidade de Coimbra, Portugal
4 Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, Portugal

L2.3 Comunidades Saudáveis: comunicar saúde para construir o futuro
Carmen Arqueiro [1]*, Isabel Correia [1], Regina Sousa [1], Pedro Pombo [1, 2]
1 Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro, Portugal
2 Departamento de Física, Universidade de Aveiro, Portugal

L2.4 Literacia em Saúde e a ameaça de uma nova exclusão digital: padrões de utilização e confiança nas Tecnologias de Informação em Portugal
Hernâni Oliveira [1, 2]*, Helena Lima [1, 3]
1 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Portugal
2 Universidade de Évora, Portugal
3 Universidade do Porto, Portugal

L2.5 Literacia do Oceano – todos a bordo
Sara Mira*, Hélder Ferreira, Inês Ferreira Guedes, Ricardo Nunes, Helena Vieira, Diana Correia, Ana Marta Costa, Dina Cintra, Nathália Lima, Renato Godinho, Luís Azevedo Rodrigues
Centro Ciência Viva de Lagos, Portugal

L2.6 Recursos didáticos digitais – uma forma de comunicar Ciência
Sara Mira, Hélder Ferreira, Luís Azevedo Rodrigues*
Centro Ciência Viva de Lagos, Portugal

13h00-14h30: Almoço

14h30-16h00: Sessões paralelas e debates

Sessão inversa D2 | O potencial do mundo visual na comunicação de ciência
Oradores: André Caetano, Bárbara Pinho, Diana Marques [1], Gil Costa, Joana Carvalho
1 National Geographic Magazine, Estados Unidos da América
Auditório Expolab

Longas 3 | Co-criação
Sala Viking

L3.1 Aprendizagem das STEAM: escola aberta para a construção do futuro
Pedro Pombo*, Carolina Magalhães, José Manuel Lopes
Fábrica Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Portugal

L3.2 Clubes de Ciência – programa de Mentorias e co-criação
Rita de Almeida Neves*, Renata Ramalho,  Ana Fortunato
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

L3.3 Academia do Conhecimento Dóing makerspace: co-criação para a promoção de competências do futuro
Carolina Magalhães, Sandra Granja*, Pedro Pombo
Fábrica Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Portugal

L3.4 Herbário Comunitário dos Açores
Bruno Márquez [1, 2]*, Azucena de la Cruz [1]
1 Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Açores, Portugal
2 Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – Morfologias e Dinâmicas do Território, Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto, Portugal

L3.5 FISASTEE – um projeto de pais para filhos
José Gonçalves [1]*, Paulo Simeão Carvalho [1], Luciano Medeiros [2]
1 Universidade do Porto, Portugal
2 Universidade Federal Fluminense, Brasil

L3.6 SALL – Schools as Living Labs: As escolas abertas à comunidade para a resolução de problemas ligados aos sistemas alimentares
Gisela Gaio-Oliveira, Adriana Galveias, Sofia Lucas*
Pavilhão do Conhecimento, Centro Ciência Viva, Portugal

14h30-15h10: Breves 1 | Conservação e ambiente
Sala Apolo

B1.1 432 Hz
Andreia Sousa [1]*, Gianna de Toni [2], Mónica Reis [2]
1 Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Conservatório Regional de Ponta Delgada, Portugal

B1.2 Lixo marinho – limpezas de praia como forma de consciencialização e corresponsabilização
Sara Bettencourt [1, 2, 3, 4]*, Carlos Lucas [4], Sónia Costa [3, 4], Sandra Caeiro [1, 2]
1 Departamento de Ciências e Tecnologia, Universidade Aberta, Portugal
2 Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
3 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, ARDITI, Portugal
4 Observatório Oceânico da Madeira, ARDITI, Portugal

B1.3 Atlas do Priolo: Estratégia de Comunicação na Ciência Cidadã
Tarso Costa, Azucena Martin*, Andreia Amaral
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Portugal

B1.4 Entre líquenes e abelhas – Era uma vez… Eureka!
Diogo Gomes, Inês Rites, Alexandra Nobre*
Science Through Our Lives, Universidade do Minho, Portugal

B1.5 Fachadas de cortiça: desempenho, qualidade ambiental e percepção do público
Ana Catarina Sequeira [1]*, I. Miranda [2], A. Lourenço [2], S. Knapic [3], I. Skulska [1], M. C. Colaço [1]
1 Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
2 Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
3 SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, Portugal

