
Oficinas
Dia 3 de maio | Espaços culturais no centro de Bragança
Formulário de inscrição
Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição no Congresso e nas Oficinas de formação (pré-congresso). Inscrições abertas até 17 de abril de 2023 (taxa reduzida) e até 30 de abril de 2023 (taxa normal).
Taxas de inscrição
A “Oficina 5 – Artes Visuais e Princípios Editoriais na Produção de um Herbário Gráfico” tem uma taxa de inscrição acrescida de 5 euros ao valor inicial para pagamento dos materiais.
Localização
Oficinas
Oficina 1: Usando a web para aumentar o alcance da sua investigação científica
Formadora: Camila Leporace (jornalista e consultora e dinamizadora de atividades de educação para a tecnologia)
Resumo: A oficina dirige-se a investigadores que desejem, para além da tese de doutoramento ou de mestrado, utilizar canais digitais como blogs, redes sociais – como o LinkedIn, o Instagram etc. – e outros media digitais para apresentar resultados e comunicar a sua investigação de maneira acessível. Serão trabalhados atributos como linguagem, estruturação das informações em camadas de profundidade e complexidade, bons exemplos e boas práticas. A sessão contará com apresentação oral inicial do tema seguida de atividades de dinamização, como a redação de posts para redes sociais. A oficina se destaca por unir conhecimentos em comunicação digital a conhecimentos em divulgação de temas complexos em ciência e tecnologia, e ainda por trazer um olhar que amplia a investigação académica para além dos formatos de trabalho tradicionais do campo.
Horário: 09h30-12h30
Local: Casa da Seda, no Centro Ciência Viva de Bragança
Número de participantes: 15
Oficina 2: Conta-me uma história! A arte de contar histórias como um recurso na comunicação (Oficina esgotada)
Formadora: Alexandra Vaz (professora com competências na área do teatro e das artes performativas)
Resumo: Nesta oficina pretende-se explorar a arte de contar histórias como um recurso no processo educativo, nomeadamente na comunicação de ciência. Esta exploração terá como base exercícios/dinâmicas simples de expressão dramática, onde se trabalharão aspetos como: técnicas de respiração; habilidades vocais (projeção, intensidade, ressonância, articulação e dicção, tempo e ritmo); expressão corporal e facial; improvisação. Trata-se de uma oficina descontraída focada em aspetos fundamentais para um comunicador como a voz e a linguagem não verbal e tudo o que podemos, com criatividade, fazer com elas. Como os contadores de histórias que nos envolvem e nos encaminham em momentos que sentimos e vivemos…sem sair do lugar.
Horário: 09h30-12h30
Local: Edifício Sede do Centro Ciência Viva de Bragança
Número de participantes: 16
Oficina 3: Como transformar um artigo científico num poster criativo (e claro!) (Oficina cancelada)
Formadoras: Cristina Soares (consultora em comunicação clara de ciência) e Cláudia Marques (designer gráfica)
Resumo: O poster científico é uma peça de comunicação importante para quem quer comunicar o seu trabalho em ciência. Mas, para ser eficaz, um poster tem de transmitir uma mensagem simples e apelativa, seja na linguagem e narrativa, seja nos diagramas, gráficos ou imagens. Ou seja, tem de “dar vontade de ler”. Mas, para que tal aconteça, é fundamental saber escolher quais as ideias principais a comunicar, redigir em linguagem clara e compreender alguns conceitos básicos de design gráfico. E nem todos os investigadores – e comunicadores de ciência – dominam estas estratégias. Sem recorrer a computadores nem a softwares de edição, apenas a partir de folhas A3 e de coisas tão triviais como marcadores e cola, esta oficina ensinará a transformar um artigo científico num poster claro e criativo. Pretende-se assim que os participantes deixem de se sentir limitados pelo software que costumam utilizar. E que percebam que o elemento mais importante do seu poster é a mensagem principal. Através dessa maquetização em papel, os participantes aprenderão várias técnicas para transformar o “tradicional” poster, com demasiada informação, num que seja realmente lido pelo seu público. E, também, a perceber que a criatividade não é um “dom”, mas sim um “músculo” que se exercita.
Número de participantes: 14
Oficina 4: Como criar um resumo gráfico para divulgar uma investigação (Oficina esgotada)
Formador: Duarte Brito (Médico especialista em saúde pública, com experiência em comunicação de saúde e visualização de dados)
Resumo: Através de um resumo gráfico é possível conseguir até 7 vezes mais impressões nas redes sociais, possibilitando mais partilhas e maior retenção das suas principais conclusões. Estas vantagens, entre outras, já levaram a inclusão de resumos gráficos fosse uma boa prática adotada por várias revistas científicas. Contudo, em Portugal a utilização de resumos gráficos na comunicação de resultados científicos ainda é escassa. Os comunicadores de ciência têm um importante papel no desenvolvimento desta prática, em particular nos centros de investigação. Esta formação tem como principal objetivo desenvolver competências práticas para a criação de resumos gráficos no software Canva™. Com uma forte componente prática, irá permitir a todos os participantes desenvolver o seu próprio resumo gráfico. Será possível aos participantes utilizarem um artigo científico específico que pretendam comunicar ou um artigo proposto pelo formador.
