Plano de Ação 2023-26

A Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt tem como objetivos a promoção da Comunicação de Ciência em todas as suas vertentes, a promoção do intercâmbio entre profissionais de Comunicação de Ciência e a promoção da participação informada dos cidadãos e das cidadãs em todas as questões que envolvam a Ciência e a Tecnologia. Acreditando na importância e relevância da Rede SciComPt, criámos uma equipa diversa, proveniente de vários contextos profissionais e de diferentes regiões de Portugal, extremamente motivada em dar continuidade e fortalecer o trabalho desenvolvido, e disponível para dar o seu melhor pela associação. Queremos crescer, aproximar-nos mais, não só nos congressos anuais, mas em todas as oportunidades possíveis. Queremos cimentar os grupos de trabalho, que serão coordenados por pessoas associadas em estreita ligação com os órgãos sociais, criando uma equipa mais alargada e fortalecida. Queremos maior participação de todas as pessoas nesta Rede, com mais sugestões e maior disponibilização de partilha de conhecimento, para que possamos capacitar continuamente os/as associados/as. Queremos também financiar aquelas que são as nossas prioridades de trabalho, criando sinergias e parcerias, expandindo os nossos horizontes. Assim, a partir de 22 de julho 2023, e para o mandato 2023-2026, esta equipa assume como os três pontos essenciais de trabalho:
Crescer
A Rede SciComPt junta, quer nos seus Congressos anuais, quer noutras ocasiões pontuais, associados/as e outros comunicadores/as. Queremos aumentar e dinamizar a nossa comunidade, idealizando outros momentos ao longo do ano, em que a comunidade se possa reunir para partilhar conhecimento, dificuldades enfrentadas e soluções testadas, bem como fortalecer laços. Queremos melhorar os recursos disponibilizados às pessoas associadas, através da criação de um repositório de trabalhos dos/as membros, que se torne também um local de encontro e de partilha para quem seja associado/a da Rede. Pretendemos, além do já mencionado sentido de comunidade, oferecer outros recursos exclusivos que acrescentem valor aos/às associados/as. Ao criar um maior envolvimento da comunidade, que se vê representada e com as necessidades satisfeitas pela Associação, pretendemos motivar a adesão de novos/as membros, promovendo também a sustentabilidade da Rede. Ainda é comum, dentro da profissão de comunicador/a de ciência, encontrar colegas que não sabem da existência desta Rede. Queremos fazer crescer a visibilidade da Associação para que isso deixe de acontecer, ou aconteça cada vez menos. Para isso contribuirão eventos que a Associação considere relevantes e contamos com a ajuda dos/as associados/as e parcerias institucionais para esta tarefa de divulgar mais amplamente a SciComPt. Aumentar a visibilidade fará a Associação crescer também em termos de influência. Esse é também um dos nossos objetivos. É importante o reconhecimento global da profissão de comunicador/a de ciência assim como é relevante que as instituições reconheçam que o/a comunicador/a de ciência exerce um papel importante na relação com a sociedade. Por fim, e como pretendemos ter mais associados/as ativos/as no final do nosso mandato, é importante sabermos de quem se faz esta comunidade. Queremos mapear os/as comunicadores/as de ciência de Portugal – para tal precisaremos da ajuda de cada membro - de forma a que as instituições e outras entidades possam encontrar os/as profissionais, bem como se possam estabelecer colaborações entre os/as associados/as.
Financiar
Quando nos juntamos, qualquer que seja o tema da conversa, inevitavelmente acabamos a discutir as dificuldades financeiras associadas à profissão, as preocupações com a forma como vamos obter recursos para implementar ou concluir um projeto, ou como vamos conseguir suportar recursos humanos para uma dada função. Como tal, acreditamos ser fundamental conseguir mais financiamento e mais apoios para a comunicação de ciência e tecnologia em Portugal. Assim, como Associação, pretendemos participar mais ativamente em candidaturas a fundos nacionais e europeus – lembrando sempre que a Rede serve os/as seus/suas membros –, quer através do estreitamento de colaborações e parcerias com outras associações do sector, quer com outras entidades que sinergicamente colaborem para a nossa missão. Desta forma, iremos fortalecer o trabalho feito pelas direções anteriores, continuando a colaborar com associações espanholas e brasileiras, abrindo espaço a novas colaborações e criação de redes e consórcios internacionais e diversificando candidaturas anteriormente submetidas, abrindo novas oportunidades de sucesso. O financiamento vai tornar a Rede SciComPt mais coesa e capaz de responder às necessidades dos/as associados/as, permitindo, por um lado, fortalecer a Rede com recursos humanos dedicados, e por outro lado, permitir criar mais recursos e ferramentas disponíveis para os membros, nomeadamente a partilha de oportunidades de financiamento, a possibilidade de novas parcerias nacionais e internacionais e o apoio mais personalizado a projetos e instituições na área da comunicação de ciência e tecnologia em Portugal.
Capacitar
 No cruzamento multidisciplinar que orienta e constrói a “nossa” comunicação de ciência, continuam à espreita novos desafios, novas aprendizagens e pontos de contacto que a Rede SciComPt pretende potenciar. Assim, dando continuidade à aposta formativa em contexto de evento científico, pretendemos manter as oficinas e workshops nos Congressos Anuais, atualizando e diversificando os temas abordados. Queremos reforçar o calendário anual de formações e encontros, pontuando-o ao longo do território nacional, através de parcerias que nos permitam chegar a novos locais e a novos/as profissionais (incluindo investigadores/as e outros intervenientes que necessitem de apoio para comunicar a sua ciência e que ainda não fazem parte da Rede). Esta oferta será sempre guiada pelas necessidades atuais dos/as associados/as e também por um olhar atento ao estado da arte no que diz respeito a formato, impacto e relevância. Por último, pretendemos ter nos diversos Grupos de Trabalho da Rede SciComPt, centros de ação e intercâmbio, que orientem todo o plano de desenvolvimento de competências. Cada Grupo de Trabalho, liderado por um/a associado/a externo/a aos órgãos sociais, será responsável por potenciar o conhecimento e uso de ferramentas dentro da sua área e da sua equipa, através de reuniões, debates, cursos, etc. Simultaneamente, todos os Grupos serão incentivados a trocar experiências e saberes entre si, criando uma malha inter e multidisciplinar que fortalecerá as ações no terreno. Crescer, financiar e capacitar são as palavras de ordem da nossa equipa para este desafio a que nos propomos e que conta com o apoio, o trabalho, a dedicação e as sugestões de melhoria de todos/as os/as que compõem a Rede SciComPt.

Webinares | Conhecenças

O Ciclo de webinares Conhecenças: navegando entre formas de comunicar ciência é uma iniciativa da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) e Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal, Rede SciComPt

SciComPt 2024

Linguagens e vozes para uma ciência acessível
Assumindo-se, crescentemente, como aberta, a ciência tem hoje responsabilidades sociais especialmente importantes