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Expo SciComPt 2023

Dia 4 e 5 de maio | 12h00 – 12h45
Instituto Politécnico de Bragança (espaço exterior)


Cocriação de uma plataforma para facilitar o acesso a informação científica

  • Esther Marín-González1; Cristina Luís2; Inês Navalhas2
    1 cE3c & CHANGE, Ciências ULisboa; 2 CIUHCT, Ciências ULisboa

Nesta exposição pretende-se testar e avaliar uma das ferramentas cocriadas no âmbito do projeto ENJOI em Portugal: uma plataforma de apoio a jornalistas, comunicadores científicos, estudantes, e quaisquer outros interessados, para compreender como a informação é apresentada num artigo científico. O feedback dos participantes irá ajudar a melhorar este protótipo, que se espera esteja disponível gratuitamente para a comunidade de comunicadores científicos, académicos e outros interessados.

Livro de AtividAves: apaixonar as famílias pela Natureza (e angariar sócios)

  • Sónia Neves; Joana Domingues; Frederico Arruda
    SPEA

Os participantes são convidados a conhecer o  Livro de AtividAves, descobrir como surgiu da necessidade de alcançar especificamente o público familiar, discutir como este tipo de ferramentas pode ser útil não só enquanto elemento de marketing, mas também como forma de suscitar o interesse numa temática. Os dinamizadores desta demonstração vão explicar o que aprenderam enquanto comunicadores, escritores e designers durante o processo.  Os participantes podem ainda construir um bebedouro para aves ou um hotel de insetos, e inspirar-se para entusiasmar o seu público!

Breakout educacional | Transformar pistas e enigmas em comunicação de ciência 

  • Alexandra Sequeira1; Raquel Antunes1; Aurora Moreira1,2; Catarina Reis1,2; Paulo Trincão1
    1 Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra; 2 Centro de Ecologia Funcional, UCoimbra

Transformando jogos de “fuga” em suportes estratégicos de comunicação que promovem a literacia e a cultura científica, surgem os Breakout games educacionais! Sempre empenhado na aplicação de estratégias dinâmicas e inovadoras de comunicar ciência, o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra idealizou, planeou e desenvolveu Breakout games educacionais originais, apresentando aqui dois deles: “Volta ao mundo em 45 minutos” e “Apanhados pelo clima”, partilhando o seu potencial educativo.

Scientia das Coisas: mais do que uma exposição!

  • Cristina Almeida Aguiar1; Maria Antónia Forjaz2; Maria Judite Almeida1
    1 Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho, 2 Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho

Dinamizada pelo Scientia.com.pt, a exposição Scientia das Coisas configura um espaço de ligação entre a ciência e o público, como uma visão inovadora entre arte, ciência e sociedade. Presentemente com nove expositores (e atividades) representando diferentes objetos – lápis, sapatilha, saco plástico, ovo, linho, banana, abelha, sardinha e garrano – desafia a olhar de forma diferente para (as ciências dos) objetos do nosso dia a dia, evidenciando como a ciência influencia a nossa (in)sustentável vida.

Micro:bit agente de transição digital como ferramenta pedagógica

  • Carlos Magalhães; Vítor Martins; Pedro Dias
    Centro Ciência Viva de Braga

A capacitação de professores na programação com recurso a micro:bit é um dos projetos a que o Centro Ciência Viva de Braga (CCVBraga) se dedica no âmbito dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), num ambiente informal onde os participantes podem aprender de forma colaborativa. Entre os CCVnE, a programação com micro:bit tem sido a temática solicitada, com maior preponderância em professores sem formação no âmbito das ciências e tecnologias, garantindo um impacto multiplicador da ação.

Por entre calçadas dos Açores: à descoberta de simetrias

  • Ricardo Teixeira1; Susana Cabral2; André Ruela2; Vera Gouveia2; Rita Patarra2; Carolina Ferraz2; Filipa Silveira2; Paulo Amaral2; João Santos2
    1 Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores; 2 Expolab-Centro Ciência Viva (Expolab)

Por entre calçadas dos Açores: à descoberta de simetrias é uma exposição interativa que pretende despertar a curiosidade para a presença da Matemática à nossa volta. É o caso de interessantes padrões decorativos que encontramos em praças e passeios embelezados pela tradicional calçada portuguesa. Partindo de uma coleção com mais de 30 exemplos de padrões de calçadas recolhidos pelas nove ilhas dos Açores, os participantes são convidados a explorar o conceito matemático de simetria.

Tecelagem: uma atividade, quase, tão antiga como o Homem…

  • Susana Afonso Santos
    Câmara Municipal de Vinhais

Esta ação pretende abrir horizontes para a importância da interdisciplinaridade e da criatividade. Falar-se-á sobre a evolução humana e a importância da tecelagem na sociedade, a importância da economia circular, como se criam e tecem diferentes padrões. Haverá a oportunidade de tecer. Este momento será o início de várias formações que têm por base a cultura e a sustentabilidade, nunca se dissociando do desenvolvimento económico e da promoção do turismo.

Comunicar IA – um monólogo?

  • Miguel Salgado; Cecília Rosa; Fernando Marcos; Paulo Vieira
    Instituto Politécnico da Guarda

Traz-se para o debate dos comunicadores de ciência a emergência da inteligência artificial. Será isto benéfico? Reproduzir-se-á um diálogo com um bot, diálogo orientado para uma conversa sobre ciência e lançar-se-ão pistas para a reflexão subsequente. Estudar-se-ão os argumentos e a lógica subjacente a um diálogo homem-máquina. Numa altura de mudança de paradigma, também no que diz respeito às formas como ensinamos nas escolas, importa ajudar o público a compreender o futuro que já está aí.