B1.6 Educar para conhecer, proteger e monitorizar os castanheiros através da tecnologia IoT
Ilaria Marengo [1], Manuel Simões [1], Márcio Almeida [1], Rita Hasse Ferreira [1]*, Alberto Barata [2]
1 InnovPlantProtect CoLAB, Portugal
2 Câmara Municipal do Sabugal, Portugal

15h15-15h55: Breves 2 | Envolvimento do público
Sala Apolo

B2.1 Envolver alunos, professores e investigadores na partilha do conhecimento sobre a zona entremarés rochosa: o projeto bLueTIDE
Zara Teixeira [1]*, Ana C. Rocha [1], André Costa [2], Carlos Gonçalves [1], Cármen Elias [3], Cátia Marques [1], Cláudia Moreira [1], Cristina E. Santo [2], David Jacinto [2], Helena Adão [2], Helena Veríssimo [1], Joana N. Fernandes [2], João C. Marques [1], João Castro [2], João Medeiros [4], José Lino Costa [4], M. Inês Seabra [2], Maria João Correia [4], Marta Mamede [2], Mélanie Costa [2], Sónia Cotrim [3], Susana Celestino [2], Susana França [4], Susana M. F. Ferreira [3], Teresa Cruz [2], Teresa Mouga [3], Teresa Silva [2], Tiago Verdelhos [1], Vera Sequeira [4]
1 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Évora, Portugal
3 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Politécnico de Leiria, Portugal
4 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Portugal

B2.2 Ciência em Erupção
Nuno Pereira*, Carolina Rodrigues
Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), Portugal

B2.3 aBEIRAr – Parceria de ciência cidadã para a valorização do território: a ciência enquanto promotor da coesão territorial
Catarina Santos [1], Catarina Seabra [2], Cristina Caetano [1], Emanuel de Castro [3], Hugo Gomes [3], Lucas Cezar [3], Maria Inês Veríssimo [4], Maria Inês Vicente* [4, 5], Paulo Pessoa [6], Sandra Pinto [6]
1 Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Portugal
2 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Associação Geopark Estrela, Portugal
4 Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal
5 Universidade de Leiden, Países Baixos
6 Universidade da Beira Interior, Portugal

B2.4 Visitas Guiadas Virtuais: um modelo dinâmico para explorar Ciência
Sandra S. Soares*, Sofia Lucas
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Portugal

B2.5 Envolver públicos diversos com Inteligência Artificial e Biologia Computacional: desafios e oportunidades
Pedro Ferreira
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento, Lisboa, Portugal

B2.6 Clubes Ciência Viva na Escola: uma abordagem agregadora ancorada numa rede de parcerias
Rosalia Vargas, Susana Ferreira, Sofia Lucas*, Gisela Oliveira, Adriana Galveias
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Ministério da Educação

16h00-16h30: Pausa para café

16h30-18h00: Sessões paralelas e debates

Longas 4 | Comunicar ambiente
Auditório Expolab

L4.1 Ciência(s) no ativismo climático jovem
Anabela Carvalho*, Daniela Ferreira da Silva
Universidade do Minho, Portugal

L4.2 Interagir com ‘climate change data’: uma revisão de Human Computer Interactions e propostas para o futuro da comunicação sobre alterações climáticas
Marta Ferreira [1, 2]*; Valentina Nisi [1, 2]; Nuno Nunes [1, 2]
1 Laboratory for Robotics and Engineering Systems, Interactive Technologies Institute, Portugal
2 Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal

L4.3 Combater preconceitos através de aprendizagem ativa e multimodal
Isabel Aguiar Pinto Mina [1, 2]*, Ana Clara Cavalcante [1, 2], Melyssa Carvalho [1], Alexandra Nobre [1, 2], Elisabete Fernandes [3]
1 Departamento de Biologia, Escola de Ciências, Universidade do Minho, Portugal
2 STOL – Science Through Our Lives, Portugal
3 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, Portugal

L4.4 Equipamentos para a educação ambiental: um contributo para a promoção do turismo sustentável?
Margarida Correia Marques
Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