Horário: 16h15-19h15
Local: Sala 1 do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Número de participantes: a indicar
Materiais: computador pessoal
Oficina 5: Artes Visuais e Princípios Editoriais na Produção de um Herbário Gráfico
Formadores: Santiago Mourão (ilustrador, designer e artista visual, doutorando e investigador em Design) e Najla Leroy ( especialista em técnicas de impressão e livros de artista, doutoranda em Artes Plásticas)
Resumo: A partir da utilização das técnicas da monotipia, dos carimbos e encadernação artesanal, e com a utilização de plantas do Parque Natural de Montesinho como matriz gráfica, os participantes trabalharão conceitos de composição visual, impressão e uso das cores na elaboração de um herbário gráfico, que servirá como laboratório de comunicação visual e de conscientização da flora presente na zona de Bragança. Com isso, a oficina busca incentivar os comunicadores de ciência a utilizarem as técnicas tradicionais das artes visuais como mecanismo de criatividade e aprimoramento da literacia visual.
Horário: 16h15-19h15
Local: Edifício Sede do Centro Ciência Viva de Bragança
Número de participantes: 20
Oficina 6: De microfone aberto: como transformar ideias em podcasts (Oficina esgotada)
Formadores: Sofia Maciel (produtora do Science Bits) e Pedro Fonseca (designer e criativo)
Resumo: 424 milhões. Este é o número estimado de pessoas que, globalmente, ouve podcasts. Nos próximos tempos, prevê-se que a comunidade de ouvintes cresça até ultrapassar os 500 milhões, no final de 2024. 2,4 milhões. Este é o número de podcasts que se acredita existir a nível mundial. No seu conjunto, os podcasts deverão resultar em qualquer coisa como 66 milhões de episódios. Se olharmos para Portugal, um estudo do OberCom – Observatório da Comunicação, de abril do ano passado, diz-nos que cerca de quatro em cada 10 (41,5%) portugueses que utilizam a internet escutaram algum podcast no mês anterior. A tendência? Que o ecossistema de podcasting continue a crescer e que se torne – ainda mais – parte das nossas vidas. Não só pelo seu potencial de crescimento, mas também pelas suas características, o podcast reveste-se de particular interesse para comunicar ciência. É, neste contexto, que o INESC TEC produz, desde 2020, um podcast sobre ciência e tecnologia – o Science Bits, com o objetivo de comunicar projetos, tecnologias, soluções, através de conversas com investigadores. A aposta no formato e a sua potenciação através da partilha em plataformas digitais é parte da estratégia de comunicação do INESC TEC, promovendo a aproximação e o envolvimento da sociedade nos temas que se relacionam com ciência e tecnologia. Desta forma, o objetivo da oficina é partilhar a experiência da equipa de comunicação do INESC TEC na produção do podcast, mostrando porque é que este é um formato tão interessante e relevante para comunicar ciência. Os participantes terão a possibilidade de aprender sobre o processo de definição dos temas a abordar, a construção do guião que orienta a conversa, a gravação e edição do episódio e a partilha do mesmo com a comunidade. Em resumo, os participantes vão aprender a transformar ideias em podcasts.
Horário: 16h15-19h15
Local: Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Número de participantes: 15
Materiais: papel, caneta, headphones, telemóvel e/ou computador com open source audio software, exemplo, oceanaudio (free mac ou pc) ou qualquer aplicação de edição de áudio.
Oficina 7: Explorar a ciência escondida nas páginas dos livros
Formadoras: Amanda Guapo (coordena e produz atividades de ciência para públicos infanto-juvenis) e Alexandra Mendes (produz e realiza atividades de ciência para públicos infanto-juvenis)
Resumo: No Exploratório, desde 2016, mês após mês, as famílias são convidadas a viajar através das páginas de livros para a infância e a desvendar a ciência que se encontra nas suas histórias. Assente na premissa de que a educação das ciências na primeira infância assume uma enorme importância no desenvolvimento social e cognitivo das crianças e associando-a à crescente convicção de que a literatura infantil pode levar a atitudes positivas face à ciência e melhorar a sua aprendizagem, o programa EXPLORASTÓRIAS aplica na sua estrutura e práticas estas ideias, cruzando saberes e linguagens. Este é o programa que inspirou e conduziu à oficina “Explorar a ciência nas páginas dos livros”. Em abril deste ano, cumpre-se a exploração de ciência a partir do 50.º livro para a infância. Foram realizadas 325 sessões de EXPLORASTÓRIAS e foram já mais de 12.700 os participantes, crianças e adultos, que tiveram a oportunidade de participar neste programa em contexto familiar e escolar, presencialmente e online. Na oficina de formação, propomos partilhar este imenso processo de aprendizagem, no qual contamos com a produção de diversificados materiais didáticos originais, experiências e práticas criativas, com outros comunicadores de ciência inspirando-os a desenvolver e a disseminar modelos interdisciplinares de divulgação de ciência dirigidos às crianças, suas famílias e escolas. Os formandos participantes nesta oficina terão a possibilidade de ficar a conhecer quais os critérios que usamos para a seleção dos livros e procedimentos que adotamos junto das editoras para uso dos mesmos. Poderão ainda aprofundar conhecimentos e adquirir ferramentas para promover, nos seus contextos de trabalho, simultaneamente a literatura infantil e a literacia científica, não apenas junto das crianças, mas também junto dos adultos que as acompanham, tanto familiares como educadores e professores, ampliando e diversificando as possibilidades de comunicação com os seus públicos. A sessão será dinamizada por duas pessoas do Departamento Educativo do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra que têm o privilégio de participar nos processos criativos e de partilhar com muitos pequenos e grandes exploradores de ciência, horas de leitura, explorações, crescimento e aprendizagens únicas.
Horário: 16h15-19h15
Local: Sala 2 do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Número de participantes: 20