CIMO- Centro de Investigação de Montanha

O CIMO (IPB) é uma unidade de investigação multidisciplinar centrada na Montanha Mediterrânica, abrangendo questões e competências que vão desde a Natureza (matérias-primas, recursos naturais, biodiversidade, agricultura e gestão florestal) aos Produtos (Alimentos ou Materiais de base biológica). Tem como objetivo promover a observação científica e o desenvolvimento experimental para a conservação, exploração e valorização da biodiversidade, recursos naturais, sistemas agrícolas/florestais e produtos de montanha.

UNIAG – Applied Management Research Unit

A UNIAG é uma unidade de investigação portuguesa criada em 2013 por um grupo de investigadores de quatro Institutos Politécnicos: Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico do Porto ( P.PORTO) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A UNIAG é um Centro multidisciplinar que combina um conjunto de áreas científicas desde a gestão e ciências sociais com o turismo. O principal objetivo da UNIAG é promover a inovação e o empreendedorismo, contribuindo assim para a identificação e promoção de valor acrescentado, vantagens competitivas e desenvolvimento de um potencial de excelência na área de atuação regional dos quatro Institutos Politécnicos.

CeDRI – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente

O CeDRI é uma unidade de investigação aplicada interdisciplinar que reúne investigadores das áreas da Eletrónica, Informática e Matemática. As atividades de investigação do CeDRI visam desenvolver conhecimentos científicos e aplicações em sistemas tecnológicos de elevado impacto na indústria, fomentando a competitividade do sistema socioeconómico, com especial enfoque em regiões de baixa densidade populacional e económica, caracterizadas por PMEs que combinam uma pequena escala com um sistema industrial local rarefeito e cuja competitividade é fortemente afetada pelas dificuldades de acesso à inovação industrial. A missão do CeDRI é contribuir para o desenvolvimento, aplicação e transferência de conhecimento científico relacionado com robótica, sistemas inteligentes e tecnologias de informação e comunicação, no âmbito da digitalização e automação de sistemas industriais, fortalecendo o sistema científico e tecnológico.

CIEB – Centro de Investigação em Educação Básica

O CIEB é uma unidade de investigação aplicada às especificidades da educação básica, entendida como base fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento das sociedades. O CIEB centra-se numa visão holística da educação que articula o currículo, a formação inicial e contínua dos professores e educadores, o trabalho colaborativo com os contextos, a pedagogia e as didáticas específicas, e a investigação aplicada, com a finalidade de promover a inovação e a qualidade das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento dos profissionais. A missão que decorre desta visão de educação assume-se no desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica, centrados no apoio cooperado às aprendizagens dos alunos e das suas famílias, na promoção do seu sucesso educativo e social através da formação e trabalho colaborativo com os profissionais e na construção e desenvolvimento de um conjunto sistematizado de conhecimentos técnico-científicos que se possa constituir como referência e base fundamental na conceção, aplicação e avaliação de projetos/programas de intervenção e mudança educacional.

LAM-GM – Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais

O Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais (LAM-GM) é um projeto de prática e investigação na área das Artes integrado na ESE/IPB. A obra da pintora portuguesa Graça Morais (n. 1948), resultante de mais de 40 anos de atividade, estabelece uma relação entre o local e o global numa dinâmica que envolve o observador e o questiona. Partindo da obra tutelar da pintora Graça Morais, o Instituto Politécnico de Bragança criou em 2018 o Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais, estrutura de investigação resultante de uma parceria estratégica com a Câmara Municipal de Bragança/Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e a própria pintora.

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) é uma associação científica e técnica sem fins lucrativos, existente desde 2004 e aberta ao público enquanto equipamento cultural e científico desde 2007. Tem como associados fundadores a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída por 20 Centros presentes no continente e nas ilhas. O CCVB também pertence à ECSITE (Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência). O CCVB é considerado uma referência regional e nacional reconhecida, ao nível da sua missão da promoção da educação das ciências experimentais, de comunicação de ciência e de cultura. Tem como missão central a divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia na sociedade, apoiada pelas instalações que acolhem conteúdos permanentes. Em particular, o Edifício Sede é um edifício inovador e eco-eficiente que incorpora soluções tecnologicamente avançadas para climatizar o seu ambiente interior – refrigeração e aquecimento naturais, através de um sistema que inclui um coletor solar, piso radiante e ventilação.

Escola Superior de Saúde / IPB

A Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa) é uma das cinco Escolas integradas no Instituto Politécnico de Bragança. É uma instituição pública de formação de nível superior que tem como missão a formação de 1º e 2º ciclo, a formação pós-graduada, a investigação e a prestação de serviços à comunidade, no domínio da saúde. Tem procurado ao longo da sua existência conciliar uma estratégia de crescimento com o princípio fundamental da procura da qualidade formativa, cumprindo a sua função institucional, pelo que tem merecido o reconhecimento de outras instituições do ensino, da saúde e da comunidade em geral. Como instituição de ensino superior ocupa neste momento, um importante espaço formativo na área das ciências da saúde, constituindo-se como um pilar fundamental para o desenvolvimento da região.

IPB/IPCA/IPP/IPVC – Institutos Politécnicos de Bragança, do Cávado e do Ave, do Porto e de Viana do Castelo

GIAPE

 

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