L4.5 Controlo de Acacia spp.: as atividades da ciência cidadã, desenvolvidas no âmbito do projeto Acacia4FirePrev
Celina Barroca [1, 2, 3]*, Iryna Skulska [4], Soraia Pedro [1, 3], Ofélia Anjos [1, 2, 3], José Carlos Gonçalves [1, 2, 5], Conceição Colaço [4]
1 Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Castelo Branco, Portugal
2 Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
3 Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
4 Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” – InBIO, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
5 Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

L4.6 Espaços verdes e qualidade ambiental na cidade de Ponta Delgada: perceção e consciencialização dos habitantes
Nicol Martinho [1]*, Domingos Lopes [2, 3], Margarida Correia Marques [1, 3]
1 Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2 Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
3 Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

L4.7 Reinventar A Noite
Catarina Domingues [1]; Rita Santos [1]; Jorge Noro [1]; Cláudia Cavadas [1, 2, 3]; Ana Santos Carvalho [1, 2, 3]*
1 Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra, Portugal

16h30-17h10

Breves 3 | Ferramentas para comunicadores
Sala Viking

B3.1 Organização de formações Ciência/Media em formato online: desafios e oportunidades
Rita Ponce [1]*, Susana Ambrósio [2], Raquel Branquinho [3], Szymek Drobniak [4, 5]
1 Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal
3 Research Management & Science Communication, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal
4 Institute of Environmental Sciences, Jagiellonian University, Polónia; 5 School of Biological, Environmental & Earth Sciences, University of New South Wales, Austrália

B3.2 Lessons for first-time video makers: suggestions and guidance for producing low budget science communication videos
Morgan Casal-Ribeiro*, Ualerson Iran Peixoto, Wendell Medeiros-Leal, Ana Novoa-Pabon, Mário Pinho, Régis Santos
Instituto do Mar, Universidade dos Açores, Portugal

B3.3 Surrounded By Science SbS – Rodeados pela Ciência: um projeto H2020 de avaliação e certificação de atividades de comunicação e educação informal de ciência
Sara Anjos [1, 2, 3]*, Rosa Doran [1]
1 NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, Portugal
2 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
3 Universidade de Leiden, Países Baixos

B3.4 Descobrindo a Ciência nas Tradições Culturais da Ilha da Madeira
Teresa Cristina Lopes [1]*, Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho [1, 2, 3]
1 Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
2 Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
3 Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto, Portugal

B3.5 Dia Aberto ITQB NOVA – abrir as portas digitais
Renata Ramalho*, Rita de Almeida Neves, Luís Morgado, Bárbara Teixeira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Breves 4 | Literacia em saúde
Sala Apolo

B4.1 A VoiceMED: a comunicação em saúde numa newsletter
Luísa Carvalho-Carreira
Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal

B4.2 Ciência na imprensa brasileira: cobertura da covid-19 na Folha de S.Paulo
Mariana Hafiz [1]*, Sabine Righetti [1], Estevão Cabestre Gamba [2]
1 Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2 Universidade Federal de São Paulo, Brasil

B4.3 Imunidade para todos – Modelo inovador para a promoção do sucesso escolar
Ana Sofia Duarte [1]*, Ana Peixoto Gomes [1], Karina Mendes [1], Maria José Correia [1], Sara Costa [1], Lina Dantas [1], Marlene Barros [1], Fábio Ribeiro [2], João Fernandes [2]
1 Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Faculdade de Medicina Dentária, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2 Academi@ STEM Mangualde, Portugal

B4.4 Projeto Fit4FOOD – Criação de um food lab nos Açores
Carlos Leal*, Catarina Meneses, Catarina Faria, Regina Rosa, Alexandra Correia, Flávia Mendes, Margarida Sodré

B4.5 A quimiofobia é uma realidade? Alterou-se com a pandemia? Análise de um inquérito realizado entre estudantes do Ensino Secundário
Sérgio P. J. Rodrigues [1, 2]*, Carla Verdade [2,3], Patrícia Pinto [3], Ana Paula Branquinho [3]
1 Centro de Química de Coimbra, Universidade de Coimbra, Portugal
2 Departamento de Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, Portugal
3 Escola Secundária D. Maria, Coimbra, Portugal

17h15-17h55

Breves 5 | Plataformas digitais
Sala Viking

B5.1 As redes sociais também são para cientistas
Andreia G. Pinho [1]*, Rute A. Pereira [2]*
1 Universidade do Minho, Portugal
2 Universidade de Aveiro, Portugal

