Oficinas

O1

Título: Criar videos de comunicação de ciência com poucos recursos e muita criatividade

Resumo: O principal objetivo deste workshop é dotar os cientistas e investigadores de competências necessárias para criar imagens e vídeos visualmente apelativos utilizando equipamento low cost como os seus smartphones. No final do workshop, os participantes serão capazes de melhorar os seus relatórios científicos, apresentações e materiais de comunicação com conteúdo visual atraente, melhorando assim o impacto e a eficácia da divulgação da sua investigação. Vão aprender como contar histórias e expressar ideias através de imagens, usando objetos do dia-a-dia e iluminação para criar representações da ciência.

Este workshop destaca-se na comunidade científica devido ao seu foco no aproveitamento de equipamento facilmente disponível e acessível, como os smartphones, para produzir conteúdos visuais de nível profissional. Tradicionalmente, os investigadores têm dependido de câmaras caras e ferramentas especializadas para a criação de imagens e vídeos, o que limita a acessibilidade e a flexibilidade. Ao introduzir técnicas adaptadas a dispositivos comuns, este workshop democratiza o processo de comunicação visual na ciência, permitindo aos investigadores transmitir eficazmente as suas descobertas a um público mais vasto. Este plano de sessão foi concebido para equilibrar os conhecimentos teóricos com exercícios práticos, assegurando que os participantes saem do workshop com competências tangíveis e confiança na utilização de equipamento para a comunicação visual nos seus projetos científicos.

Plano do workshop:

1. Introdução (15 minutos)

2. Noções básicas sobre fotografia com smartphones (30 minutos)

3. Sessão de fotografia prática (45 minutos)

4. Introdução à produção de vídeo com smartphones (20 minutos)

5. Sessão prática de gravação de vídeo (45 minutos)

6. Editar e melhorar o conteúdo visual (15 minutos)

7. Projeto final e conclusão (10 minutos)

Formador: Diogo Cunha

Número de vagas: 20 pessoas

 

O2

Título: Diálogo, Literacia e Envolvimento dos Cidadãos/ãs: Ciência Cidadã e Saúde em Foco (Laboratório de co-criação)

Resumo: Diante de crises de saúde pública, como a recente pandemia, torna-se evidente a importância de promover a literacia científica e de saúde para o bem-estar individual e coletivo. A Ciência Cidadã destaca-se como uma abordagem fundamental para aproximar os cidadãos da investigação e promover benefícios mútuos na construção e compreensão do conhecimento científico. Ao serem envolvidos, os cidadãos adquirem novos saberes e compreendem melhor o conhecimento que ajudaram a produzir, proporcionando melhor compreensão e uma tomada de decisão mais consciente. Ademais, os projetos de investigação tornam-se mais relevantes e alinhados com as necessidades reais da população, e as estratégias de comunicação alcançam verdadeiramente os públicos de interesse. A oficina visa refletir sobre o papel da ciência, enfatizando o envolvimento dos cidadãos em atividades científicas.

No final da oficina, os participantes estarão mais preparados para: (i) romperem com os paradigmas tradicionais da construção da ciência; (ii) implementarem um paradigma de participação ativa na construção do conhecimento científico; e (iii) promoverem estratégias de comunicação científica centrada no cidadão. Plano: Introdução: Apresentação e Brainstorming: Ciência Cidadã na Saúde.

Momento 1: Estratégias de Envolvimento e de comunicação: Os participantes serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo escolherá uma temática a ser trabalhada. Objetivo: Explorar as diferentes estratégias de envolvimento do cidadão em atividades científicas relacionadas à saúde. Posteriormente, ainda com o mesmo tema, cada grupo será convidado a planear estratégias de comunicação científica deste tema centrada no cidadão.

Momento 2: Discussão geral. Momento final e avaliação da oficina: Síntese das ideias e dinâmica de encerramento. A oficina será dinamizada por duas investigadoras que desenvolvem um trabalho de envolvimento do cidadão nos processos de investigação na área da saúde.

Formadoras: Sívia Silva e Elaine Santana

Número de vagas: 25 pessoas

 

O3

Título: Metodologias e Instrumentos de Avaliação do Impacto de Atividades de SciCom

Resumo: Objetivo: Capacitar os participantes para a avaliação eficaz de atividades de comunicação de ciência, com foco na utilização de instrumentos e metodologias inovadoras e da aplicação Science Chaser. Este objetivo não apenas fortalece as habilidades individuais dos comunicadores de ciência, mas também promove um ambiente mais eficaz e inovador na área, beneficiando a comunidade como um todo.

Estrutura do workshop:

Introdução (30 minutos):

  • O problema da avaliação do impacto de atividades de comunicação de ciência.
  • Contextualização da importância da avaliação em comunicação de ciência no âmbito do projeto Surrounded by Science
  • Breve overview da aplicação Science Chaser.

Instrumentos de Avaliação (45 minutos):

  • Exploração de diferentes instrumentos de avaliação.
  • Discussão sobre critérios de avaliação eficazes.
  • Exemplos práticos de aplicação de instrumentos.

Apresentação da Science Chaser (45 minutos):

  • Demonstração prática da aplicação.
  • Guia passo a passo sobre como utilizar a Science Chaser para avaliação.
  • Discussão de casos de estudo.

Exercícios Práticos (45 minutos):

  • Divisão dos participantes em grupos.
  • Aplicação dos instrumentos de avaliação em atividades fictícias.
  • Uso da Science Chaser para avaliar uma atividade específica.

Discussão e Perguntas (15 minutos):

  • Espaço para esclarecimento de dúvidas.
  • Troca de experiências e insights entre os participantes.

Formadoras: Sara Anjos e Joana M. Silva

Número de vagas: 30 pessoas

 

O4

Título: Temos de Falar sobre Investigação Animal: Media Training para #SCICOMMERS (CANCELADA)

Resumo: A European Animal Research Association (EARA) convida-o a participar neste workshop presencial de formação mediática, enquadrado no contexto do Acordo de Transparência assinado em Portugal em 2018, agora com o apoio de 27 instituições. Este workshop tem como objetivo dotar os comunicadores de ciência, que trabalham em instituições que avançam a sua investigação através do uso de animais, com as ferramentas necessárias para comunicarem eficazmente a sua investigação a um público mais amplo. Isto inclui a adaptação a canais de comunicação modernos, como as redes sociais, mantendo a precisão e relevância. Baseando-nos no Manual de Comunicações da EARA, discutiremos a importância da transparência e abertura na investigação animal. Forneceremos dicas sobre como iniciar conversas com os meios de comunicação e conselhos sobre como responder em situações de crise. Após uma apresentação sobre a comunicação da experimentação animal na Europa, com Portugal como caso de estudo, o workshop incluirá uma componente prática. Aqui, os participantes realizarão exercícios em grupo para aplicar o que aprenderam, com o objetivo de melhorar as suas competências de comunicação institucional e aumentar a compreensão pública sobre a necessidade atual da investigação animal para o avanço da ciência e terapias modernas para doenças humanas.

Os tópicos abordados incluirão:

  • A importância de melhorar o envolvimento público.
  • O risco de iniciativas politicamente motivadas, sem suporte científico, para terminar toda a investigação animal.
  • Como a investigação animal é complementada por métodos não animais, mas não substituída.
  • Estratégias para gerir crises de comunicação.

No final do workshop, os participantes receberão um certificado de participação e materiais de apoio de complementação de aprendizagem.

Formador: Nuno Miguel Gonçalves

Número de vagas: 30 pessoas