B5.2 Como comunicar ciência nas redes sociais: o caso do “Ciência em 3 minutos”
Ana Cadete Pires, Catarina Ferreira, Dora Dias, Filipa Ramilo, Inês Navalhas, Joana Pinto Vieira, Marguerita Rosa, Mariana Ferreira, Rita de Almeida Neves*
The Non-Conformist Scientist

B5.3 Filhos da Pandemia: Self-made comunicadores de Ciência no Instagram
Carolina Carreiro
NOVA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

B5.4 A Fronteira para o Invisível: a transição para o digital
Cátia Rodrigues*, Joana Medeiros, Joana Pimentel
Centro de Ciência Observatório Microbiano dos Açores, Portugal

B5.5 Fire Education Platform: uma ferramenta imersiva para transferência de conhecimento sobre Incêndios Florestais
Skulska I.*, Sequeira A. C, Colaço M.C.
Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” – InBIO, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal

B5.6 El SocioAmbiental. Educación ambiental adaptada y donde menos te la esperas
Marcos Ruiz Abad
El SocioAmbiental

18h00-20h00: Programa social | Visita ao Chá Gorreana e ao Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA)

21h30: PubhD Especial Açores
“Valorização do capital natural através do Ecoturismo”, Daniela Casimiro (Doutoranda em biologia)
“Micro-mundo dos rios em ilhas remotas”, Ana Balibrea (Doutoranda em Biologia)
Bar do Pi (Portas do Mar)

Dia 13 de maio | Nonagon e Expolab

08h30-09h00: Receção

09h00-10h00: Sessão Plenária 2 “Science Communication in Lusophone Contexts: Transformational Perspectives on Internationalisation, Decolonisation and Partnerships”
Elizabeth Rasekoala, President of African Gong: The Pan-African Network for the Popularization of Science & Technology and Science Communication
Moderador: Ana Sanchez, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier – Universidade Nova de Lisboa (ITQB – Nova)
Auditório Nonagon

10h00-11h00: Expo SciComPt
Expolab

  • ASTROPILLAR – Atividade interativa de uma missão pelo Sistema Solar 
  • Grow Up School – ATL – Iniciação à Programação
  • ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar
  • Sem Espinhas – Um podcast de Comunicação de Ciência
  • Ver para Querer – Respostas a perguntas (im)pertinentes
  • Comunicar o Mar dos Açores – Recursos e Programa Educativo
  • “Ao Ataque!” – a jornada de comunicação sobre vacinação
  • Simulador de VLBI
  • Plastic REPLAY – reciclagem criativa de brinquedos
  • Universidade do Oceano – As ciências do mar para e com os jovens
  • Laboratórios de cocriação NEWSERA: como alcançar diferentes stakeholders através da ciência cidadã?
  • PubhD nos Açores: uma semente de comunicação de ciência
  • Uma viagem marítima no tempo: o navio de Darwin em realidade virtual como ferramenta de divulgação científica para conhecer a biodiversidade
  • Panos de cera de abelha – uma alternativa sustentável
  • O meu nome é alga e vivo no mar! O que sabes sobre mim?

11h00-11h30: Pausa para café

11h30-13h00: Sessões paralelas e debates

Desenho colaborativo de cenários D3 | Desenho de intervenções com o povo das dunas
Autores: João Cão Duarte (Centro de Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa), Ana Almeida e Carla Almeida (Associação Faber, Trafaria)
Auditório Expolab

Longas 5 | Novas abordagens
Sala Viking

L5.1 Projeto 19 – Conversão de artigos científicos sobre o mar em comunicação por adolescentes
Tiago Garcia
CoLAB +ATLANTIC, Portugal

L5.2 Relato de experiência: Produção de bandas desenhadas de divulgação da ciência
Carlos Teixeira*, Waldomiro Vergueiro
Observatório de Histórias em Quadrinhos, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, Brasil

L5.3 Colocar a ciência no spotlight: as histórias ilustradas no INESC TEC
Rita Costa [1, 2]*, Bárbara Pinho*
1 Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2 Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Portugal

L5.4 Casa da Seda 2.0 – Projetos de renovação de conteúdos digitais para a comunicação de ciência
Estefânia Gonçalves [1]*, Ivone Fachada [1], Ana Isabel Pereira [2], Vicente Leite [2]
1 Centro Ciência Viva de Bragança, Portugal
2 Research Centre in Digitalization and Intelligent Robotics, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

L5.5 @ Cientista Regressa à Escola – oficinas de ciências para alun@s do 4º ano dinamizadas por cientistas que regressam à sua escola
Joana Bordalo [1, 2]*, Joana Moscoso [1], Matilde Gonçalves [1, 2], Teresa Serafim [1], Sara Martins [1],  Gil Costa [1], Ricardo Marvão [1, 3]
1 Native Scientist, Portugal
2 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
3 Beta-i, Portugal

L5.6 A aprendizagem fora da sala de aula: o impacto e exemplos de boas práticas
Adriana Galveias, Gisela Gaio-Oliveira, Rita Moreira,  Filipe Carmo, Sofia Lucas, Sandra Soares*
Ciência Viva, Portugal

Longas 6 | Media e Sociedade
Sala Apolo

L6.1 Dinâmicas de desinformação pública em ciência: o caso da pílula do câncer no Brasil
Aline Bastos
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

L6.2 O que é que os jornalistas pensam sobre a cobertura de mar na imprensa Europeia?
Bruno Pinto[1]*, Ana Matias [2]
1 MARE, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal
2 CIMA, Universidade do Algarve, Portugal

L6.3 Maratona da Saúde: 10 anos de cidadania ativa para a ciência em Portugal
Maria João Leão*, Sofia Rodrigues
Maratona da Saúde Associação, Portugal

L6.4 Famílias visitam a exposição “Água – Uma exposição sem filtro” do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em Lisboa (Portugal): uma análise das interações e conversas
Luisa Massarani [1], Cristina Luis [2]*, Graziele Scalfi [1], Antero Portela [1]
1 Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, Brasil
2 Universidade de Lisboa, Portugal

L6.5 RAEGE-Az e o impacto da divulgação de ciência
Raquel Ribeiro [1]*, Francisco Wallenstein [1], João Salmim Ferreira [1], Susana Cabral [2]
1 Associação RAEGE Açores, Portugal
2 Expolab – Centro de Ciência Viva, Portugal

L6.6 Leitura de fake news sobre vacina em contextos formais de aprendizagem
Cesar Augusto Gomes
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

13h00-14h30: Almoço

14h30-16h00: Mesa redonda “É possível comunicar ciência em qualquer região?”
Moderador: Paulo Simões (diretor do Açoriano Oriental e TSF Açores)
Oradores: Carla Dâmaso (OMA, Açores), Catarina Figueira (Agência Ciência Viva), Maria Vicente (Plataforma Ciência Aberta, Figueira de Castelo Rodrigo), Sérgio Ávila (Universidade dos Açores), Sónia Costa (ARDITI, Madeira).
Auditório Nonagon

16h00-16h30: Pausa para café

16h30-17h30: IV Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência
Apresentação das conclusões e discussão (mais infomações aqui)
Auditório Nonagon

17h30-18h30: Sessão de Encerramento 
Vera Novais, Presidente da Rede SciComPt
Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Momento cultural | Trio Origens
Anúncio dos premiados Congresso SciComPt 2022
Auditório Nonagon

18h30-19h30: Passeio por Lagoa
[No final do passeio (19h30) os autocarros estarão à espera dos participantes no Jardim à frente das bombas – Largo da Ermida Nossa Senhora da Graça. Se estiver mau tempo os autocarros estarão no Nonagon]

20h00: Jantar Congresso SciComPt 2022
Jantar de encerramento oferecido pela Câmara Municipal de Lagoa
Quinta Santa Rosa de Viterbo – Estrada da Ribeira Grande
[Depois do jantar, os participantes serão deixados em Lagoa ou Ponta Delgada consoante o seu destino]

Dia 14 de maio | Ponta Delgada

08h30 – 13h00: Programa social

Proposta 1 | Passeio geológico: Visita às fajãs lávicas micaelenses com apresentação de informação de caráter científico nas áreas da geologia e vulcanologia.

Proposta 2 | Jardins, palácios e outros monumentos: Visita guiada aos jardins, palácios e monumentos mais emblemáticos de Ponta Delgada. (atividade cancelada por falta de inscrições)

Proposta 3 | Observação de cetáceos: Viagem de barco ao largo da costa de S. Miguel, acompanhada por biólogos e guias, para observação de cetáceos.

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